Pesquisar No Site

Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi

Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi

Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral.

#PraTodosVerem Salão de reuniões da Sepedi. Alunas e alunos de diferentes idades estão sentados e assistem à aula.

As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra às quartas, com duração de 1h30, e será ministrado pelo instrutor Alan Miranda, com 11 anos de experiência, sendo dez deles em escolas municipais das cidades do Litoral Norte.

A pedagoga Flávia Mendes, 37 anos, faz especialização em Educação Especial e ao ver a notícia no site da Prefeitura de Caraguatatuba, decidiu se inscrever. “Fará toda a diferença na minha profissão”, afirmou.

Os motivos que levaram Eloize Manrubia, 55 anos, a participar da capacitação foram a vontade que sempre teve vontade de aprender LIBRAS para se comunicar com a comunidade surda e trabalhar em prol da sociedade.

Agente de Desenvolvimento Infantil há 13 anos na rede municipal de ensino, Viviana Aury de Oliveira Braga, 37 anos, explicou que essa capacitação vai agregar um diferencial importante no seu dia-a-dia na escola.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, deu boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância de disseminar a cultura inclusiva, ou seja, a de proporcionar um ambiente social, organizacional e comunitário que valoriza e respeite a diversidade de todos os indivíduos.

“O objetivo da SEPEDI é o de promover a acessibilidade comunicacional através da oferta do curso em LIBRAS de qualidade, gratuito à comunidade, como também garantir  atendimento qualificado às pessoas surdas que buscam os serviços da secretaria e a tradução simultânea nos eventos”, disse Malerba.

Após essas duas turmas para iniciantes, a Sepedi pretende oferecer o curso intermediário, no 2º semestre, dando continuidade às aulas.

Língua Brasileira de Sinais

A Lei 10.436/2002 institui o dia 24 de abril como Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. É um marco na luta por direitos da comunidade surda, reconhecendo a Libras como uma língua legítima e oficial.

A LIBRAS é fundamental para a comunicação e a participação plena da comunidade surda na sociedade, permite acesso à educação, saúde, trabalho e outros direitos.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba elege Miss e Mister Caraguatatuba 60 + em noite de gala
Caraguatatuba elege Miss e Mister Caraguatatuba 60 + em noite de gala

Atmosfera de glamour e gala com um toque de expectativa e muita animação deram o tom do Concurso Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba 2025, na Praça da Cultura, sexta-feira (3). Evento consolidado no calendário do município e sempre muito aguardado pela comunidade, que visa valorizar a beleza da maturidade

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/10/2025
Projeto ‘Fé Caiçara’ tem exibição de documentário, roda de conversa e inauguração de mural neste sábado
Projeto ‘Fé Caiçara’ tem exibição de documentário, roda de conversa e inauguração de mural neste sábado

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) realiza neste sábado (11/10), às 16h30, a exibição do documentário  ‘Fé Caiçara’ – projeto idealizado por Maurício Kaschel – e em seguida, uma roda de conversa com o artista visual. A entrada é gratuita. A iniciativa, que une muralismo, cinema e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 08/10/2025
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/10/2025
Condutor sem habilitação e alcoolizado é detido após invadir calçadão na Martim de Sá
Condutor sem habilitação e alcoolizado é detido após invadir calçadão na Martim de Sá

Um jovem de 19 anos foi detido, na tarde deste domingo (5), após colidir o carro que conduzia contra veículos estacionados e avançar sobre o calçadão da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM). A equipe foi acionada para atender à ocorrência

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/10/2025
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades

A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/10/2025