Pesquisar No Site

Prazo de emissão, transferência ou regularização de título eleitoral termina em 8 de maio

Publicado em: 17/04/2024
Destaques
Prazo de emissão, transferência ou regularização de título eleitoral termina em 8 de maio
Prazo de emissão, transferência ou regularização de título eleitoral termina em 8 de maio

O período para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, fazer transferência ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro encerra no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a biometria cadastrada.

#PraTodosVerem: Título eleitoral em papel comum, com o recurso do QR Code (Divulgação/TSE)

O atendimento presencial no Cartório Eleitoral vai das 11h às 17h e é por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. Eleitores sem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não podem utilizar os serviços do Título Net (autoatendimento eleitoral), ou seja, o atendimento para essas pessoas ocorre exclusivamente de forma presencial.

Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral é fechado para organização das eleições para prefeito e vereadores no dia 6 de outubro. O eleitor pode saber se está em dia com a Justiça Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba “Situação Eleitoral”, após digitar o número do título, CPF ou nome.

Os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 6 de outubro, também já podem tirar o título.  O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.

Até o momento Caraguatatuba conta com 510 eleitores alistados com 16 anos completos e 17 anos de idade. A cidade ainda possui 1.356 eleitores acima de 69 anos.  Atualmente, o município totaliza 100.844 eleitores.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775, no Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). O atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.  Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398 ou pelo e-mail ze206@tre-sp.jus.br.

Biometria

Vale lembrar que os eleitores que não fizeram a biometria mas têm situação eleitoral regular poderão votar normalmente. A biometria é necessária apenas para a conclusão das operações de alteração no cadastro e de novos alistamentos. Portanto, os jovens que vão tirar o título devem comparecer ao cartório para a coleta.  Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, biometria, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE/SP, ligando para o número 148.

Documentação

Tanto no atendimento presencial quanto online da Justiça Eleitoral, é necessário ter em mãos a seguinte documentação:

– Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);

– Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;

– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja); e

– No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba

Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 28/08/2026
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (30) a última edição da temporada do programa Rua da Família, levando esporte, cultura, lazer e serviços gratuitos para a Avenida da Praia, no Centro. A programação ocorre das 8h às 12h com participação aberta a moradores, turistas e visitantes. Durante a manhã,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia

Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026
GBMAr aguarda 120 inscritos no TAF das 24 vagas de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira (22)
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba

Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Sem categoria Publicado em 10/09/2026