Pesquisar No Site
Escola do Jetuba leva para discussão pedagógica prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Escola do Jetuba leva para discussão pedagógica prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Auracy Mansano, localizada no bairro Jetuba, lembrou o Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com diversas atividades.

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF participam de dinâmica sobre o tema Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A campanha ocorre em 18 de maio e a unidade escolar trabalhou o tema durante toda a semana para alcançar os estudantes de todos os segmentos.
A iniciativa contempla o calendário escolar e prevê ações orientadoras, tendo como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de abuso e exploração sexual nesta faixa etária, além de proporcionar uma reflexão sobre o índice de crianças e adolescentes que vivenciam esse drama.
As professoras Gisele Vareschi, Carla Cândido Gomes de Andrade e Rubia Pauline Rosa planejaram em conjunto as aulas da semana, abordando o tema com as turmas dos sextos aos nonos anos do Ensino Fundamental II.

#PraTodosVerem: Painel do Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A proposta da atividade foi inicialmente realizar uma roda de conversa levantando os conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre o assunto, em seguida compartilharam dois vídeos informativos mostrando os riscos aos quais estão expostos todos os dias nas redes sociais, seja através de jogos online, aplicativos, salas de bate-papo entre outros. Foi mostrada ainda a forma como os aliciadores abordam os menores aproveitando-se de sua vulnerabilidade e exposição nas redes.
No segundo momento, foi proposta a leitura de diversas reportagens (impressas) com a finalidade de levá-los à reflexão de que os abusos também acontecem dentro de casa e, geralmente, o abusador é um familiar.
Como atividade de fixação, eles realizaram a escrita de mensagens, nas quais o objetivo é de conscientizar, alertar e/ou denunciar supostos abusos e casos de exploração utilizando o contato do disque 100 (canal de denúncia).
Para fechar a semana, a unidade escolar elaborou um painel com a “arte” do Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, disponibilizando duas caixas de acrílico com as mensagens escritas por eles, onde, assim, puderam compartilhar dos momentos de fala dos colegas para se informarem e conscientizarem.
“Ao decorrer da semana, pôde-se perceber que as aulas despertaram bastante interesse por parte dos estudantes, aos lerem as notícias sobre as diversas maneiras envolvendo a prática de abuso e exploração sexual notou-se um espanto, já que muitos desconheciam essa realidade. Acredita-se que este ano mais um passo foi dado em direção à mobilização, sensibilização e orientação à sociedade para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Acredito ter sido um momento proveitoso, descontraído e de muito aprendizado, que levaremos para a vida”, destacou a professora coordenadora mediadora, Gisele Vareschi.
Veja Também Recentes
Espetáculo “Prisma – Eu Sou Assim” é destaque no Teatro Mario Covas
“Prisma – Eu Sou Assim” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira (9/4), às 19h. O espetáculo da Cia. Terralina tem entrada gratuita, e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A companhia dá continuidade às suas investigações sobre temas contemporâneos, desta vez com um trabalho sobre
Lei dos cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba tem nova audiência no Legislativo na segunda-feira
A segunda audiência pública do projeto de lei complementar que altera parcialmente a LC nº 93/2022 (que dispõe sobre a concessão e normatização dos serviços funerários no âmbito do Município de Caraguatatuba e dá outras providências) será na próxima segunda-feira (13/4), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no
Eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano ocorre nesta terça-feira em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza na terça-feira (7), das 14h às 17h, a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) para o biênio 2026/2027. A votação será na sede da Secretaria de Urbanismo, no bairro Sumaré, e é aberta a todos os cidadãos maiores de idade com título de
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 11 aprovados do processo seletivo de agente de apoio escolar
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 11 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima quinta-feira (2/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos
Caraguatatuba realiza encontros especiais gratuitos na semana do “Todos por Elas”
A partir desta terça-feira (24), as mulheres empreendedoras do Litoral Norte têm a oportunidade de participar do “Todos por Elas”, onde haverá capacitação, conexão e fortalecimento do empreendedorismo feminino. O evento é realizado pelo Sebrae-SP, Prefeitura de Caraguatatuba e pelo governo Federal por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa
