Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba dá início ao Plano Preventivo da Defesa Civil

Publicado em: 01/12/2023
Destaques
Prefeito de Caraguatatuba assina decreto que dá início ao Plano Preventivo da Defesa Civil
Prefeitura de Caraguatatuba dá início ao Plano Preventivo da Defesa Civil

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 31 de março de 2024, com o Decreto Municipal nº 1.903, assinado pelo prefeito Aguilar Junior e publicado na edição nº 1188 do Diário Oficial do Município.

#PraTodosVerem: Painel do Centro de Gerenciamento de risco da Defesa Civil (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo de proteger a população, com a remoção preventiva e temporária de pessoas que ocupam as áreas de risco, antes que escorregamentos atinjam suas moradias.

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, explica que o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura fica toda mobilizada. Com a publicação do decreto, as secretarias afins já estão de prontidão em caso de necessidade.

Juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, por meio da Defesa Civil, também participam do PPDC as Secretarias de Serviços Públicos; Comunicação; Desenvolvimento Social e Cidadania; Saúde; Obras Públicas; Urbanismo; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Administração; Fazenda e Fundo Social de Solidariedade.

Mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Dessa forma, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

A Defesa Civil municipal também está cadastrando todos imóveis em área de risco, obtendo nomes dos moradores, números de telefone e traçando um perfil completo do local para avaliação dos riscos, caso haja necessidade de enviar alertas diretamente para essas pessoas ou enviar socorro.

Além de avisar pessoalmente as comunidades nas áreas de risco sobre a incidência de chuvas, a Prefeitura conta com o serviço do Canal de Atendimento 156, atualmente com mais de 100 mil cadastrados. Quando há previsão de chuvas torrenciais, uma mensagem é enviada em forma de Push para o celular dessas pessoas.

Outros veículos de comunicação constante com a população mantido pela Prefeitura de Caraguatatuba é a página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/01/plano-preventivo-da-defesa-civil-de-caraguatatuba/ e também as redes sociais do município.

Lembrando ainda que desde 2022, a Prefeitura adquiriu um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que monitora o órgão em suas ações.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca que este é um período em que as equipes redobram a atenção. “São períodos de fortes chuvas e mudanças climáticas bruscas que aumentam nossa preocupação com as áreas de risco. Nossas equipes estão todas empenhadas em atender a população, em caso de necessidades”, disse.

Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024