Pesquisar No Site

Hospital Regional em Caraguatatuba completa quatro anos e já realizou 150 mil atendimentos e 12 mil cirurgias

Publicado em: 03/04/2024
Destaques
Hospital Regional em Caraguatatuba completa quatro anos e já realizou 150 mil atendimentos e 12 mil cirurgias
Hospital Regional em Caraguatatuba completa quatro anos e já realizou 150 mil atendimentos e 12 mil cirurgias

Referência em média e alta complexidade na região, o Hospital do Litoral Norte de São Paulo “Francine Maia França” (HRLN), em Caraguatatuba, oferece especialidades como oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia.

Em abril, o HRLN completa quatro anos de existência e passou a funcionar com sua capacidade plena há cerca de dois anos.

Neste período realizou mais de 150 mil atendimentos, 916 mil exames, 12 mil cirurgias e mais de 40 mil tratamentos clínicos em oncologia (hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia).

Os dois primeiros anos de funcionamento do Hospital foram exclusivamente para atendimento a pacientes com COVID.

A Unidade é referência para os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, bem como cidades vizinhas. Recentemente foi implantado no Hospital o serviço de oftalmologia, que vai permitir desonerar unidades hospitalares de outras localidades para onde os pacientes eram encaminhados até agora.

O HRLN é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerida desde sua inauguração pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Em 2023, o Hospital conquistou o selo de Acreditado Pleno nível 2, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecido como a principal certificação de qualidade no âmbito da saúde no Brasil. O HRLN é reconhecido também como Hospital Amigo do Ambiente, certificado concedido a organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do SUS. A Unidade dispõe de mais de 1.4 mil profissionais nas áreas assistenciais e administrativas, além das empresas terceirizadas e prestadores de serviços.

De acordo com o diretor executivo Gustavo Cursino, o HRLN oferece excelência no atendimento ao paciente devido ao empenho e dedicação das equipes, ‘‘parabéns a todos por fazerem a diferença a cada dia’’, ressalta. Para Sandra Marcondes, diretora operacional da unidade, as equipes vivenciam muitos desafios que contribuem para o fortalecimento profissional de todos.

‘‘Nosso muito obrigada a todos os profissionais que estão em constante desenvolvimento e treinamento para garantir um serviço cada vez mais humanizado à população da nossa região’’, declara.

O Hospital é regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Possui capacidade de 146 leitos de enfermaria, 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 16 leitos dia. E ainda conta com o Serviço de Apoio Diagnóstico-Terapêutico, com exames de ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico; endoscopioa (digestiva alta); holter; mamografia; MAPA; ressonância; tomografia e ultrassonografia. Oferece também ambulatório com mais de 20 especialidades médicas, como clínica médica, cuidados paliativos, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, além de especialidades cirúrgicas, como cirurgia pediátrica e cirurgia plástica.

“Nesses quatro anos, o Hospital Regional foi um grande alicerce para que Caraguatatuba e o Litoral Norte tivessem uma retaguarda importante de alta complexidade. O HR é uma conquista do Litoral Norte”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024