Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade
Caraguatatuba oferece oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade
Iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Programa Saúde em Primeiro Lugar e Instituto Surfé
O programa Saúde em Primeiro Lugar, em parceria com o Instituto Surfé, está desenvolvendo um trabalho significativo em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, ao proporcionar um ciclo de palestras voltado para meninos e meninas de 8 a 15 anos, residentes em contextos de vulnerabilidade social. A iniciativa oferece aos jovens participantes orientações sobre cuidados com a saúde física e mental, utilizando abordagens inovadoras e interativas.
Os encontros são semanais e abrangem tópicos importantes, como alimentação saudável, riscos associados a vícios e dependências químicas, além de estratégias para lidar com emoções. A programação inclui atividades lúdicas como oficinas de nutrição e dinâmicas de bingo, para abordar emoções de forma mais acessível e envolvente.
Profissionais de diferentes áreas, incluindo nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, conduzem as palestras, promovendo uma abordagem multidisciplinar de cuidados com a saúde. A diversidade de temas e métodos estimula as crianças a participarem ativamente, compartilhando suas experiências e preocupações relacionadas ao seu cotidiano.
O Instituto Surfé, parceiro do programa, trabalha com voluntários que oferecem aulas de surf para as crianças, criando um ambiente acolhedor e inclusivo. Shirley Marcondes, enfermeira coordenadora do Saúde em Primeiro Lugar, comenta que as crianças interagem bastante durante as atividades, trazendo exemplos de suas próprias vidas para enriquecer as discussões.
O Saúde em Primeiro Lugar é uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba para promover a saúde e prevenir doenças. Nos primeiros três meses de 2024, já foram realizadas cerca de 150 atividades gratuitas, com a participação de mais de 2 mil pessoas de todas as faixas etárias, destacando o impacto significativo e o alcance do programa na promoção de uma vida mais saudável para a população.
Veja Também Recentes
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das
Semana de Valorização da Pessoa Idosa traz show gratuito da cantora Wanderléa na Praça da Cultura
Wanderléa, uma das vozes que marcaram a Jovem Guarda, se apresenta nesta quinta-feira (1º), às 19h, na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Aos 82 anos, a cantora leva ao palco sucessos como “Foi Assim”, “Sentado à Beira”, “Ternura”, “Prova de Fogo” e “Pare o Casamento”. A entrada é gratuita. Ao
Posse da CIPA Gestão 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba é transferida para 9 de outubro
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será no dia 9 de outubro, às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá, conforme o Comunicado da Comissão Eleitoral, publicado na Edição 1.975 do
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em
