Pesquisar No Site
Folia de Reis de Santo Antônio se apresenta dia 6 de janeiro

Folia de Reis de Santo Antônio se apresenta dia 6 de janeiro
Integrando as comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga realiza no dia 6 de janeiro, a celebração do Dia de Reis. O encontro acontece na EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, a partir das 9h. A entrada é gratuita.

#PraTodosVerem: Integrantes da Folia de Reis na rua (Foto:Divulgação/PMC)
Na programação, bandeiras de Santos Reis, saudação ao presépio, passagem da coroa e missa entre outros momentos da celebração. Após a apresentação, o grupo oferece almoço para todos os presentes.
Em Caraguatatuba, a festa religiosa mantém-se viva através da Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio, do Bairro do Tinga, grupo criado por três senhores que cresceram em contato com mestres festeiros de Folia de Reis. Desde 1998 compartilham com os moradores do Bairro do Tinga o significado dessa tradição, que logo adotaram a prática.
A companhia é formada por músicos que tocam violão, viola, cavaquinho, pandeiro, caixa e colaboradores que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis.
De outubro a janeiro, nos finais de semana, são realizadas visitas a cerca de 100 famílias, simbolizando o percurso dos Três Reis Magos viajando para chegar a Belém. No trajeto, além de Caraguatatuba, cidade sede da Cia, estão as cidades de Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Igaratá.
Festejo de origem portuguesa, foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, mantém-se vivo e atuante nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Une folclore e religião, expressão de fé para uns, tradição para outros é sempre um orgulho para quem recebe a Folia em sua casa.

#PraTodosVerem: Integrantes da Folia de Reis na rua (Foto:Divulgação/PMC)
Confira a programação completa:
9h – Chegada das Bandeiras de Santos Reis
11h30 – Missa de Santos Reis
13h – Almoço para todos
15h30 – Saudação do Presépio
16h30 – Agradecimentos da Oferta
17h – Passagem da Coroa
Serviço
Celebração Dia de Reis – Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga
Dia: 06 de janeiro de 2024
Horário: 9h
Gratuito
Local: EMEF Profº. Lúcio Jacinto dos Santos
Endereço: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75, Bairro Tinga
Veja Também Recentes

Polícia Militar inicia Projeto V.I.D.A. em Caraguatatuba para ampliar proteção às vítimas
O 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior iniciou o Projeto V.I.D.A. – Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação, em Caraguatatuba. O sistema tecnológico inovador permite o monitoramento em tempo real do cumprimento de medidas judiciais, como sentenças em regime aberto, livramento condicional, “sursis”, saídas temporárias e medidas protetivas previstas na

Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba discute impactos da Reforma Tributária nos municípios nesta sexta-feira
Os impactos da Reforma Tributária (LC 214/2025) na simplificação fiscal, economia e arrecadação dos municípios brasileiros até 2033 são o tema do Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba. O encontro sobre as mudanças trazidas pela nova legislação será realizado nesta sexta-feira (30), das 8h às 12h e das 13h30

Audiência apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara de Caraguatatuba recebe a audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na próxima quarta-feira (28/5), às 17h, na sede do Legislativo, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda apresentam a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal

Projeto Dentista na Escola chega ao último dia de atividades neste sábado no Perequê-Mirim
Estudantes e familiares que moram na região sul de Caraguatatuba estão convidados a participar do último dia de ação do projeto Dentista na Escola, que será realizado no CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, neste sábado (31), às 9h. Os participantes vão receber orientações sobre cuidados com a saúde bucal

Caraguatatuba registra mais de três mil aplicações de vacina contra gripe em ação descentralizada
A campanha descentralizada de vacinação contra a gripe (Influenza), realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sumaré, em vários pontos da região central de Caraguatatuba, resultou na aplicação de 3.342 doses da vacina, entre os dias 23 de maio a 7 de junho. Foram 1.105 doses aplicadas durante a