Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h.

#PraTodosVerem: Mão da enfermeira por cima de caderneta de vacinação infantil (Foto: JC Curtis/PMC)
As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto Novo (Zona Sul) e no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Em relação às equipes volantes, uma estará na Praça da Cultura, no centro, e a outra vai atuar de forma itinerante.
A ação busca reverter os baixos índices de imunização registrados entre os dias 7 e 15 de abril. Durante esse período, apenas 5.525 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura vacinal geral de 9,83%, muito aquém dos 20% esperados até o momento.
O alerta é maior quando se observa os números do grupo prioritário (idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos), que, segundo o Ministério da Saúde, deveria atingir 90% de cobertura. No entanto, apenas 12,47% dessa população foi vacinada até agora.
Confira os dados atualizados até terça-feira (15).
- Idosos: 17,28% vacinados (4.041 de 23.382)
- Crianças: 3,36% vacinadas (403 de 11.977)
- Gestantes: 9,67% vacinadas (118 de 1.220)
- Puérperas: 9,95% vacinadas (20 de 201)
- Trabalhadores da Saúde: 5,86% vacinados (293 de 4.997)
- Professores: 5% vacinados (103 de 2.060)
- Pessoas com comorbidades: 9,46% vacinadas (538 de 5.683)

#PraTodosVerem: Enfermeira aplica vacina na perna da criança (Foto: JC Curtis/PMC)
Com base nos dados, a Secretaria de Saúde traça estratégias e faz um apelo à população para que procure se vacinar. A vacina é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe.
O secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, reforça que basta procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar, principalmente os que fazem parte dos grupos prioritários. “É fundamental aumentar esses índices, para evitar o agravamento de doenças e proteger a população de possíveis surtos. As unidades de saúde estão abertas, sem necessidade de agendamento prévio, apenas as documentações necessárias”, reforçou.
É preciso apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovação específica de cada grupo, por exemplo,
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
Serviço
Campanha de vacinação contra a gripe
Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) *Exceto a unidade do Tabatinga
Horário: 7h30 às 16h
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza
Local fixo:
– UBS Massaguaçu (Zona Norte): Avenida Itália Baffi Magni, 710 – Massaguaçu
– UBS Porto Novo (Zona Sul): Avenida José Herculano, 6.560 – Porto Novo
– Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO): Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
Equipe volante:
– Praça da Cultura: Centro
– Ação itinerante
Horário: 8h às 17h
Secretaria de Comunicação Social – 16/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes
Caraguá A Gosto reúne 55 estabelecimentos participantes para edição 2026
A gastronomia volta a ser destaque em Caraguatatuba com a 21ª edição do Caraguá a Gosto, que reúne 55 estabelecimentos confirmados entre restaurantes, bares, quiosques, cafeterias, hamburguerias, gelaterias e outros segmentos da culinária local. O festival integra o calendário turístico do município e movimenta a criação de pratos exclusivos durante
Vigilância Sanitária apreende mais de 2,3 mil maços de cigarros irregulares em supermercado de Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba apreendeu 2.370 maços de cigarros irregulares durante uma inspeção de rotina em um supermercado localizado na região sul do município. Os produtos, fabricados no Paraguai, não possuem registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), condição obrigatória para a comercialização no Brasil. Segundo
Capacitação de primeiros socorros reúne equipes de saúde bucal de Caraguatatuba em agosto
Profissionais da equipe de Saúde Bucal de Caraguatatuba participam, no dia 6 de agosto, de uma capacitação em primeiros socorros promovida pela Divisão de Assistência à Saúde (DAS). O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Educação, das 13h às 17h. A programação prevê atividades teóricas e práticas voltadas
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, no bairro Martim de Sá, encerra o 26º Arraiá neste fim de semana, no domingo (26), com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa é tradicional na cidade e integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
Banco de Alimentos fortalece segurança alimentar em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba reforçou seu papel na promoção da segurança alimentar e no combate ao desperdício durante o primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, o equipamento recebeu 2,62 toneladas de alimentos, destinadas ao atendimento a instituições assistenciais do município. Outro destaque do
