Pesquisar No Site
Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc

Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), recebe na próxima quinta-feira (8/5), às 14h, palestra e oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

#PraTodosVerem: Terra terreno Territorio – parte do projeto Darueira – Dani Sandrini
Terra terreno território fala sobre o que é ser indígena na cidade de São Paulo nas suas múltiplas possibilidades, através de fotografias impressas artesanalmente com pigmentos naturais.
A artista, que está em cartaz no Museu com a exposição “terra terreno território”, aborda nas atividades as técnicas utilizadas para fazer cópias fotográficas utilizando a luz do sol e pigmentos vindos dos vegetais. Na palestra, os participantes podem saber mais detalhes sobre a concepção da exposição, o conceito e todo o processo envolvido.
Durante a oficina, a artista fará uma demonstração das técnicas utilizadas em suas obras – da extração de pigmentos com matérias-primas possíveis para serem utilizadas neste processo, como folhas, flores, frutos, raízes e sementes; bem como todo o processo de confecção da imagem.
Para isso, são utilizadas as técnicas antotipia, processo histórico que utiliza os pigmentos extraídos de plantas para a impressão de uma cópia fotográfica a partir de imagens em transparências e/ou objetos; e a fitotipia, que utiliza a própria folha da planta como suporte para as imagens fotográficas. Classificação livre.
O Macc está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.
Sobre “terra terreno território”
Dani Sandrini expõe “terra terreno território”. A artista apresenta em suas obras duas técnicas de impressão fotográfica do século XIX, para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades no tempo atual. As imagens fotográficas documentais foram realizadas durante o ano de 2019 na Grande São Paulo, tanto em aldeias indígenas da capital do Estado (com a predominância da etnia guarani), quanto em contexto urbano, e contam com ao menos 53 etnias (Censo de 2010/IBGE).
A impressão das imagens desse trabalho é feita artesanalmente utilizando a luz solar, diretamente em folhas de plantas e também em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo, o mesmo que muitos indígenas usam em suas pinturas corporais.
A exposição fica em cartaz até o dia 21 de junho e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
Serviço
Palestra e Oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini/Exposição terra terreno território
Dia 8/5 – quinta-feira – às 14h
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba l Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, Centro
Gratuito l Livre
Secretaria de Comunicação – 30/4/2025
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do