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Atores e grupos de Caraguatatuba integram livro sobre produção teatral paulista

Atores e grupos de Caraguatatuba integram livro sobre produção teatral paulista
Na tarde da última quarta-feira, 10, Luciano Draetta fez a entrega da publicação à presidente da Fundacc, Malu Baracat
O livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo” conta a história e os processos criativos de 335 grupos de teatro, uma cartografia minuciosa das artes cênicas, fazendo jus aos coletivos e seus trabalhos primorosos. Realizado por uma rede de 50 pesquisadores que mobilizou artistas e grupos, a publicação tem organização de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, ao lado de Alexandre Mate, Elen Londero e Marcio Aquiles. A publicação conta com textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias.

#PraTodoVerem: Ivam Cabral e Malu Baracat posam para foto segurando a obra (Divulgação/PMC)
Integrando o capítulo Histórias e apontamentos sobre a prática e criação teatral na Baixada Santista, Litoral Norte e Registro estão vários grupos de Caraguatatuba, o grupo Mamulengo de Si Mesmo, os contadores de histórias, Nhá Rita e Leco Borba, a Plantadeira de Histórias e o Teatro de Trincheira. Cada um com sua trajetória fortalece a história do teatro no município e a arte cênica na região. Luciano Draetta, artista, palhaço, ativista e produtor cultural, foi o responsável pela pesquisa no Litoral Norte, integrando a equipe que cobriu a região.
Na tarde da última quarta-feira, 10, Luciano Draetta fez a entrega da publicação à presidente da Fundacc, Malu Baracat, para ser disponibilizado na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Representantes dos grupos que integram o livro também receberam a publicação. Posteriormente, o livro será disponibilizado para download gratuito no site da SP Escola de Teatro.
Para Draetta, “é muito importante o mapeamento de grupos do interior e tenho muito orgulho e satisfação por ter contribuído com a pesquisa e deixar esse legado, o registro do Litoral Norte, com essa diversidade de linguagens e procedências. Agradeço aos grupos que contribuíram com seus depoimentos e imagens para que tivéssemos esse resultado”, enfatizou.
Sobre o livro
A edição é da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), organização social responsável pela idealização e gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O lançamento foi realizado em 4 de outubro, na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, com distribuição gratuita de exemplares.
O primeiro volume, contemplado com o Prêmio Especial APCA 2021, focava no sujeito histórico teatro de grupo na capital e na Grande São Paulo, esta nova publicação tem como escopo o Interior e o Litoral do Estado.
Esse material é complementado por artigos teóricos de acadêmicos e pesquisadores que têm esse fenômeno como objeto de estudo. “Foi um trabalho hercúleo, como se pode perceber neste livro de quase 900 páginas, realizado graças ao esforço coletivo da ADAAP e essa maravilhosa trama de acadêmicos, artistas e grupos que conseguimos unir. Foram quase três anos de pesquisa, agora finalmente materializados nesta linda edição”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.
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