Pesquisar No Site

Governo do Estado pede retirada de placa de inauguração da obra inacabada do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê

Destaques
IMG_6804-1
Governo do Estado pede retirada de placa de inauguração da obra inacabada do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê

A obra, entregue no final de 2024, apresenta defeitos de execução e serviços não executados

O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo solicitou ao Governo Municipal, a retirada da placa de inauguração da obra de Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê, na Região Sul de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Trecho inacabado do guarda-corpo do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)

Após o ofício do Dadetur, um servidor da Secretaria de Obras Públicas desparafusou a placa inaugural referente ao Governo do Estado de São Paulo afixada no monumento “Balsa de Canoas” nesta terça-feira (28/1), no Porto Novo.

Apesar de recém-inaugurada, é possível constatar que a obra entregue no final de 2024 apresenta defeitos de execução e serviços não executados. A urbanização do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê, inaugurada no dia 27 de dezembro, recebeu verba do Dadetur, por meio de um convênio firmado com a gestão anterior em 2023.

Em 10 de janeiro, o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e os representantes da diretoria do Dadetur fizeram uma visita técnica às obras da Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê. No dia 16 de janeiro, a assessoria técnica da Secretaria de Turismo e Viagens fez uma vistoria no local.

No dia 17/1, o Dadetur oficiou ao prefeito Mateus Silva e solicitou a retirada da placa de inauguração fixada no monumento “Balsa de Canoas”, em razão da urbanização não estar totalmente concluída e de não apresentar condições adequadas de uso para moradores e turistas.

Obra inacabada

A inauguração da Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê ocorreu no dia 27 de dezembro de 2024, quando foram entregues as obras da calçada, ciclovia, bancos e guarda-corpo. O espaço também recebeu um monumento em homenagem ao “chatão”, embarcação utilizada no transporte de carga do rio até os Portos de São Sebastião e Santos na metade do século passado, além de um farol de navegação na foz do rio.

Quem visita o trecho urbanizado do Molhe Norte recém-inaugurado, constata a falta de acabamento nos seus 1,5 km de extensão.

O guarda-corpo não está totalmente concluído até a foz do rio, apresenta falhas em alguns pontos de solda, rompimento em alguns trechos e peças incompletas fixadas no concreto. As muretas estão com rachaduras e trincas em algumas partes.

As luminárias não foram instaladas na totalidade do trecho urbanizado e alguns pontos de energia estão com a fiação à mostra, com sinais de tentativa de furto de cabos, e conduítes soltos ou não embutidos na mureta.   Ao olhar detalhadamente para estrutura do farol de navegação, é possível notar alguns vergalhões da estrutura expostos.

O trecho que dá acesso à entrada da urbanização do Molhe Norte ainda precisa ser pavimentado e fica enlameado em dias de chuva, dificultando o acesso de pedestres ao local.

Em razão dessas irregularidades, a obra está suspensa e o Governo Municipal notificará a empresa responsável para que providencie os reparos necessários.

O investimento na obra de urbanização do Molhe Norte gira em torno de R$ 7 milhões e desse montante, R$ 6,5 milhões foram obtidos por meio de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O restante da verba é contrapartida do município.

 

Texto: Secretaria de Comunicação

Foto: Luis Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Nota Oficial
Nota Oficial – Vencimento de segurados do CaraguaPrev duplicados

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) informa que nesta sexta-feira (24/10), ao processar o arquivo da folha de pagamento, foi identificado que 45 pensionistas receberam seus vencimentos duplicados. Imediatamente, o instituto acionou o banco credenciado para que fizesse o devido estorno, porém, recebeu a notícia que não

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 24/10/2025
Macc retoma 'Projeto Golfinho de Arte-Educação' e premia produções dos estudantes
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/11/2025
Mostra de Cinema Chinês exibe filme nesta terça na Videoteca Lúcio Braun
Mostra de Cinema Chinês exibe filme nesta terça na Videoteca Lúcio Braun

Integrando a programação da 10ª Mostra de Cinema Chinês, a Videoteca Lúcio Braun exibe nesta terça-feira (18/11), às 18h, o filme ‘O Amor de Mumu’, dirigido por Han Yan. A entrada é gratuita. A mostra comemorativa é produzida e organizada pelo Instituto Confúcio da Unesp, em parceria com o Centro

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/11/2025
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/10/2025
Espaço Hartãt promove imersão cultural com exposição, queima cerâmica e exibição de documentário nesta sexta-feira
Espaço Hartãt promove imersão cultural com exposição, queima cerâmica e exibição de documentário nesta sexta-feira

O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (21/11), às 10h, a abertura da exposição “Cerâmica: Legado Ancestral”, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita. A mostra reúne peças inspiradas em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/11/2025