Pesquisar No Site
Evento reforça importância da doação de leite humano e do aleitamento materno em Caraguatatuba
Evento reforça importância da doação de leite humano e do aleitamento materno em Caraguatatuba
O auditório da UPA Centro de Caraguatatuba recebeu, na quarta-feira (14), um encontro sobre aleitamento materno e doação de leite humano, promovido pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e Banco de Leite Humano do município.

#PraTodosVerem: Estudante com camiseta preta entrega canudo de papel para mães participantes da ação sobre aleitamento materno. Uma das mães segura um bebê nos braços e sorri ao receber o material. Profissionais da saúde acompanham o momento (Foto: Divulgação/PMC)
A atividade marcou o “Maio – Mês da Doação de Leite Humano” e abordou temas voltados à amamentação, maternidade e conscientização sobre a importância de doar.
O evento teve também a parceria de estudantes e profissionais da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguatatuba, que integram o projeto de extensão “Cuidando da Infância”. Além disso, gestantes, lactantes e mães atendidas pelo Ceami participaram da programação, que incluiu rodas de conversa e atividades educativas.
As discussões reforçaram a necessidade de ampliar os estoques do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba e fortalecer a rede de apoio às famílias com crianças pequenas. As mulheres que produzem leite em excesso, podem doar e ajudar os bebês que mais necessitam.
Profissionais de saúde e estudantes trocaram experiências com mães e cuidadores sobre a Primeiríssima Infância, fase que compreende o período do nascimento até os três anos de idade. A atividade buscou orientar e ampliar o diálogo sobre cuidados essenciais nesse período.

#PraTodosVerem: Estudante segura e exibe um frasco com líquido dourado rotulado com o nome “Cuidando da Infância”. O frasco representa ações de conscientização sobre a importância do leite humano e do aleitamento materno (Foto: Divulgação/PMC)
Para Viviane Delmondes Alves, mãe da pequena Helena, o acolhimento adequado dos profissionais de saúde faz toda a diferença no processo de maternidade. “Só posso agradecer pelo cuidado e suporte da equipe do Ceami, que presta toda a orientação necessária. Tem feito total diferença para mim. E, embora eu não possa doar leite, eu entendo o quão importante e necessário é essa ação, e o quanto pode vir a fazer diferença na vida de um bebezinho e sua família”, contou.
O prefeito Mateus Silva acompanhou a atividade e destacou, entre outros pontos, a importância do suporte institucional às mulheres. “A orientação transforma a experiência da maternidade e também fortalece os vínculos das famílias com os serviços de saúde. É sempre importante buscar instrução”, disse.
O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba segue em funcionamento, agora no segundo andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, na Avenida Maranhão, número 451- Jardim Primavera, e depende de doações constantes para atender à demanda. A doação é um ato voluntário que pode salvar vidas e garantir alimentação segura para bebês em situação de risco.
Na próxima segunda-feira, 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano. A data visa ampliar o conhecimento sobre os benefícios do aleitamento e incentivar a doação para os bancos de leite em todo o país. De acordo com a Secretaria de Saúde, a amamentação exclusiva até os seis meses e continuada até os dois anos ou mais contribui para o desenvolvimento saudável da criança e previne diversas doenças.
Secretaria de Comunicação Social – 14/5/2025
Veja Também Recentes
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou, na sexta-feira (31), a solenidade de posse dos novos conselheiros representantes da Sociedade Civil e do Poder Público para a gestão 2026/2029. O evento ocorreu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.
Trabalho ostensivo da Guarda Municipal reforça segurança e culmina na prisão de foragido da Justiça
Na tarde de sexta-feira (24), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo na região sul do município, receberam informações do Centro de Operações Integradas (COI) sobre a circulação de um veículo cujo condutor possuía mandado de prisão em aberto. Diante das informações, a equipe intensificou o
Roteiro “Arte e História Viva: Uma Imersão no Macc” integra Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo
Caraguatatuba participa da “Jornada do Patrimônio”, evento que integra o Sistema Estadual de Patrimônio Cultural (SISEP) e conecta o público às histórias, lugares e manifestações que constroem a identidade paulista. No dia 21 de agosto, sexta-feira, das 15h às 17h, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba propõe o roteiro “Arte e
Prova de ciclismo altera trânsito nos Contornos da Tamoios neste domingo
Os Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios serão totalmente interditados no domingo (16), das 4h às 11h, para a realização de uma etapa do BTG Pactual Bike Series. A prova deve reunir cerca de 900 ciclistas no trecho entre Caraguatatuba e São Sebastião. Durante o período, todos os
