Pesquisar No Site

Janeiro Roxo: Agentes Comunitários de Saúde são capacitados para busca ativa de casos de hanseníase

Publicado em: 30/01/2024
Janeiro Roxo: Agentes Comunitários de Saúde são capacitados para busca ativa de casos de hanseníase
Janeiro Roxo: Agentes Comunitários de Saúde são capacitados para busca ativa de casos de hanseníase

Em continuidade às ações da Campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (30), capacitação para mais de 100 agentes comunitários de saúde, sobre a importância de ter um olhar especial voltado para possíveis casos de hanseníase durantes as visitas domiciliares.

#PraTodosVerem: Profissionais sentados em auditório durante capacitação ministrada pela enfermeira (Foto: Divulgação/PMC)

A ideia é ampliar a detecção de casos de hanseníase por meio de ações direcionadas, através da capacitação dos profissionais de saúde, para o diagnóstico e tratamento da hanseníase.

A secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, explica sobre a importância de identificar esses casos. “O município possui um setor especifico para o tratamento de casos de hanseníase, por isso, o diagnóstico deve ser rápido e quanto antes detectar, melhor será o tratamento”.

Em 2023, foram notificados 21 novos casos de hanseníase em Caraguatatuba e 13 seguem em tratamento medicamentoso. Caraguatatuba possui dentro do CEM-CEO um setor específico para o tratamento desta doença, com atendimento de uma médica dermatologista e enfermeiros capacitados neste assunto.

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Ela atinge pele e nervos, gera redução da força muscular e produz manchas, sensações como formigamento, dormências e outras formas de perda de sensibilidade.

A doença sempre foi cercada de preconceito e foi chamada, durante muito tempo, de “lepra”. Conscientizar a população sobre esse termo pejorativo é um dos intuitos da campanha, além de desmascarar mitos sobre como ela é transmitida.

Sinais e sintomas:

– sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

– áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;

–caroços e placas em qualquer local do corpo;

– diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Como se transmite?

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.

Como tratar?

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Como se prevenir?

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez volta a fazer um apelo à população que entre na campanha contra o descarte irregular de inservíveis, lixo e entulhos. A foto que ilustra esta página é de uma área no bairro do Tinga, região Centro/Norte da cidade. Trata-se de um ponto onde

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 25/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024