Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba adquire trator para fortalecer agricultura familiar

Prefeitura de Caraguatatuba adquire trator para fortalecer agricultura familiar
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (31/1) um trator novo para expandir as atividades de assistência aos agricultores familiares do município.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior, secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e secretário de Serviços Públicos, a frente do trator adquirido que será utilizado na Patrulha Agrícola
O equipamento foi recebido no pátio da Secretaria de Serviços Públicos pelo prefeito Aguilar Junior, pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro Caetano, e pelo secretário de Serviços Públicos, Marcelo Pereira.
A compra do trator teve como objetivo atender o Convênio Federal nº 890309/2019, que prevê aquisição de equipamentos necessários para o programa Patrulha Agrícola.
A intenção é de criar mecanismos adequados para o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais na região. A produção familiar, especialmente na pecuária leiteira e na produção de frutas e vegetais, tem se destacado.
Desde 1988, os produtores têm trabalhado em conjunto em uma associação para vender a produção, desempenhando um papel fundamental na melhoria das condições de vida dos produtores rurais.
Os benefícios são, principalmente, fortalecer a agricultura familiar, apoiar melhorias nas propriedades rurais, desenvolver cadeias produtivas, apoiar pequenos agricultores, acessar novos mercados e promover a sustentabilidade da atividade.
Além disso, a Prefeitura anunciou a celebração do Convênio Federal nº 948381/2023, que destina recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Este convênio fornece assistência técnica e extensão rural aos aquicultores do município.
“A aquisição deste trator representa um passo significativo para o fortalecimento da agricultura familiar em Caraguatatuba, bem como para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento econômico das famílias nas áreas rurais do município”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro Caetano.
Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, explicou que o equipamento servirá como incremento das famílias que trabalham com agricultura familiar. “São cerca de 150 famílias que recebem apoio e poderão agora preparar a terra para produzir e vender seus produtos, inclusive, que servirão para a alimentação escolar”, disse.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área