Pesquisar No Site
Caraguatatuba retoma e amplia Escolas em Tempo Integral

Caraguatatuba retoma e amplia Escolas em Tempo Integral
Desde o início do ano letivo de 2025, uma das metas da Secretaria Municipal de Educação era reestruturar, retomar e ampliar o programa das Escolas em Tempo Integral (ETI). Em janeiro, apenas duas unidades estavam em funcionamento, agora, em maio, esse número subiu para 15 unidades escolares.

#PraTodosVerem Em uma das salas do Ciase Sumaré, alunas e alunos participam de aula de reforço escolar com um professor. Eles estão sentados em cadeiras dispostas em semicírculo.
Em apenas cinco meses de atuação, as equipes de Apoio Pedagógico, Supervisão e de gestão escolar (diretores, vice e coordenadores pedagógicos) fizeram um esforço coletivo para retomada do programa, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, que visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
“Queremos recuperar o tempo perdido e cumprir a Meta 6, do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa que até 2024, pelo menos 50% das escolas municipais deveriam oferecer educação em tempo integral para, no mínimo, 25% dos alunos. Essa foi uma das principais prioridades delegadas pelo prefeito Mateus Silva, ao assumirmos a pasta”, afirmou Roseli Morilla, secretária municipal de Educação.

#PraTodosVerem Menina recebe instrução sobre jogo de damas. Ela está sentada em uma mesa onde há o tabuleiro.
De acordo com a secretária, Caraguatatuba deu um grande passo na Educação neste primeiro semestre. “Até o fim do mês, mais uma escola terá atividades no contraturno escolar e o objetivo é ampliar ainda mais esse projeto, com uma educação completa, cheia de novas possibilidades e aprendizado”, destacou.
Benefícios da Escola em Tempo Integral
O tempo extra na escola, no contraturno das aulas, permite aos alunos participarem de atividades esportivas como futsal, xadrez, dama, tênis de mesa, ginástica rítmica, basquete e vôlei. Algumas unidades escolares terão convênio com o SESI Esportes, de São José dos Campos. Também orientações direcionadas aos estudos de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Ciências e Sustentabilidade, recuperação paralela e robótica.
Outra vantagem é que com a maior permanência do aluno na escola, melhor é o aproveitamento do tempo e, consequentemente, um melhor desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de autonomia, e ainda contribui para a diminuição da evasão escolar.
É uma opção que proporciona maior tranquilidade aos pais, pois os filhos estão em um ambiente seguro. E pode facilitar o envolvimento das famílias com a vida escolar, pois as atividades e eventos da escola são mais numerosos e os pais podem ter mais oportunidades de participar junto com os filhos.

#PraTodosVerem O prefeito Mateus Silva e a secretária de Educação Roseli Morilla conversam com presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior, e os vereadores Gislaine Oliveira, a Dra. Lalá; Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega; Danster Fernandes; Vilma Teixeira; Islando Ramos Pessoa, o Bigode; Maurílio Moreira e Marcelo Lanzelotte Pereira, em uma sala do Ciase Sumaré.
Prefeito e Vereadores visitam ETI no Sumaré
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, e a secretária de Educação, Roseli Morilla, acompanharam as atividades do contraturno do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Ciase Sumaré, na terça-feira (20).
“Caraguatatuba terá um novo modelo de gestão educacional. Ver mais de 300 alunos com acesso a aulas de natação, inglês, literatura e tantas outras, é a certeza de que estamos construindo um futuro mais promissor para os nossas crianças e adolescentes. São políticas públicas como esta que fazem a diferença na Educação da nossa cidade”, disse o prefeito Mateus Silva.
A visita ao Ciase Sumaré também contou com as presenças do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior, e os vereadores Gislaine Oliveira, a Dra. Lalá; Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega; Danster Fernandes; Vilma Teixeira; Islando Ramos Pessoa, o Bigode; Aguinaldo Pereira da Silva, o Butiá e Marcelo Lanzelotte Pereira.

#PratodosVerem O prefeito Mateus Silva conversa com alunos que estão nas aulas de contraturno no Ciase Sumaré.
Escolas em Tempo Integral
- EMEF Professor Luiz Silvar do Prado (Casabranca) – 100% integral (6º ao 9º anos)
- EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (Tinga) – 100% integral (1º ao 9º anos)
- EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga) – 1º ao 5º anos 100% integrais
- EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) –1º ao 5º anos 100% integrais
- EMEI/EMEF Professor João Benedito Marcondes (Barranco Alto) – 1º, 2º e 3º anos 100% integrais
- CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré) – 3º, 4º e 5º anos integrais
- EMEF Professora Débora Valle da Silva Pilon (Travessão) – 4º e 5º anos integrais
- CEI Professora Santina Nardi Marques (Estrela D’Alva) – Fase 1 100% integral
- EMEI /EMEF Professora Antônia Ribeiro da Silva (Jardim Califórnia) – Fase 2 100% integral
- CEI/EMEI Messias Mendes de Souza (Ipiranga) – Fase 1 e Fase 2 100% integral
- EMEF Professor Oswaldo Ferreira (Casabranca) – 4º e 5º anos 100% integrais
- CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse Schimidt Cardozo (Porto Novo) – Fase 1 100% integrais
- EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli), 5º ano 100% integral
- CEI/EMEI Professora Edith Castro de Morais Fernandes (Jetuba) – Fase 1 e Fase 2 100% integrais
- CEI/EMEI Inspetora Waldete Ferreira de Souza (Pegorelli) – Fase 1 100% integral
Secretaria de Comunicação Social – 21/5/2025
Veja Também Recentes

14º Litoral em Dança tem início nesta quinta-feira com competições e aulas abertas
O Litoral em Dança em sua décima quarta edição retorna para os palcos do Teatro Mario Covas a partir desta quinta-feira (19/6) e segue até o dia 22, domingo, com mostras competitivas, oficinas e aulas abertas. Para esta edição, o evento terá como jurados os profissionais Alan Marques, Ana Bottosso,

Polo Cultural do Centro recebe oficina literária “Escrita Criativa Sensorial” na próxima segunda-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima segunda-feira (7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Escrita Criativa Sensorial”, com Ethel Pontes. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina é um

Caraguatatuba recebe VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas com mais de 650 atletas
Caraguatatuba será palco da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição será realizada neste domingo (22) na praia Martim de Sá e deve reunir cerca de 650 nadadores de 65

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
A Manifestum Escola de Dança, de Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (27/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a apresentação

Governo Municipal fecha parceria com IFSP para atuação de alunos do curso de Engenharia com a Defesa Civil Municipal
Representantes do IFSP Campus Caraguatatuba e do governo municipal se reuniram para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições por meio dos professores e alunos do curso de Engenharia e a Defesa Civil Municipal. Foi feita uma apresentação do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em