Pesquisar No Site
Representantes do governo japonês realizam visita técnica em Caraguatatuba e apresentam projeto da barreira Sabo

Representantes do governo japonês realizam visita técnica em Caraguatatuba e apresentam projeto da barreira Sabo
Quatro engenheiros do governo japonês acompanhados de representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Secretaria de Obras, Casa Militar e Defesa Civil do Governo de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Secretaria Nacional de Proteção Social e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR), realizaram visita técnica nos bairros Jaraguazinho e Rio do Ouro, na quarta-feira (11).

#PraTodosVerem Comitiva de engenheiros japoneses acompanhados de representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Secretaria de Obras, Casa Militar e Defesa Civil do Governo de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Secretaria Nacional de Proteção Social e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR), percorrem área de risco no bairro Jaraguazinho.
O objetivo da ação em campo foi verificar a viabilidade da construção de uma Barreira Sabo nos locais vistoriados como prevenção a deslizamentos de rochas, lama, areia, árvores dentre outros detritos.
Após percorrerem locais que possibilitam a edificação da Barreira Sabo, o grupo teve uma reunião com o prefeito Mateus Silva para apresentar um parecer da visitação estratégica.
Coube ao coordenador geral da SEDEC/MIDR, Frederico Seabra, apresentar o que é a Barreira Sabo e como funciona por meio de fotos, vídeos e informações técnicas como também a viabilidade da implantação desta em Caraguatatuba.
O conselheiro-chefe do Projeto Sabo do governo japonês, engenheiro Takasue Hayashi, explicou o parecer da equipe após a visitação em pontos estratégicos previamente estudados, no Jaraguazinho e Rio do Ouro. De acordo com o engenheiro, somente no Jaraguazinho é possível a construção da Barreira Sabo.
Mateus Silva acompanhou atentamente todas as ponderações, durante a reunião com a comitiva e disse que o maior entrave para a construção da primeira Barreira Sabo no município é o valor da obra, em torno de R$ 20 milhões e a falta de dotação orçamentária.
Os representantes do Governo Estadual e Federal responderam ao chefe do Executivo que há possibilidades de financiamento do montante.
“Estamos abertos a novos encontros para que por meio de projetos de financiamento do governo estadual e federal possamos implantar esse projeto na cidade”, concluiu o prefeito.
Barreira Sabo
A palavra japonesa Sabo pode ser traduzida como proteção contra sedimentos. A Barreira Sabo foi desenvolvida no Japão e é amplamente utilizada para proteger áreas urbanas e rurais de deslizamentos e outros riscos naturais.
As barreiras Sabo são projetadas para capturar e retardar os fluxos de detritos, evitando que alcancem áreas habitadas ou importantes.
As estruturas são geralmente feitas de concreto, mas também podem usar outros materiais, como madeira ou pedras, dependendo da situação e do tipo de fluxo de detritos.
A primeira Barreira Sabo do Brasil, tecnologia japonesa para conter deslizamento, teve a construção autorizada pelo Ministério das Cidades, no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. A obra será executada com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU), no valor de R$ 20,13 milhões pelo Novo PAC.
Secretaria de Comunicação Social 16/6/2025
Fotos: Bianca Castilho/PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba convoca mais 20 agentes de apoio escolar para atuar na rede municipal ensino
Mais 20 aprovados da função de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 da Secretaria de Educação do Governo Municipal de Caraguatatuba são esperados nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (6, 7 e 8/8), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, na Divisão de

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais

Caraguatatuba recebe oficina gratuita de mímica ‘O Corpo Cômico’ neste domingo
O Festival Felino 2025 realiza neste domingo (10/8), das 14h às 16h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de mímica ‘O Corpo Cômico’ com Alejo Linares. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/4dbkvhfr . A oficina é uma atividade provocadora e

Caraguatatuba retoma vistoria de transportes escolares
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana retomou as vistorias obrigatórias nos veículos que realizam o transporte escolar no município, antes do início das aulas, para melhor adequação e segurança dos alunos. Durante as vistorias, os agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte verificam mais de 50 itens