Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca equipamentos de atendimento humanizado nesta área

No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca equipamentos de atendimento humanizado nesta área
O Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro, é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Caraguatatuba possui diversos equipamentos de saúde voltados a este tipo de atendimento.

#PraTodosVerem: Fachada do CAPS II (Foto: Divulgação /PMC)
São equipamentos especializados no atendimento da saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II); CAPS-AD; Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege; Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris.

#PraTodosVerem: Fachada do CAPS AD (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo da data é chamar a atenção para necessidade desse cuidado que é fundamental, pois a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e outras drogas ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste ano, o CAPS II realizou cerca de 30 mil atendimentos com assistente social, enfermagem, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, além dos acolhimentos, atendimentos individuais, em grupos e domiciliares, práticas corporais e atenção às situações de crise. Já o CAPS AD foram mais de 14 mil nas mesmas especialidades.
Já o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes realizou este ano, 4.590 atendimentos, entre escutas especializadas e avaliações, visitas domiciliares, terapias em grupo, psicoterapia individual, consulta médica e com assistente social.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão disponíveis para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: fica na Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3883-9081. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD): fica Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil/Protege: fica Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309. Atende apenas crianças ou adolescentes com transtorno mental e casos de violência.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris: para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER: setor de Reabilitação Neuro Infantil fica no prédio do CEM/CEO, no bairro Jardim Primavera e atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas retoma atividades após modernização
A revitalização do Teatro Mario Covas traz de volta o público, que pode ocupar seu lugar e apreciar produções artísticas, exposições, convenções, ações educacionais e culturais com conforto e dignidade. Inaugurado em 2004, o Teatro que já foi referência e excelência por suas instalações e programação de qualidade, recebeu no dia 20 de abril, o novo

Guarda Civil de Caraguatatuba detém indivíduos por furtos no centro e na Rodovia dos Tamoios
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba efetuou duas detenções na última semana em ações distintas de combate ao furto, com o apoio do Centro de Operações Inteligentes (COI) e a colaboração da população. No primeiro caso, um indivíduo foi flagrado após furtar uma bicicleta no centro da cidade. A

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba
Antes mesmo das primeiras notas ecoarem na Praça da Cultura com a 7ª edição do Festival de Jazz, o evento já começa a encantar Caraguatatuba com o projeto “Vem para o Jazz”, uma ação especial que leva música ao ambiente escolar. O projeto promove uma experiência educativa, interativa e cultural

Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade
O Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) de Caraguatatuba promovem a programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba, iniciada na segunda-feira (2). As atividades, voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos e à promoção da sustentabilidade, foram realizadas no Centro