Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com a unidade ‘Protege’ com atendimento à criança e ao adolescente vítima de violência

Caraguatatuba conta com a unidade ‘Protege’ com atendimento à criança e ao adolescente vítima de violência
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca a unidade ‘Protege’, um serviço pioneiro no Litoral Norte de atenção à saúde da criança e do adolescente vítima e/ou testemunha de violência, atuando de forma a garantir um atendimento acolhedor.
O Protege foi inaugurado em 2019, com objetivo principal de promover a escuta especializada, que é o procedimento de entrevista sobre a situação de violência com criança ou adolescente junto ao profissional da rede de proteção.
Durante a entrevista, o relato é limitado estritamente ao necessário da proteção e inserção do atendimento em rede, evitando que a vítima passe por diversos órgãos para relatar o acontecido por várias vezes. Com o ‘Protege’ é proporcionado assistência e acolhimento no primeiro atendimento.
As notificações compulsórias de violências contra criança ou adolescente elaboradas pela rede de proteção (unidades de ensino, serviços de saúde, serviços de assistência social, sistema de garantia de direitos – Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública), entre outros, são encaminhadas à Vigilância Epidemiológica do município, que ao receber a ocorrência registra no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e envia uma cópia da notificação à Unidade Protege e ao Conselho Tutelar.
O local oferece atendimento com profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, psiquiatria, serviço social e pediatria.
Neste ano, foram realizados 158 procedimentos de escuta especializada e a unidade conta com 250 prontuários ativos.
Denúncia
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular).
Além do Disque 100, as denúncias podem ser realizadas nas escolas municipais e estaduais, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia. Todos os profissionais desses equipamentos passaram por capacitações para identificar situações de violência e realizar a notificação compulsória.
O Protege está localizado na Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro, telefone: 3883-1309. No mesmo prédio funciona também o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil.
Veja Também Recentes

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (20/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, um encontro literário com a escritora Beatriz Vaz e o ilustrador Adriano Art. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),