Pesquisar No Site
Governo do Estado pede retirada de placa de inauguração da obra inacabada do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê
Governo do Estado pede retirada de placa de inauguração da obra inacabada do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê
A obra, entregue no final de 2024, apresenta defeitos de execução e serviços não executados
O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo solicitou ao Governo Municipal, a retirada da placa de inauguração da obra de Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê, na Região Sul de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Trecho inacabado do guarda-corpo do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)
Após o ofício do Dadetur, um servidor da Secretaria de Obras Públicas desparafusou a placa inaugural referente ao Governo do Estado de São Paulo afixada no monumento “Balsa de Canoas” nesta terça-feira (28/1), no Porto Novo.
Apesar de recém-inaugurada, é possível constatar que a obra entregue no final de 2024 apresenta defeitos de execução e serviços não executados. A urbanização do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê, inaugurada no dia 27 de dezembro, recebeu verba do Dadetur, por meio de um convênio firmado com a gestão anterior em 2023.
Em 10 de janeiro, o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e os representantes da diretoria do Dadetur fizeram uma visita técnica às obras da Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê. No dia 16 de janeiro, a assessoria técnica da Secretaria de Turismo e Viagens fez uma vistoria no local.
No dia 17/1, o Dadetur oficiou ao prefeito Mateus Silva e solicitou a retirada da placa de inauguração fixada no monumento “Balsa de Canoas”, em razão da urbanização não estar totalmente concluída e de não apresentar condições adequadas de uso para moradores e turistas.
Obra inacabada
A inauguração da Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê ocorreu no dia 27 de dezembro de 2024, quando foram entregues as obras da calçada, ciclovia, bancos e guarda-corpo. O espaço também recebeu um monumento em homenagem ao “chatão”, embarcação utilizada no transporte de carga do rio até os Portos de São Sebastião e Santos na metade do século passado, além de um farol de navegação na foz do rio.
Quem visita o trecho urbanizado do Molhe Norte recém-inaugurado, constata a falta de acabamento nos seus 1,5 km de extensão.
O guarda-corpo não está totalmente concluído até a foz do rio, apresenta falhas em alguns pontos de solda, rompimento em alguns trechos e peças incompletas fixadas no concreto. As muretas estão com rachaduras e trincas em algumas partes.
As luminárias não foram instaladas na totalidade do trecho urbanizado e alguns pontos de energia estão com a fiação à mostra, com sinais de tentativa de furto de cabos, e conduítes soltos ou não embutidos na mureta. Ao olhar detalhadamente para estrutura do farol de navegação, é possível notar alguns vergalhões da estrutura expostos.
O trecho que dá acesso à entrada da urbanização do Molhe Norte ainda precisa ser pavimentado e fica enlameado em dias de chuva, dificultando o acesso de pedestres ao local.
Em razão dessas irregularidades, a obra está suspensa e o Governo Municipal notificará a empresa responsável para que providencie os reparos necessários.
O investimento na obra de urbanização do Molhe Norte gira em torno de R$ 7 milhões e desse montante, R$ 6,5 milhões foram obtidos por meio de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O restante da verba é contrapartida do município.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Luis Gava/PMC
Veja Também Recentes
Nota Oficial – Vencimento de segurados do CaraguaPrev duplicados
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) informa que nesta sexta-feira (24/10), ao processar o arquivo da folha de pagamento, foi identificado que 45 pensionistas receberam seus vencimentos duplicados. Imediatamente, o instituto acionou o banco credenciado para que fizesse o devido estorno, porém, recebeu a notícia que não
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em
Mostra de Cinema Chinês exibe filme nesta terça na Videoteca Lúcio Braun
Integrando a programação da 10ª Mostra de Cinema Chinês, a Videoteca Lúcio Braun exibe nesta terça-feira (18/11), às 18h, o filme ‘O Amor de Mumu’, dirigido por Han Yan. A entrada é gratuita. A mostra comemorativa é produzida e organizada pelo Instituto Confúcio da Unesp, em parceria com o Centro
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Espaço Hartãt promove imersão cultural com exposição, queima cerâmica e exibição de documentário nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (21/11), às 10h, a abertura da exposição “Cerâmica: Legado Ancestral”, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita. A mostra reúne peças inspiradas em
