Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h.

#PraTodosVerem: Mão da enfermeira por cima de caderneta de vacinação infantil (Foto: JC Curtis/PMC)
As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto Novo (Zona Sul) e no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Em relação às equipes volantes, uma estará na Praça da Cultura, no centro, e a outra vai atuar de forma itinerante.
A ação busca reverter os baixos índices de imunização registrados entre os dias 7 e 15 de abril. Durante esse período, apenas 5.525 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura vacinal geral de 9,83%, muito aquém dos 20% esperados até o momento.
O alerta é maior quando se observa os números do grupo prioritário (idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos), que, segundo o Ministério da Saúde, deveria atingir 90% de cobertura. No entanto, apenas 12,47% dessa população foi vacinada até agora.
Confira os dados atualizados até terça-feira (15).
- Idosos: 17,28% vacinados (4.041 de 23.382)
- Crianças: 3,36% vacinadas (403 de 11.977)
- Gestantes: 9,67% vacinadas (118 de 1.220)
- Puérperas: 9,95% vacinadas (20 de 201)
- Trabalhadores da Saúde: 5,86% vacinados (293 de 4.997)
- Professores: 5% vacinados (103 de 2.060)
- Pessoas com comorbidades: 9,46% vacinadas (538 de 5.683)

#PraTodosVerem: Enfermeira aplica vacina na perna da criança (Foto: JC Curtis/PMC)
Com base nos dados, a Secretaria de Saúde traça estratégias e faz um apelo à população para que procure se vacinar. A vacina é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe.
O secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, reforça que basta procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar, principalmente os que fazem parte dos grupos prioritários. “É fundamental aumentar esses índices, para evitar o agravamento de doenças e proteger a população de possíveis surtos. As unidades de saúde estão abertas, sem necessidade de agendamento prévio, apenas as documentações necessárias”, reforçou.
É preciso apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovação específica de cada grupo, por exemplo,
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
Serviço
Campanha de vacinação contra a gripe
Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) *Exceto a unidade do Tabatinga
Horário: 7h30 às 16h
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza
Local fixo:
– UBS Massaguaçu (Zona Norte): Avenida Itália Baffi Magni, 710 – Massaguaçu
– UBS Porto Novo (Zona Sul): Avenida José Herculano, 6.560 – Porto Novo
– Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO): Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
Equipe volante:
– Praça da Cultura: Centro
– Ação itinerante
Horário: 8h às 17h
Secretaria de Comunicação Social – 16/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes
Nota Oficial – Serviço 156 indisponível
A Prefeitura de Caraguatatuba informa por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento que o Serviço 156 está indisponível, por apresentar erros na execução, impossibilitando o registro e o acompanhamento das solicitações dos munícipes. A Administração Municipal cobra providências da empresa responsável para que o serviço retorne funcionando
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar
Caraguatatuba vence Jacareí por 105 a 31 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete
A equipe de basquete de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete, neste domingo (27), ao superar o Del Mônaco Jacareí pelo placar de 105 a 31. A partida, válida pela 9ª rodada da competição, ocorreu na quadra do bairro Poiares, em Caraguatatuba. Com um desempenho expressivo
Prefeitura de Caraguatatuba concede ponto facultativo do Dia do Servidor Público no dia 30 de outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba terá ponto facultativo na próxima sexta-feira (30), após a transferência da data em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Com isso, o expediente regular nas repartições públicas municipais será retomado após o feriado de Finados, na terça-feira (3/11). A mudança foi
