Pesquisar No Site
Conselho de Turismo de Caraguatatuba exclui evento BeachCar do calendário oficial do município

Conselho de Turismo de Caraguatatuba exclui evento BeachCar do calendário oficial do município
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em sua última reunião ordinária, decidiu, de forma unânime, excluir o evento BeachCar do calendário oficial de eventos de Caraguatatuba. A decisão foi tomada após manifestações contrárias da população, relatórios da Polícia Militar e denúncias encaminhadas ao Ministério Público, que apontaram riscos à segurança, desordem urbana e impactos negativos para a infraestrutura da cidade.
O Presidente do Comtur, Cauê Rubio, enfatizou que a exclusão do BeachCar está alinhada com o planejamento estratégico de turismo da cidade, que prioriza eventos seguros e compatíveis com a infraestrutura urbana.
A Secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, também se manifestou sobre a decisão. “Nossa prioridade é garantir que os eventos promovidos em Caraguatatuba estejam em sintonia com o planejamento turístico sustentável do município. Queremos impulsionar um turismo de experiência, focado na qualidade, na segurança e no respeito à cidade e seus moradores. A exclusão do BeachCar reforça esse compromisso e abre espaço para eventos que realmente agreguem valor ao setor”, explica.
Histórico
O evento, que constava no calendário municipal conforme a Lei 2.677/2023, foi alvo de questionamentos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O órgão solicitou informações ao governo municipal sobre a comunicação prévia e as medidas adotadas para garantir a segurança e o controle do evento. De acordo com os autos do Processo SEI nº 29.0001.0142133.2024-10, a Polícia Militar informou que não houve comunicação oficial por parte da administração municipal sobre a realização do BeachCar em 2024. Além disso, a corporação relatou uma série de ocorrências associadas ao evento, que impactaram a segurança pública e o trabalho operacional do 20º BPM/I.
Em resposta ao Ministério Público, à época, a Prefeitura de Caraguatatuba confirmou que o BeachCar possuía alvará de funcionamento expedido pela Secretaria de Fazenda, mas não esclareceu o motivo da falta de comunicação com a Polícia Militar para fins de fiscalização e controle. Diante disso, o MP instaurou um procedimento para apurar a omissão da administração pública na organização do evento.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza nova feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na 2° edição da Feira de Adoção realizada neste sábado (14), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal,

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

9ª Festa Junina Forró de Todos é neste sábado na Praça do Caiçara
Com o intuito de valorizar as festas tradicionais nordestinas presentes na cultura popular e manter acesa a chama da cultura forrozeira, o Coletivo Forró de Todos realiza sua 9º Festa Junina no sábado, (28/6), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara. A entrada é gratuita e livre para todos

Caraguatatuba reforça eleição do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
A eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê é realizada nesta terça-feira (24), até às 16h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Rua Santos Dumont, 502, Centro. A votação é um passo importante para fortalecer