Pesquisar No Site

Mulheres representam 68,75% do funcionalismo público e cidade se destaca em equipamentos exclusivos

Publicado em: 08/03/2024
Destaques
Mulheres representam 68,75% do funcionalismo público e cidade se destaca em equipamentos exclusivos
Mulheres representam 68,75% do funcionalismo público e cidade se destaca em equipamentos exclusivos

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba traz um levantamento importante que mostra a importância delas também no serviço público.

Dados da Secretaria de Administração apontam que dos 5.765 da Prefeitura de Caraguatatuba, mais de 68% são mulheres.

São 1.801 servidores homens e 3.964 mulheres, incluindo trabalhadoras em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), estatutárias, em comissão, servidoras cedidas, Conselho Tutelar, PEAD (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego), estagiárias e contratadas por prazo determinado.

Em vínculo estatutário há uma relevante diferença entre as pessoas empregadas: 2.956 mulheres, cerca de 1.555 a mais que os homens.

O Conselho Tutelar também é um órgão com predomínio feminino e o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) é outro que chama a atenção, com 229 mulheres à frente do serviço em relação aos homens, que são 48.

A valorização da mulher é importante nesse processo e elas conduzem boa parte dos setores da Prefeitura, sejam em cargos de chefia, coordenação, diretoria, secretárias adjuntas e secretárias.

Somente entre o primeiro e segundo escalão da gestão são várias profissionais exercendo essas funções na Saúde, Assistência Social, Fazenda, Comunicação, Educação, Fundo Social de Solidariedade, Meio Ambiente, entre outras.

“As mulheres têm um papel fundamental nos serviços oferecidos pela Prefeitura. A sensibilidade e o carinho delas são importantes no acolhimento de munícipes. O meu muito obrigado a todas as mulheres que fazem a diferença na sociedade”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

Equipamentos

A gestão do prefeito Aguilar Junior mostra sua preocupação com as mulheres e a cidade é destaque regional em projetos e na entrega de equipamentos exclusivos para elas.

Um deles é o Ciam (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), inaugurado em 2017, e que foi muito importante para atender a mulher vitimizada, já que cresceram as estatísticas da violência contra a mulher dentro de sua própria casa, no período de quarentena.

O município ganhou ainda a Casa de Acolhimento às Vítimas de Violência e criou o APP “Caraguá pra Elas”, onde consta um botão de acionamento para mulheres que se encontram com medidas protetivas.

Outro importante serviço oferecido é o Pró-Mulher (Centro de Referência da Mulher). No local está também outra estrutura que acolhe não só a mulher, mas a futura mamãe e seu filho, que é o Banco de Leite Humano.

Na área de acolhimento, as mamães grávidas em vulnerabilidade são assistidas pela equipe do Fundo Social de Solidariedade por meio dos kits enxovais compostos de 20 peças, entre macacão, body, pacote de fraldas, toalhas de banho e rosto, lençol, cobertor e meias.

Nesta gestão, cursos de qualificação profissional são oferecidos especialmente para as mulheres, formando verdadeiras empreendedoras através da parceria com o Sebrae Mulher Empreendedora.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez volta a fazer um apelo à população que entre na campanha contra o descarte irregular de inservíveis, lixo e entulhos. A foto que ilustra esta página é de uma área no bairro do Tinga, região Centro/Norte da cidade. Trata-se de um ponto onde

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 25/04/2024