Pesquisar No Site
Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão no feriado do Dia do Trabalho e final de semana

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão no feriado do Dia do Trabalho e final de semana
O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba vai abrir nesta quarta-feira e nos próximos sábado e domingo (1º, 4 e 5/5), das 11h às 17h, para atender quem precisa tirar ou regularizar o título para votar nas Eleições Municipais de 2024. O atendimento é por ordem de chegada e sem a necessidade de agendamento prévio.

#PraTodosVerem: Uma servidora e um servidor do Cartório Eleitoral de Caraguatatuba atendem dois homens sentados e uma mulher que está em pé (Foto: Divulgação/PMC)
Além dos plantões do feriado do Dia Internacional do Trabalho e do final de semana, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, funciona com horário estendido na quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira (2, 3, 6, 7 e 8/5), das 9h às 17h.
Quem for votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro tem até o dia 8 de maio (quarta-feira) para tirar título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação no Cartório Eleitoral ou por meio do autoatendimento eleitoral para eleitores com a biometria cadastrada. Eleitores sem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não podem utilizar os serviços do Título Net (autoatendimento eleitoral), ou seja, o atendimento para essas pessoas ocorre exclusivamente de forma presencial.
Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral é fechado para organização das eleições para prefeito e vereadores no dia 6 de outubro. O eleitor pode saber se está em dia com a Justiça Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba “Situação Eleitoral”, após digitar o número do título, CPF ou nome.
Os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 6 de outubro, também já podem tirar o título. O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.
Até o momento Caraguatatuba conta com 510 eleitores alistados com 16 anos completos e 17 anos de idade. A cidade ainda possui 6.573 eleitores com idades entre 70 e 79 anos e 1.356 acima de 79 anos. Atualmente, o município totaliza 100.844 eleitores. Desse montante, 89.331 eleitores possuem a biometria cadastrada e 11.513 estão sem biometria.

#PraTodosVerem: Mão segura Título de Eleitor na frente de uma urna eletrônica (Foto: Divulgação/TRE/AL)
O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775, no Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). O atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398 ou pelo e-mail ze206@tre-sp.jus.br.
Biometria
Vale lembrar que os eleitores que não fizeram a biometria mas têm situação eleitoral regular poderão votar normalmente. A biometria é necessária apenas para a conclusão das operações de alteração no cadastro e de novos alistamentos. Portanto, os jovens que vão tirar o título devem comparecer ao cartório para a coleta. Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, biometria, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE/SP, ligando para o número 148.
Documentação
Tanto no atendimento presencial quanto online da Justiça Eleitoral, é necessário ter em mãos a seguinte documentação:
– Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
– Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja); e
– No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.
Veja Também Recentes

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

Governo Municipal de Caraguatatuba adere à plataforma de contratação de serviços de MEIs locais
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu à adesão da cidade à plataforma federal Contrata+Brasil, que simplifica a contratação direta de microempreendedores individuais (MEIs) locais para serviços de manutenção e reparos de pequeno porte em bens móveis e imóveis das secretarias municipais. Em Caraguatatuba, a gestão do Contrata+Brasil é de responsabilidade da

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores