Pesquisar No Site

GCM de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 60 mil ações de segurança na cidade

GCM de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 60 mil ações de segurança na cidade
GCM de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 60 mil ações de segurança na cidade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no ano de 2023, mais de 60,5 mil atividades realizadas, entre ocorrências, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outras. O trabalho da Guarda reflete positivamente nos dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que apontam uma sensível queda nos índices de violência no município.

#PraTodosVerem: Três GCMs de costas, ao lado de uma viatura em praça central da cidade (Foto: Divulgação/PMC)

No trabalho nas ruas, em 2023, a GCM registrou 79 ocorrências, 384 ocorrências resolvidas no local, 44 indivíduos presos, 24 situações de flagrante, 575 rondas em pontos turísticos, 12.315 rondas escolares, 26 veículos/motos recuperados, além de 39.914 pontos de visibilidade (rondas e estacionamento em locais públicos) e 119 bloqueios realizados em parceria com a Polícia Militar. Foram contabilizadas 16 ocorrência relacionada à Lei Maria da Penha e ainda 628 ações em apoio às secretarias municipais,

Em atuação conjunta com a GCM, o Centro de Operações de Inteligência (COI) registrou 33 veículos recuperados em 2023 (roubo – 1; placa adulterada – 8; furto – 14; estelionato – 6; dublê – 4).  Além disso, foram registrados 17 acionamentos do Botão S.O.S. Caraguá Prá Elas e dois flagrantes de descumprimento de medidas protetivas. Por meio do 153, foram atendidos 368 chamados.

E para referendar a vocação de ser protetora do cidadão, no final de julho do ano passado, integrantes da GCM, salvaram a vida de uma criança de 1,9 ano. Os GCMs encontraram a criança engasgada e desacordada, momento em que um dos integrantes da corporação iniciou a Manobra de Heimlich (tração abdominal), conseguindo desengasgar o bebê com os primeiros socorros.

Dados da SSP

Dados comparativos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma queda nos índices de criminalidade, referentes às ocorrências de 2022 e 2023. Destacando que a GCM foi implantada em dezembro de 2022.

As estatísticas da SSP apontam que os furtos tiveram uma queda considerável, passando de 1.738 em 2022 para 1.558 em 2023. Já os roubos caíram de 354 em 2022 para 330 em 2023, assim como os roubos de veículos, passando de 31 no ano passado para 17 este ano. Os furtos de veículos foram de 136 em 2022 para 113 em 2023.

Mais dados indicam que houve diminuição nos casos de estupro (de 89 em 2022 para 76 em 2023) e de vítimas de homicídio doloso (31 em 2022 e 28 em 2023). Tentativas de homicídio foram 32 em 2022 e igualmente em 2023. Já o índice de lesão corporal dolosa também está em queda, saindo de 638 casos em 2022 para 629 em 2023.

Benfeitorias para mais segurança

Diversas benfeitorias foram implantadas em 2023, que vão desde o trabalho da GCM em apoio a Polícia Militar, como também criação do Centro de Operações e Inteligência (COI), espaço em que é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar: AFT, GCM e PM as áreas que possuem as câmeras de monitoramento, uma importante ferramenta na prevenção de crimes e ocorrências de acidentes.

Além disso, com a GCM, o patrulhamento preventivo nas escolas foi intensificado e o atendimento de vítimas de violência passou também a ser feito por meio dos aplicativos SOS Escola e Caraguá Pra Elas, com a implantação do botão do pânico.

Os investimentos na corporação prosseguem e a GCM, formada hoje por 63 integrantes, recebeu uniformes, armamentos, viaturas e motos. Periodicamente a GCM tem também recebido formação por meio de palestras e cursos de aperfeiçoamento.

Mais de um ano de GCM

A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 61 integrantes, sendo sete mulheres, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal;  apoiar  e construir parcerias com os demais órgãos municipais.

 Serviço

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024