Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba segue Estado e decreta emergência por causa da dengue

Publicado em: 14/03/2024
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba segue Estado e decreta emergência por causa da dengue
Prefeitura de Caraguatatuba segue Estado e decreta emergência por causa da dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta quinta-feira (14/3) no Diário Oficial do Município (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/03/Edital_1263.pdf) o Decreto nº 1.945 de 13 de março de 2024, que declara situação de emergência em saúde pública no município devido à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O município segue o Governo do Estado que já havia decretado situação de emergência em todo território paulista em 5 de março. A medida, recomendada pelo Centro de Operações de Emergências veio após o Estado alcançar 300 casos por 100 mil habitantes no começo de março.

Caraguatatuba entrou em epidemia, de acordo com os critérios definidos pelo Estado, por ter crescimento significativo de casos por quatro semanas consecutivas.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município registrou até o momento 601 casos positivos para dengue e ainda tem 154 casos aguardando resultado. Além disso, há dois casos suspeitos em investigação para chikungunya.

Com a epidemia, o município poderá contabilizar como caso positivo para dengue o fato de todo e qualquer paciente que for atendido nas unidades hospitalares apresente febre e pelo menos mais dois sintomas característicos da doença, sem que haja a necessidade de um teste rápido ou exame de sorologia e plaquetas.

O decreto segue as orientações das ações já em andamento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo no combate às arboviroses, entre elas, adoção de medidas administrativas necessárias a contenção da doença, aquisição de insumos e bens, bem como a contratação de serviços necessários ao atendimento de pacientes.

Pelo decreto, estão previstas ainda a alocação de servidores para atuarem no combate ao mosquito transmissor, nas ações de vigilância em saúde, bem como na assistência aos pacientes com arbovirose.

Além disso, caberá o Comitê Técnico de Enfrentamento de Arboviroses – Sala de Situação, elaborar as diretrizes gerais para a execução de medidas de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública, bem como editar normas complementares.

“As mudanças climáticas causadas pelo fenômeno El Niño, com aumento de chuvas e temperaturas mais altas, juntamente com um Índice de Densidade Larvária acima do ideal, contribuem para a situação epidemiológica atual e o aumento de casos e, por isso, a necessidade de decretar emergência e juntarmos forças para combater o mosquito transmissor da dengue”, destaca o secretário de Saúde, Gustavo Boher.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Festival de Vôlei de Praia reúne 24 equipes e abre programação do Caraguá Agita Esportes
Festival de Vôlei de Praia reúne 24 equipes e abre programação do Caraguá Agita Esportes

O Festival de Vôlei de Praia Masculino movimentou a Arena do Indaiá no último fim de semana (6 e 7) e marcou mais uma etapa do programa Caraguá Agita Esportes 2026, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição reuniu 24 equipes e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/06/2026
Expediente da Prefeitura de Caraguatatuba encerra meio-dia nesta segunda-feira
Expediente da Prefeitura de Caraguatatuba encerra meio-dia nesta segunda-feira

A Seleção Brasileira de Futebol enfrenta o Japão,  2º colocado do Grupo F, na próxima segunda-feira (29/6), às 14h, no Estádio de Houston (Texas/EUA), pela 2ª fase do mundial (1/16 avos de final – eliminatórias). A disputa vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo dos Estados

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/06/2026
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais estagiários de Direito aprovados no processo complementar de 2025
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais estagiários de Direito aprovados no processo complementar de 2025

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis aprovados do curso de Direito a partir do 5º Semestre do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/6), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/06/2026
WhatsApp Image 2026-07-01 at 17.27.41
Palestra sobre autismo e saúde bucal fortalece rede de apoio a pais atípicos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30/6), a palestra “O autismo e o cuidado com a saúde bucal” no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Ministrada pela cirurgiã-dentista Dra. Lucimara de Oliveira, a atividade forneceu orientação especializada e suporte às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/07/2026
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Álvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 10/06/2026