Pesquisar No Site
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas.
Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga nos serviços de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado há uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral, por isso, a necessidade de adiantar a campanha para proteger a população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que se tenha uma população protegida antes do inverno.
A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Quem pode se vacinar:
Crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
As vacinas são disponibilizadas em todas as UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.
Veja Também Recentes
Fundo Social realiza curso de “Pães Artesanais” gratuito para mães do projeto “Colcha de Retalhos” da APAE
O Fundo Social de Caraguatatuba reativou a padaria artesanal em suas dependências e para inaugurá-la ofereceu, gratuitamente, o curso de “Pães Artesanais” para mães do projeto Colcha de Retalhos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que oferece cuidados e acolhimentos àquelas que se dedicam aos filhos com
Guarda Civil de Caraguatatuba detém motorista de aplicativo após suspeita de apropriação indébita de notebook
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para atender a uma ocorrência de suposta apropriação indébita no bairro Jardim Aruan durante patrulhamento preventivo na região central na manhã de segunda-feira (4). De acordo com a denúncia, o suspeito, motorista de aplicativo, teria aceitado
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada no Massaguaçu com plantio de árvores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a recuperação de uma área degradada no Massaguaçu, na Região Norte, que vinha sendo utilizada de forma irregular para o descarte de resíduos. O local, que antes apresentava acúmulo de lixo e comprometia o meio ambiente e a
Revitalização do corrimão da trilha da Pedra do Jacaré na Prainha entra na fase de acabamento
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba está na fase final da revitalização do corrimão da trilha de acesso à Pedra do Jacaré, na Prainha. O serviço envolve a reinstalação da ferragem do guarda-corpo ao longo da escadaria e pintura. O objetivo da recolocação do corrimão é garantir
Caraguatatuba registra pico de 50 mil pessoas em apresentação aérea e shows marcam aniversário da cidade
Caraguatatuba comemora o resultado positivo dos shows que animaram o aniversário de 169 anos da cidade entre os dias 17 e 20 de abril. Durante quatro dias, a programação reuniu turistas e moradores em apresentações musicais gratuitas e um show aéreo que concentrou o maior público do período. As apresentações