Pesquisar No Site
CEAMI comemora mais um ano de funcionamento e é referência para coleta de leite materno na região
CEAMI comemora mais um ano de funcionamento e é referência para coleta de leite materno na região
O Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba comemora mais um ano de existência nesta sexta-feira (16). São pelo menos 50 mil atendimentos realizados e diversos avanços, como a implantação do Banco de Leite Humano, em 2018.

#PraTodosVerem: Sala de espera com poltronas rosas e azuis e pintura na parede que simboliza três fases da mulher (Foto: Divulgação/PMC)
A abertura do CEAMI teve como objetivo principal conscientizar e apoiar mães que praticam amamentação exclusiva no peito até o sexto mês e sua continuidade até dois anos ou mais, buscando o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação de personalidades sadias nas crianças.
Além disso, este vínculo favorece a prevenção contra a violência doméstica, por meio de aulas como Shantala Bebê, Banho de Ofurô, Curso de Gestante, Hora da Papinha e diversos grupos educativos. Neste período, cerca de 800 grupos foram realizados.

#PraTodosVerem: Sala de espera com poltronas rosas e azuis e pintura na parede que simboliza três fases da mulher (Foto: Divulgação/PMC)
Ainda nesse período, a unidade ganhou nova estrutura física aconchegante com arquitetura singela e acolhedora em um espaço próprio para mulher no Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher.
Diante da necessidade que o município apresentava, a unidade expandiu com a implantação do Banco de Leite Humano, em 2018, tornando-se referência para coleta de leite materno e distribuição do leite materno doado para UTI Neonatal Regional. Até o momento, são 811 recém-nascidos prematuros que usufruíram do leite pasteurizado e quase 900 litros de leite distribuídos.
Para o secretário de saúde, Gustavo Boher, este é mais um projeto que coloca Caraguatatuba como referência na área da saúde, valorizando a importância da amamentação e do vínculo familiar.

#PraTodosVerem: Sala de espera com poltronas rosas e azuis e pintura na parede que simboliza três fases da mulher (Foto: Divulgação/PMC)
Para participar os pais podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano/Centro de Atendimento Materno Infantil, localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.135 – Sumaré. Mais informações no telefone (12) 3897-3510.
O espaço também conta com número de whatsapp para facilitar a comunicação e orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Horários dos grupos
Shantala Bebê (Massagem para bebê) – Toda sexta-feira às 16h
Banho de Ofurô (Banho de balde) – Toda sexta-feira às 16h30
Curso de Pais – Toda primeira quinta-feira do mês às 18h
A Hora da Papinha – Toda primeira segunda-feira do mês às 14h30
Veja Também Recentes
Sepedi realiza formatura unificada dos alunos das turmas do curso de LIBRAS Básico, Intermediário e Avançado
Alunos dos cursos de Língua Brasileira de Sinais oferecido, gratuitamente, pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, das turmas Básico, Intermediário e Avançado, receberam sua certificação de conclusão, na segunda-feira (8). O objetivo da Sepedi ao oferecer a capacitação é o de promover
Banco de Alimentos fortalece segurança alimentar em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba reforçou seu papel na promoção da segurança alimentar e no combate ao desperdício durante o primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, o equipamento recebeu 2,62 toneladas de alimentos, destinadas ao atendimento a instituições assistenciais do município. Outro destaque do
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro
Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque em Caraguatatuba neste sábado
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (20/6), às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos, integrando a temporada 2026. Até o fim do mês, estão previstas 59 apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo. Sob a regência do maestro
Programa Trânsito Legal encerra ciclo de formação cidadã para alunos da EMEF Professor Oswaldo Ferreira
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Educação, promoveu uma blitz educativa com alunos do 4º ano da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, marcando o encerramento das atividades do projeto. A ação buscou reforçar a formação cidadã