Pesquisar No Site
Primeira-dama de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor e Comunidade Terapêutica Restitui
Primeira-dama de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor e Comunidade Terapêutica Restitui
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, doutora Talita Carneiro Veneziani da Silva, médica pediatra do município, visitou a Casa Beija-Flor e a comunidade Terapêutica Restitui.

#PraTodosVerem No centro, a Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, à sua esquerda a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Leda Maria Goulart de Oliveira, o presidente da Comunidade Restitui, Evair Ribeiro; à direita, a psicóloga, Claudia Adriane Lopes Ramos; e a assistente social, Veridiana Aparecida Oliveira Moraes.
Na Casa Beija-Flor, Dra. Talita teve a oportunidade de conhecer o projeto “Família Feliz””, que cuida de 69 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade, no serviço de convivência, na sede, no bairro Jardim Jaqueira.
Às segundas e quartas, são atendidas as crianças e terças e quintas os adolescentes, que desenvolvem várias atividades no contraturno escolar, como aulas de música e instrumentos, oficina de mangá, oficina de artes, dança, entre outras.
A presidente do Fundo Social de Caraguatatuba foi recepcionada pela coordenadora geral, Sônia Augusta dos Santos e a assistente social, Mécia Quirino.
Assistiu a duas apresentações musicais, o rap Orgulho, do frequentador do espaço, Samuel Andrey Domingos, 12 anos, cuja letra exalta o orgulho de ser negro em uma sociedade racista, e o rap do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sobre os direitos das crianças e adolescentes.
“Fiquei emocionada e orgulhosa por conhecer estes serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da Casa Beija-Flor, com o Projeto Família Feliz, que tem o apoio do governo municipal. Também tive uma grata surpresa, pois já conhecia algumas crianças que atendi como médica pediatra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Foi maravilhoso revê-las bem”, disse.
Restitui
Outros lugares visitados pela primeira-dama foram as Comunidades Terapêuticas Restitui e Sosaned, que atendem respectivamente o público masculino e feminino, no tratamento para dependência química e álcool.
Na comunidade feminina, no bairro Cidade Jardim, que atende 29 mulheres, Dra. Talita foi recebida pela presidente, Luceli Cotia; a coordenadora, Suelen Simões de Oliveira; a psicóloga, Nayara Bordina; e o assistente social, Ederson Diego de Oliveira.
Na masculina, que acolhe 33 homens, os anfitriões foram o presidente, Evair Ribeiro; a psicóloga, Claudia Adriane Lopes Ramos; e a assistente social, Veridiana Aparecida Oliveira Moraes.
“O serviço de proteção especial de alta complexidade prestado pela Restitui e Sosaned tem um papel fundamental na recuperação de pessoas que enfrentam dependências químicas e tem todo nosso apoio”, declarou a presidente do Fundo Social.
Veja Também Recentes
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do Workshop Algas Marinhas: Cultivo & Cultura, realizado no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião. A atividade foi promovida pelo Projeto Mar é Cultura e reuniu produtores, pesquisadores, comunidade, representantes do poder
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá
Com mais de duas décadas de tradição, a Festa de Iemanjá chega à 42ª edição em Caraguatatuba no dia 5 de dezembro. A celebração será na Praia do Centro com abertura às 19h. Entidades, casas religiosas e grupos que desejam participar podem se inscrever até às 17h do dia 13
CAPSi de Caraguatatuba promove atividades lúdicas durante Mês das Crianças e reforça que “brincar também é cuidar”
Acolhimento, afeto, criatividade e momentos de descontração fizeram parte das ações do Mês das Crianças no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Caraguatatuba. A iniciativa proporcionou experiências lúdicas aos pacientes acompanhados pelo serviço e reforçou a importância do brincar e dos vínculos afetivos no cuidado com a saúde mental
