Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba inicia investigação sobre despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu
Prefeitura de Caraguatatuba inicia investigação sobre despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma ação coordenada entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo e Saúde, além da parceria da Sabesp, para investigar um possível despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu.

#PraTodosVerem: Córrego, com tubulação ao fundo e mato nas laterais, avaliado pelas equipes da Prefeitura e Sabesp(Fotos: Divulgação/PMC)
O alerta surgiu após relatos de moradores da região, que notaram o mau cheiro nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.
Técnicos das diversas secretarias percorreram as ruas do entorno em busca de respostas para a origem do esgoto. Durante a operação, foram identificados vários locais e residências que não possuíam ligação regular à rede de esgoto da Sabesp. Além disso, algumas ligações clandestinas (gatos) foram detectadas, incluindo áreas de núcleo urbano informal, que agravam ainda mais a situação de saneamento no local.

#PraTodosVerem: Equipe técnica avalia situação de despejo de esgoto em córrego no Massaguaçu (Fotos: Divulgação/PMC)
Para reverter essa situação, os profissionais iniciaram um mapeamento detalhado das áreas afetadas, com o objetivo de identificar corretamente os pontos críticos e tomar as medidas necessárias para sanar o problema.
É importante ressaltar que a Prefeitura, em parceria com a Sabesp, está empenhada em um projeto de universalização do saneamento, que prevê a implementação de água e esgoto tratados em 100% do município, até 2029.
A ação busca resolver tanto os problemas imediatos de poluição e saúde pública, como também garantir a qualidade das águas e balneabilidade da praia da Cocanha assim como das demais praias de Caraguatatuba.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Copa da Criança de Futebol 2025 define campeões das séries Ouro, Prata e Bronze neste fim de semana
A Copa da Criança de Futebol 2025 entra na reta final e movimenta o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba, neste sábado (15) e domingo (16) com uma série de jogos decisivos que vão definir os campeões das séries Ouro, Prata e Bronze em diversas categorias de base.
FGV divulga nova classificação após resultado da 2ª avaliação de títulos do magistério do Concurso de 2023 de Caraguatatuba
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da avaliação de títulos complementar e a reclassificação final das funções do magistério do Edital 03/2023 do Concurso Público 01/2023 do governo municipal de Caraguatatuba na Edição 1.738 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta terça-feira (18/11) e no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/prefcaraguatatuba/3.
Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba
Os alunos da EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental promovido em parceria com o Grupo Tamoios, na quinta-feira (23). As apresentações envolveram estudantes das chamadas escolas lindeiras — instituições públicas situadas próximas à Rodovia dos Tamoios, que recebem ações
Projeto Música no Museu retorna e ‘Concertos no Macc’ traz Música de Câmara no dia 7
Criado com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço museal, oferecer um espaço inspirador para a apreciação da música erudita, o “Música no Museu” está de volta ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). A entrada é gratuita e a classificação é livre. Projeto iniciado em
Caraguatatuba adere à campanha Novembro Vermelho e conscientiza contra Câncer de Boca
Devido à alta incidência da doença entre a população masculina, o poder público aderiu à campanha Novembro Vermelho para reforçar a importância da prevenção e cuidados com a saúde bucal. O trabalho de conscientização já foi intensificado nos consultórios odontológicos de todas as Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba e
