Pesquisar No Site
Nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios de Caraguatatuba participa de treinamento sobre atribuições e responsabilidades
Nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios de Caraguatatuba participa de treinamento sobre atribuições e responsabilidades
Vinte e um membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 participaram de uma capacitação na última segunda-feira (15/9), na Secretaria de Educação, no Indaiá. Na ocasião, os representantes eleitos e indicados receberam noções de legislação, primeiros socorros, prevenção de acidentes e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs/AIDS).

#PraTodosVerem: Membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) faz manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP – massagem cardíaca) em manequim enquanto o cabo PM do Corpo de Bombeiros, Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa usa o reanimador pulmonar manual na boca do boneco (Foto: Divulgação/PMC)
Os técnicos de segurança do trabalho da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração, Carlos Augusto Costa Ferreira e Adriel Domingos dos Santos, abordaram à Norma Regulamentadora (NR) nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e à Lei Municipal 1.290/2006, marcos legais da CIPAA nos âmbitos nacional e municipal. Os técnicos de segurança trataram de tópicos relacionados à identificação de perigos, avaliação de riscos, medidas de prevenção, percepção dos riscos dos trabalhadores e aos ambientes e condições de trabalho que trazem riscos para a segurança e saúde dos funcionários.
Os membros da CIPAA também fizeram o curso de primeiros socorros ministrado pelo cabo PM do Corpo de Bombeiros, Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa. Os servidores receberam técnica sobre como agir em situações de crises convulsivas, queimaduras, engasgamentos, incêndios e manuseio de extintores, além do acionamento do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, em casos de emergência.
Além dos tópicos relacionados às atribuições da CIPAA, primeiros socorros, identificação de perigos no ambiente de trabalho, avaliação de riscos, adoção de medidas de prevenção e verificação dos riscos à segurança e saúde dos funcionários, os “cipeiros” e “cipeiras” assistiram uma palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis – ISTs/AIDS. A palestrante foi a enfermeira da Seção de Atenção Primária e Controle das Especialidades da Secretaria de Saúde, Maria Cosma Rodrigues da Silva.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, além da prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho.
A CIPAA é uma exigência da Norma Regulamentadora (NR) nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Portaria nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022, do então Ministério do Trabalho e Previdência, alterou a nomenclatura da CIPA para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, com base na Lei nº 14.457, de 21 de setembro de 2022 (Institui o Programa Emprega + Mulheres e altera a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, entre outras legislações pertinentes).
A Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 985 – Centro. Mais informações (12) 3886-3700 ou pelo e-mail cipaa@caraguatatuba.sp.gov.br, das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes
Guarda Municipal captura dois procurados por homicídio durante patrulhamento ostensivo no Morro do Algodão
A atuação permanente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba no patrulhamento ostensivo resultou, na sexta-feira (24), na captura de dois indivíduos procurados pela Justiça pelo crime de homicídio. A primeira ocorrência foi registrada durante patrulhamento preventivo no bairro Morro do Algodão. Os agentes identificaram um veículo estacionado em frente
Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva após ação da Guarda Municipal em Caraguatatuba
Na noite da última terça-feira (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no bairro Rio do Ouro. Ao chegar ao endereço, à equipe recebeu autorização da moradora para entrar na residência e
Área pública recuperada no Mar Verde recebe mais de 70 mudas nativas
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta segunda-feira (3) o plantio de mais de 70 mudas de espécies nativas em uma área pública recuperada no bairro Mar Verde, na região do Massaguaçu. O local havia sido ocupado irregularmente e recebeu uma construção clandestina, posteriormente demolida. A nova etapa da recuperação ambiental
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit
A programação da Rua da Família será suspensa nos dias 9 e 16 de agosto, em Caraguatatuba, devido à comemoração do Dia dos Pais e realização do Aloha Spirit, evento esportivo que movimenta a Praça da Cultura e Praia do Centro. As atividades serão retomadas no dia 23 de agosto.
Futebol municipal define finalistas da 3ª Divisão e movimenta categorias Master em Caraguatatuba
Os Campeonatos Municipais de Futebol de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana de disputas, com partidas realizadas no sábado (11) e domingo (12). As rodadas das categorias Master 50 Anos, Master 60 Anos e 3ª Divisão reuniram atletas, comissões técnicas e torcedores em diferentes campos da cidade. As competições
