Pesquisar No Site
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral

EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita, os alunos da EMEF Maria Aparecida Ujio, aprovados no vestibular do IFSP, Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, Hanna Sophia Aragão Cerqueira, Rayara Letícia da Silva Souza e Lavínia Antunes Silva respectivamente, seguram um cubo de fundo cinza com as letras U em amarelo, J em vermelho, I em branco e O em verde, formando a palavra Ujio. (Foto: Divulgação)
O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15 anos, obteve o primeiro lugar geral neste vestibular. As outras aprovadas são Lavínia Antunes Silva, Hanna Sophia Aragão Cerqueira e Rayara Letícia da Silva Souza.
“Esperava estar entre os primeiros, mas não o 1º lugar. Fiquei muito satisfeito com meu resultado. Estudei bastante em casa e tive apoio dos professores nessa preparação e incentivo. O curso do IFSP será uma oportunidade de obter novos conhecimentos para escolher novos caminhos no futuro”, declarou o adolescente.
A colega Hanna, 15 anos, apesar de ter tido incentivo dos professores e da coordenação da escola, não estava confiante na aprovação. “A prova não foi fácil. Achei que não ia passar. Foi uma ótima surpresa. Agora estou ansiosa para começar o novo curso e no IFSP. Tudo será novidade para mim”, disse.
O diretor da unidade escolar, Fabio Luís dos Santos Coelho, declarou que a escola vem nos últimos oito anos obtendo resultados cada vez melhores, demonstrados pelas notas crescentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dos últimos anos, assim como no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
“O trabalho desenvolvido pela equipe gestora e de professores na escola bateu metas pelo empenho da equipe e também pelos materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, de alto nível. Os frutos a gente colhe com o sucesso dos nossos alunos dentro e fora da escola. Isso foi refletido, inclusive, na aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba”, afirmou Fábio.
Para a professora Vanessa Fernanda, que lecionou em 2023, em duas turmas de 5º ano, o trabalho com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde o início o ano letivo, e a explicação aos alunos e responsáveis sobre a importância do IDEB, foi fundamental para esse resultado.
“Fizemos diversas avaliações e simulados, usando diversas ferramentas pedagógicas e, principalmente, planejamentos que contemplaram a individualidade de cada aluno, observando seu nível de proficiência sempre em evolução. O trabalho com as habilidades do SAEB precisa ser prazeroso para os alunos e professores, daí a importância de metodologias que também, despertem a atenção e o gosto por aprender dos alunos. Foi um trabalho em conjunto com a comunidade escolar”, disse a docente.
IDEB
Em agosto deste ano, a EMEF Maria Aparecida Ujio, ficou em primeiro lugar na classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentre as escolas públicas municipais e estaduais do Litoral Norte.
“No Fundamental 1, tivemos nota 6,6 em 2017, 7,3, em 2019, 6,7 em 2021 e em 2023, divulgado este ano, ficamos com a nota 7,2. No Fundamental 2, tivemos nota 5,8, em 2017, 5,9, em 2018, 6,2 em 2021 e 6,4, em 2023, também publicada este ano. Esse processo contínuo e gradativo nos permitiu, inclusive, sermos a escola que mais se destacou, com a nota mais alta, do Litoral Norte”, ressaltou o diretor da EMEF Maria Aparecida Ujio.
O IDEB foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O IDEB das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em Português e Matemática, nos exames aplicados pelo INEP.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizados a cada dois anos.
As metas são diferenciadas para cada rede e escola. Estados, municípios e escolas devem aumentar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6, no mínimo. Mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir.
No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas preveem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem rapidamente, diminuindo, assim, a desigualdade.
O IDEB, hoje, é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil. O MEC disponibiliza um sistema online de consultas Para que toda a comunidade escolar possa acompanhar a evolução do trabalho feito pelas escolas.
Com os dados do estado, município e o nome da escola, é possível saber as notas obtidas pela unidade desde a criação do índice, até o dado mais recente.
Mais do que apenas ver a média, há outros dados interessantes, como a adequação da formação do corpo docente, um índice de complexidade da gestão escolar, a infraestrutura disponível no local. Além disso, ainda é possível fazer comparação entre unidades.
Veja Também Recentes

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.