Pesquisar No Site
Representantes do governo japonês realizam visita técnica em Caraguatatuba e apresentam projeto da barreira Sabo

Representantes do governo japonês realizam visita técnica em Caraguatatuba e apresentam projeto da barreira Sabo
Quatro engenheiros do governo japonês acompanhados de representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Secretaria de Obras, Casa Militar e Defesa Civil do Governo de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Secretaria Nacional de Proteção Social e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR), realizaram visita técnica nos bairros Jaraguazinho e Rio do Ouro, na quarta-feira (11).

#PraTodosVerem Comitiva de engenheiros japoneses acompanhados de representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Secretaria de Obras, Casa Militar e Defesa Civil do Governo de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Secretaria Nacional de Proteção Social e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR), percorrem área de risco no bairro Jaraguazinho.
O objetivo da ação em campo foi verificar a viabilidade da construção de uma Barreira Sabo nos locais vistoriados como prevenção a deslizamentos de rochas, lama, areia, árvores dentre outros detritos.
Após percorrerem locais que possibilitam a edificação da Barreira Sabo, o grupo teve uma reunião com o prefeito Mateus Silva para apresentar um parecer da visitação estratégica.
Coube ao coordenador geral da SEDEC/MIDR, Frederico Seabra, apresentar o que é a Barreira Sabo e como funciona por meio de fotos, vídeos e informações técnicas como também a viabilidade da implantação desta em Caraguatatuba.
O conselheiro-chefe do Projeto Sabo do governo japonês, engenheiro Takasue Hayashi, explicou o parecer da equipe após a visitação em pontos estratégicos previamente estudados, no Jaraguazinho e Rio do Ouro. De acordo com o engenheiro, somente no Jaraguazinho é possível a construção da Barreira Sabo.
Mateus Silva acompanhou atentamente todas as ponderações, durante a reunião com a comitiva e disse que o maior entrave para a construção da primeira Barreira Sabo no município é o valor da obra, em torno de R$ 20 milhões e a falta de dotação orçamentária.
Os representantes do Governo Estadual e Federal responderam ao chefe do Executivo que há possibilidades de financiamento do montante.
“Estamos abertos a novos encontros para que por meio de projetos de financiamento do governo estadual e federal possamos implantar esse projeto na cidade”, concluiu o prefeito.
Barreira Sabo
A palavra japonesa Sabo pode ser traduzida como proteção contra sedimentos. A Barreira Sabo foi desenvolvida no Japão e é amplamente utilizada para proteger áreas urbanas e rurais de deslizamentos e outros riscos naturais.
As barreiras Sabo são projetadas para capturar e retardar os fluxos de detritos, evitando que alcancem áreas habitadas ou importantes.
As estruturas são geralmente feitas de concreto, mas também podem usar outros materiais, como madeira ou pedras, dependendo da situação e do tipo de fluxo de detritos.
A primeira Barreira Sabo do Brasil, tecnologia japonesa para conter deslizamento, teve a construção autorizada pelo Ministério das Cidades, no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. A obra será executada com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU), no valor de R$ 20,13 milhões pelo Novo PAC.
Secretaria de Comunicação Social 16/6/2025
Fotos: Bianca Castilho/PMC
Veja Também Recentes

Governo municipal de Caraguatatuba confirma pagamento da progressão dos servidores efetivos a partir de janeiro
A cerimônia cívica em comemoração aos 203 anos da Proclamação da Independência (1822 – 2025) foi realizada na manhã do último domingo, na Praça da Cultura, no Centro. Além da execução dos Hinos Nacional, de Caraguatatuba e da Independência, o anúncio do pagamento da progressão funcional dos servidores públicos feito

Secretaria de Habitação dá início ao processo de regularização fundiária em núcleo do Alto Getuba
A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba esteve reunida com 55 famílias residentes do Alto Getuba, na última quinta-feira (25) para a retomada do programa de Regularização Fundiária neste núcleo. De acordo com a Secretária de Habitação, Fátima Rangel, “São núcleos antigos, totalmente consolidados, com toda infraestrutura implantada, os

PAT Caraguatatuba abre novas inscrições para cursos de Inglês e Espanhol gratuitos voltados ao mercado de trabalho
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com inscrições abertas, até dia 30 de setembro, para os cursos gratuitos de Inglês e Espanhol voltados ao atendimento profissional. As vagas são destinadas exclusivamente aos moradores de Caraguatatuba, a partir de 16 anos. As inscrições devem ser feitas presencialmente

Basquete Caraguá conquista vitórias em rodada da Federação Paulista em Taubaté
O sábado (6) foi de conquistas para o time de basquete de Caraguatatuba, que se destacou em mais uma rodada da Federação Paulista, realizada em Taubaté. As equipes sub-13 e sub-16 dominaram as quadras e confirmaram a boa fase do time, com resultados expressivos . No sub-13, Caraguatatuba superou Taubaté

Orquestra do Theatro São Pedro apresenta ópera Itinerante ‘Cinderela’ neste sábado com entrada solidária
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (11/10), às 19h, a ópera itinerante ‘Cinderela’, de Pauline Viardot (1821 – 1910), com a Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de São Paulo. Sob regência de Fabrícia Medeiros e direção cênica de Julianna Santos, a obra tem entrada solidária