Pesquisar No Site
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela Dra. Rosangela Dias da Ressurreição e pela ceramista e líder religiosa, Lu Chiata – conhecida também como “Mametu Messamburá”.

Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba, que completa 168 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de abril. A palestra foi aberta pela historiadora responsável pelo Arquivo Municipal, Denise Lemes, e contou com a presença de professores, alunos, pesquisadores e interessados na temática. Também estiveram presentes a diretora do Arquivo Público, Luzia Prado, e a secretária da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.
O tema da palestra é título do segundo capítulo do livro “Arte e Cultura: Novos horizontes na contemporaneidade” – coletânea que reúne quatro estudos que exploram, sob diferentes perspectivas, a intrínseca relação entre memória, cultura e identidade. O estudo abordado na palestra explorou a ancestralidade africana e uma das partes da exposição “Ecoar”, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, desenvolvida pelas ceramistas Claudia Canova, na produção dos tambores, e por Lu Chiata, com a instalação “Entre Minkisi, Voduns e Orixás” – foco principal do estudo.

Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
Sobre o Arquivo Municipal
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” protege, organiza e difunde documentos de caráter permanente e histórico, de acordo com a legislação estadual e federal, e normas arquivísticas. Compete a ele também, o desenvolvimento de pesquisas pela promoção de eventos de caráter educativo e cultural, incluindo educação patrimonial, no intuito de aproximar o Arquivo Municipal a instituições educacionais e culturais, e da população em geral, por meio de ações e projetos voltados à difusão da História e da Memória de Caraguatatuba e da cultura caiçara.
O Arquivo Municipal está localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, no Centro de Caraguatatuba, junto à Fundacc. Mais informações (12) 3897-5662.
Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
Veja Também Recentes
Caraguatatuba realiza pré-conferências de Segurança Alimentar e Nutricional em três regiões do município
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Banco Municipal de Alimentos, realiza nos dias 28, 29 e 30 de setembro, as Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional. Os encontros serão realizados nas regiões Central, Norte e Sul e são abertos
Atleta do Basquetebol que teve trajetória em Caraguatatuba é convocado pela CBB
A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) convocou atletas das categorias de base para um “Camp” de formação na cidade de Mogi das Cruzes em setembro, entre eles o atleta Bruno Barros Azevedo Graça, da categoria Sub-14. A convocação representa uma oportunidade para o atleta ampliar sua experiência e buscar espaço
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a
GBMAr aguarda 120 inscritos no TAF das 24 vagas de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira (22)
As inscrições presenciais do processo seletivo simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) encerram na próxima terça-feira (22/9), às 8h30, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (antiga Subprefeitura do Porto Novo/Regional Sul) e Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá. De acordo com o
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como
