Pesquisar No Site
Caraguatatuba intensifica vacinação contra febre amarela com postos volantes e horários estendidos em Unidades de Saúde
Caraguatatuba intensifica vacinação contra febre amarela com postos volantes e horários estendidos em Unidades de Saúde
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba intensifica neste mês a campanha de vacinação contra febre amarela no município. A ação tem como finalidade ampliar o número de pessoas imunizadas e aumentar a proteção da sociedade contra a doença. Podem receber o imunizante crianças a partir de nove meses a pessoas menores de 60 anos. Idosos devem ser avaliados por um médico antes de receber a vacina.
De 23 de agosto a 27 de setembro, aos sábados, um posto fixo será disponibilizado para ofertar vacinas à população na Praça do Coreto, no Centro da Cidade, das 8h às 16h.
As Unidades de Saúde do município também terão horário estendido até às 19h horas nos dias 19 e 20 de agosto, terça e quarta-feira, para facilitar o acesso e adesão à vacina.
Postos volantes
Quem quiser se imunizar também terá a chance de tomar a vacina contra a febre amarela em postos volantes que serão disponibilizados em frente a supermercados e centros de compras em vários pontos da cidade.
Nos dias 23 de agosto, 6 e 20 de setembro, das 8h às 16h as equipes estarão disponíveis nos estacionamentos dos supermercados Shibata (Jaraguazinho), Silva Indaiá (Sumaré) Assai (Shopping Serramar) e Gama (Jetuba). Dias 30 de agosto, 13 e 27 de setembro, também das 8h às 16h, os postos serão disponibilizados nos estacionamentos dos estabelecimentos Silva Indaiá (Indaiá), Shibata (Centro), Atacadão (Vapapesca) e Litoral Laticínios (Martim de Sá).
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada pelo vírus Flavivirus e transmitida pela picada de mosquitos infectados. A enfermidade pode se apresentar de forma leve ou grave, com risco de morte. Entre os sintomas mais comuns estão febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares (especialmente nas costas), náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Embora a maioria dos pacientes se recupere após os primeiros sinais, cerca de 50% podem evoluir para a forma grave, que exige atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para reduzir complicações e risco de óbito. No Brasil, os casos ocorrem principalmente entre dezembro e maio, período de calor e chuvas que favorece a proliferação dos mosquitos. A transmissão se dá em dois ciclos – o urbano, não registrado no país desde 1942 e associado ao mosquito Aedes aegypti, e o silvestre, transmitido principalmente pelos mosquitos haemagogus e sabethes. A melhor forma de prevenção à doença é a vacina.
Secretaria de Comunicação Social – 19/8/2025
Veja Também Recentes
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Mais 29 bolsistas do PEAD são convocados para reforço na limpeza dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba chamou 29 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer até sexta-feira (7/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os
Parque Juqueriquerê recebe mostra de cinema ambiental dentro da ação “A COP é Aqui”
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê será palco de uma mostra especial de filmes que abordam temas ligados à sustentabilidade, justiça climática e povos tradicionais. As exibições fazem parte da ação “A COP é Aqui”, iniciativa nacional que leva o espírito da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas)
Caraguatatuba inicia aplicação das provas do Saeb na rede municipal de Educação
Caraguatatuba iniciou, nesta segunda-feira (20), a aplicação das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nas escolas da rede municipal. As primeiras unidades a participarem da avaliação são as EMEFs Prof. Geraldo de Lima e Profª Masako Sone, ambas localizadas na região sul da cidade. O Saeb é
Defesa Civil realiza trabalho de campo em áreas de risco com alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal
Em parceria com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu na terça-feira (14) uma atividade de campo com estudantes do curso de Engenharia Civil. A ação ocorreu em áreas classificadas como alto risco e envolveu a participação direta dos moradores. A atividade integrou levantamento
