Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira

Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira
Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (7). O município recebeu 12,9 mil doses, que estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, exceto na unidade da Tabatinga.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacinação em paciente (Foto: Luís Gava/PMC)
A população não precisa agendar a vacinação, basta se dirigir a um posto de saúde durante o horário de funcionamento diário, a partir da data mencionada.
Para se vacinar, é necessário levar documentos como o cartão SUS e RG. O início da imunização será voltado aos grupos prioritários, que incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, professores, população carcerária e funcionários do CDP. O município seguirá a orientação do Ministério da Saúde para ampliar os grupos conforme necessário.
Documentos necessários para cada grupo
– Caderneta de vacinação
– Cartão SUS
– Documento pessoal com foto
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra os vírus da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses e para pessoas que tiveram reações anafiláticas graves em doses anteriores.
Vacinar é o principal meio de proteção, especialmente durante o período de maior circulação dos vírus, pois reduz casos graves da doença, internações e óbitos, além de diminuir a disseminação do vírus na população.
Entretanto, outras medidas são importantes nos cuidados de prevenção. Recomenda-se a higienização frequente das mãos e objetos, manter os ambientes arejados, beber bastante água e manter-se hidratado, manter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes, manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos.
Secretaria de Comunicação Social – 3/4/2025
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de