Pesquisar No Site
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela Dra. Rosangela Dias da Ressurreição e pela ceramista e líder religiosa, Lu Chiata – conhecida também como “Mametu Messamburá”.

Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba, que completa 168 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de abril. A palestra foi aberta pela historiadora responsável pelo Arquivo Municipal, Denise Lemes, e contou com a presença de professores, alunos, pesquisadores e interessados na temática. Também estiveram presentes a diretora do Arquivo Público, Luzia Prado, e a secretária da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.
O tema da palestra é título do segundo capítulo do livro “Arte e Cultura: Novos horizontes na contemporaneidade” – coletânea que reúne quatro estudos que exploram, sob diferentes perspectivas, a intrínseca relação entre memória, cultura e identidade. O estudo abordado na palestra explorou a ancestralidade africana e uma das partes da exposição “Ecoar”, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, desenvolvida pelas ceramistas Claudia Canova, na produção dos tambores, e por Lu Chiata, com a instalação “Entre Minkisi, Voduns e Orixás” – foco principal do estudo.

Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
Sobre o Arquivo Municipal
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” protege, organiza e difunde documentos de caráter permanente e histórico, de acordo com a legislação estadual e federal, e normas arquivísticas. Compete a ele também, o desenvolvimento de pesquisas pela promoção de eventos de caráter educativo e cultural, incluindo educação patrimonial, no intuito de aproximar o Arquivo Municipal a instituições educacionais e culturais, e da população em geral, por meio de ações e projetos voltados à difusão da História e da Memória de Caraguatatuba e da cultura caiçara.
O Arquivo Municipal está localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, no Centro de Caraguatatuba, junto à Fundacc. Mais informações (12) 3897-5662.
Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
Veja Também Recentes
Projeto da LDO 2027 de Caraguatatuba será votado na Câmara Municipal
O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027 de Caraguatatuba foi tema de duas audiências públicas na última quarta-feira (2/9) e no dia 26 de agosto, na Câmara Municipal, no Centro. Agora, a proposta será votada no Legislativo. Nas duas audiências, a Prefeitura de Caraguatatuba foi representada por
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou dois aprovados do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para se apresentarem até a próxima quarta-feira (16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, no Centro.
Servidores públicos de Caraguatatuba participam do projeto “Patrimônio em Ação”
No mês de agosto teve início o projeto “Patrimônio em Ação”, que visa visitas guiadas aos servidores públicos de Caraguatatuba. A proposta é aproximar o patrimônio cultural e artístico da cidade, contribuindo para que os agentes conheçam e reconheçam a importância de bens históricos, manifestações, acervos, espaços e referências relacionadas à memória
Defesa Civil recebe projetos de estudantes do IFSP para áreas de risco no Casa Branca
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última terça-feira (25), 22 estudantes do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, que apresentaram projetos com soluções para áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos no Jardim Casa Branca. Os alunos participam de
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba
A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alcançou em setembro 26.873 famílias atendidas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que individualmente são até o momento 60.687 pessoas cadastradas. O feito inédito é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido pela Gestão do Cadastro Único, pelos entrevistadores
