Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h.

#PraTodosVerem: Mão da enfermeira por cima de caderneta de vacinação infantil (Foto: JC Curtis/PMC)
As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto Novo (Zona Sul) e no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Em relação às equipes volantes, uma estará na Praça da Cultura, no centro, e a outra vai atuar de forma itinerante.
A ação busca reverter os baixos índices de imunização registrados entre os dias 7 e 15 de abril. Durante esse período, apenas 5.525 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura vacinal geral de 9,83%, muito aquém dos 20% esperados até o momento.
O alerta é maior quando se observa os números do grupo prioritário (idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos), que, segundo o Ministério da Saúde, deveria atingir 90% de cobertura. No entanto, apenas 12,47% dessa população foi vacinada até agora.
Confira os dados atualizados até terça-feira (15).
- Idosos: 17,28% vacinados (4.041 de 23.382)
- Crianças: 3,36% vacinadas (403 de 11.977)
- Gestantes: 9,67% vacinadas (118 de 1.220)
- Puérperas: 9,95% vacinadas (20 de 201)
- Trabalhadores da Saúde: 5,86% vacinados (293 de 4.997)
- Professores: 5% vacinados (103 de 2.060)
- Pessoas com comorbidades: 9,46% vacinadas (538 de 5.683)

#PraTodosVerem: Enfermeira aplica vacina na perna da criança (Foto: JC Curtis/PMC)
Com base nos dados, a Secretaria de Saúde traça estratégias e faz um apelo à população para que procure se vacinar. A vacina é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe.
O secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, reforça que basta procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar, principalmente os que fazem parte dos grupos prioritários. “É fundamental aumentar esses índices, para evitar o agravamento de doenças e proteger a população de possíveis surtos. As unidades de saúde estão abertas, sem necessidade de agendamento prévio, apenas as documentações necessárias”, reforçou.
É preciso apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovação específica de cada grupo, por exemplo,
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
Serviço
Campanha de vacinação contra a gripe
Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) *Exceto a unidade do Tabatinga
Horário: 7h30 às 16h
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza
Local fixo:
– UBS Massaguaçu (Zona Norte): Avenida Itália Baffi Magni, 710 – Massaguaçu
– UBS Porto Novo (Zona Sul): Avenida José Herculano, 6.560 – Porto Novo
– Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO): Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
Equipe volante:
– Praça da Cultura: Centro
– Ação itinerante
Horário: 8h às 17h
Secretaria de Comunicação Social – 16/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa de encontro regional sobre novos Planos Decenais de Educação
Representantes da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram, no último dia 22 de maio, do primeiro encontro presencial de Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação do Litoral Norte, realizado na Secretaria de Educação de São Sebastião. O encontro reuniu equipes técnicas dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e
Programa Pontes para o Futuro reforça ordenamento urbano em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de terça-feira (5), mais uma ação integrada do programa “Pontes para o Futuro”, desenvolvido em áreas estratégicas do município. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza de espaços públicos e o atendimento com encaminhamento de pessoas em situação de rua.
Basquete de Caraguatatuba conquista vitórias importantes em competições estaduais e regionais
As equipes de basquete de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana de destaque em competições oficiais promovidas pela Federação Paulista e Liga Paulista de Basquete. As categorias de base representaram o município em partidas disputadas em Taubaté e Diadema, com resultados expressivos e boas atuações individuais. Pela Federação Paulista
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,
Caraguatatuba amplia promoção internacional do turismo com recepção de operadoras e programas especializados
Caraguatatuba recebeu novos famtours com representantes de operadoras estrangeiras, programas especializados em turismo e gastronomia, além de profissionais do segmento de observação de aves, em ações realizadas entre abril e maio deste ano. Já foram três iniciativas voltadas à promoção do município frente ao mercado nacional e internacional. O primeiro
