Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia projeto inovador “Aedes do Bem” para combate ao mosquito transmissor da dengue
Caraguatatuba inicia projeto inovador “Aedes do Bem” para combate ao mosquito transmissor da dengue
O município recebeu 50 caixas com ovos do Aedes do Bem — mosquitos machos da espécie Aedes aegypti, que possuem uma característica autolimitante capaz de reduzir a reprodução da própria espécie. A ação faz parte de uma estratégia inovadora e sustentável de controle do vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

#PraTodosVerem: Caixa Aedes do Bem, instalada em árvore no bairro Jardim Primavera, em Caraguatatuba
Os dispositivos foram instalados em diversas ruas e avenidas do bairro Jardim Primavera, na região central da cidade. A escolha do local se deu com base em estudos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que identificaram alto índice de infestação de larvas na última Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
Como funciona
Cada Caixa do Bem contém ovos do Aedes do Bem e uma fonte de alimento para o desenvolvimento das larvas até a fase adulta. Após a ativação com água potável, os mosquitos se desenvolvem e voam para o ambiente urbano, no qual os machos se acasalam com as fêmeas do Aedes aegypti selvagem.
Como apenas as fêmeas picam e transmitem as doenças, o objetivo é reduzir sua população. Os descendentes machos herdam a característica autolimitante e não geram fêmeas viáveis, o que leva à diminuição contínua do número de mosquitos transmissores.
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, Guilherme Garrido, o método é seguro e eficaz. “Os machos do Aedes do Bem não picam e não transmitem doenças. Ao se acasalarem com as fêmeas do mosquito transmissor, produzem descendentes fêmeas que não chegam à fase adulta, interrompendo o ciclo de reprodução e reduzindo a população de fêmeas capazes de transmitir as arboviroses”, explicou.

#PraTodosVerem: Técnicos da Empresa e da Secretaria de Saúde trabalham na instalação das Caixas do Aedes do Bem no bairro Jardim Primavera, em Caraguatatuba
O Aedes do Bem é uma tecnologia desenvolvida por uma empresa britânica de biotecnologia com sede em Oxford, que atua em parceria com municípios brasileiros desde 2011. O método foi aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), sendo considerado seguro para pessoas, animais e meio ambiente.
No Brasil, o projeto já foi implantado com sucesso em cidades como Indaiatuba (SP), Congonhas (MG), Suzano (SP), Manaus (AM) e Patos de Minas (MG), apresentando resultados expressivos na redução do número de fêmeas do mosquito transmissor — em alguns locais, acima de 90%.
Participação da comunidade
O coordenador do CCZ reforça que a colaboração dos moradores é essencial para o sucesso do projeto. “Vale a conscientização da população para que não vandalizem as caixas e denunciem qualquer tentativa de dano aos equipamentos. A ação é coletiva e o engajamento da comunidade é fundamental para que tenhamos resultados efetivos na redução dos casos de dengue e outras doenças”, finaliza.
Secretaria de Comunicação Social – 30/10/2025
Veja Também Recentes
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Caraguatatuba iniciou uma mobilização em prol do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado na terça-feira (24), para ampliar o enfrentamento da doença. As ações seguem até dia 31 de março com foco na identificação precoce de casos e na orientação direta à população. Como estratégia, o município descentralizou as ações e
Corrida de Aniversário da Cidade 2026: entrega de kits começa neste sábado
Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.
Caraguatatuba reúne 39 municípios em Encontro Regional de Assistência Social
Caraguatatuba recebeu o primeiro dia do Encontro Regional de Assistência Social na manhã desta terça-feira (14), no Salão de Eventos do Núcleo de Atendimento Social do Centro Comunitário Cultural do Morro do Algodão “José Agostinho de Souza Paraíba”. A iniciativa reuniu profissionais de 39 cidades das regiões do Vale do
CCZ apresenta profissão de veterinário a alunos de escola estadual em Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou uma palestra para cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior no último dia 10 de abril. A palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Luiz Felipe Noronha de Magalhães Venosa. A iniciativa buscou apresentar a
Ações integradas reforçam cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
O Governo Municipal promove o fortalecimento de estratégias de acolhimento e reinserção social às pessoas em situação de rua. Na última quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), foi realizada mais uma ação integrada de abordagem social em pontos estratégicos do município. As atividades envolvem os programas “Ruas da Esperança” e “Pontes
