Pesquisar No Site
Atleta de Caraguatatuba é Campeã Pan-Americana de Jiu Jitsu e busca apoio para disputar Mundial nos Estados Unidos

Atleta de Caraguatatuba é Campeã Pan-Americana de Jiu Jitsu e busca apoio para disputar Mundial nos Estados Unidos
A atleta Helena Ferreira Siqueira, de 16 anos, de Caraguatatuba, vai disputar o World Jiu Jitsu Championship (IBJJF), que ocorre de 28 de maio a 1º de junho, em Los Angeles, Califórnia (EUA) e busca apoio para cobrir custos com alimentação, materiais esportivos e deslocamentos durante a competição.

#PraTodosVerem: Atleta de Caraguatatuba, Helena Siqueira conquista campeonato Pan-Americano de Jiu Jitsu na cidade de de Kissimmee, na Flórida (Foto Divulgação)
Helena começou no Jiu Jitsu aos 14 anos, em um projeto social. Com o incentivo da família e amigos, passou a se dedicar ao esporte, todos os dias, com três sessões de treino diárias e a treinar na academia do professor Ronaldo Reis, que a acompanha desde então. Após alguns meses, foi promovida à faixa azul e começou a competir em nível estadual e nacional.
Em apenas dois anos de vivência na modalidade, conquistou títulos importantes, como Campeã Brasileira Juvenil Faixa Azul (2023); Campeã Paulista em duas etapas do Circuito Estadual; Campeã do Circuito Paulista (classificação geral); Vice-campeã mundial em evento realizado em São Paulo (2024); Campeã Pan-Americana Juvenil Faixa Azul (2025); Vice-campeã do Absoluto no Pan-Americano (categoria sem divisão de peso).
A participação no Pan-Americano, realizado em março na cidade de Kissimmee, na Flórida, marcou a estreia internacional. Helena venceu quatro lutas em sua categoria e outras três no absoluto. Na final do absoluto, enfrentou uma adversária com 14 quilos a mais e ficou com a medalha de prata.
Apesar dos bons resultados, os custos de preparação e viagem têm sido um desafio. A equipe cobre passagem e hospedagem, mas alimentação, suplementação e uniformes esportivos ainda dependem de apoio. “A rotina de treinos exige estrutura. São três treinos por dia, cinco vezes por semana. A demanda por kimono e alimentação adequada é alta”, explica o professor e treinador Ronaldo Reis.
Helena concilia os treinos com os estudos no segundo ano do ensino médio na escola estadual Avelino Ferreira. Segundo a atleta, o Jiu Jitsu teve impacto além do tatame. “O Jiu Jitsu ajudou a melhorar minha disciplina, minha saúde e minha forma de lidar com as pessoas. Antes eu tinha dificuldade para me comunicar, principalmente com pessoas mais velhas. Hoje me sinto mais segura, mais respeitosa e mais responsável”, disse.

#PraTodosVerem: Helena Siqueira e seu treinador, Ronaldo Reis, conversam com o prefeito Mateus Silva (Foto Hugo Labanca/PMC)
Na segunda-feira (1º/4), Helena e Ronaldo foram recebidos prefeito Mateus Silva, que destacou o exemplo da atleta. “Helena é um exemplo de superação e dedicação. Iniciou sua caminhada em um projeto social e hoje leva o nome de nossa cidade para competições internacionais. Acreditamos no esporte como um instrumento fundamental de transformação social e desenvolvimento pessoal”, afirmou o prefeito.”
Apoio
A família busca apoio de empresas, comércios e pessoas físicas para que a atleta consiga disputar o mundial e seguir no esporte. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @helenaybjj, página da Helena, monitorada pelos seus responsáveis.
Secretaria de Comunicação Social – 1º/4/2025
Foto: Hugo Labanca/PMC
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

20º Festival da Tainha recebe cerca de 20 mil pessoas e comercializa mais de quatro toneladas do pescado
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 20ª edição do Festival da Tainha, realizado entre os dias 9 e 13 de julho na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. O evento, que celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara, foi promovido pelo governo municipal, por meio da

Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e

Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo