Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC

Publicado em: 21/12/2023
Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC
Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC

Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba e cerca de 100 Agentes Comunitários de Saúde do município estiveram reunidos nesta quinta-feira (21), em auditório da Fundacc, para definir estratégias de ação dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

O objetivo da reunião foi falar sobre o PPDC e preparar o grupo de agentes de Saúde para ações específicas nos momentos críticos em que for necessário o trabalho preventivo de retirada de pessoas de áreas de risco.

Estiveram presentes ao encontro o coordenador da Defesa Civil, Capitão Campos Júnior; o secretário da Saúde, Gustavo Boher;  a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e a secretária de Assistência Social, Mariana Estella Cestari Lese, entre outras autoridades.

Na ocasião, Campos Júnior exibiu o vídeo “Áreas de risco: Informações para prevenção”, produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Veja no link: https://www.youtube.com/watch?v=w85h0_P5CCs , que de forma didática, mostra como detectar situações extremas em áreas de de risco como casas muito próximas a barrancos, trincas no solo, no chão das casas, nas paredes.

#PraTodosVerem: Coordenador da Defesa Civil, Campos Junior, fala aos agentes de Saúde em auditório

Para o Capitão Campos Júnior, ninguém conhece melhor a cidade que os agentes de Saúde. “Eles conhecem os bairros, as casas por dentro, seus moradores, pessoa por pessoa, os remédios que tomam, as pessoas com deficiência e suas necessidades especiais. São representantes que, somados, conhecem um por um dos mais de130 mil habitantes da cidade”.

Segundo ele, assim como os integrantes da Defesa Civil, os agentes de Saúde também estão na ponta da linha e, bem preparados, serão importantes nos momentos críticos que requerem a ação preventiva junto aos moradores em áreas de risco.

Ao final da reunião, foram definidos os chamados “pontos de encontro”, que são os locais onde as pessoas em áreas de risco serão levadas para ficar a salvo e em seguida serem resgatadas. Cada área de risco terá definido um ponto de encontro e quem serão os agentes de Saúde que estarão responsáveis pelo contato com esses moradores.

O PPDC

Desde o dia 1º de dezembro, Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2024 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Para monitorar as condições climáticas Caraguatatuba possui um sistema exclusivo de monitoramento chamado Monitor Geopixel, que nos auxilia com informações que são cruzadas com dados da Defesa Civil do Estado e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Uma das novidades desta temporada serão as previsões mais precisas que vêm de uma estação meteorológica recentemente instalada em Ilhabela e que vai monitorar todo o Litoral Norte.

As receber as previsões, a Defesa Civil de Caraguatatuba emite os alertas pelas redes sociais da Prefeitura e mensagens de texto (SMS) enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba estreiam no Campeonato Paulista de Vôlei de Praia em São Bernardo do Campo
Atletas de Caraguatatuba estreiam no Campeonato Paulista de Vôlei de Praia em São Bernardo do Campo

Atletas de Caraguatatuba marcaram presença na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Vôlei de Praia, realizada no último fim de semana, em São Bernardo do Campo (SP). O evento, promovido pela Federação Paulista de Vôlei, reuniu cerca de 130 atletas de todo o Estado. No sábado, as disputas foram válidas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/11/2025
Atleta de Caraguatatuba conquista pódio na Travessia do Canal de Ilhabela
Atleta de Caraguatatuba conquista pódio na Travessia do Canal de Ilhabela

A tradicional Travessia do Canal de Ilhabela reuniu mais de 800 atletas no último domingo (9), em um dos desafios mais emblemáticos de águas abertas da região. A prova, com percurso de 3,8 km, liga o município de São Sebastião ao arquipélago de Ilhabela, exigiu técnica, resistência e superação dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/11/2025
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, acompanhados por funcionários da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, vistoriaram o bairro Rio do Ouro na última sexta-feira (17/10), para iniciar os trabalhos de regularização fundiária dentro do Programa Cidade Legal. Antes de percorrer o bairro, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/10/2025
Espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado de best-seller, é destaque no Teatro Mario Covas
Espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado de best-seller, é destaque no Teatro Mario Covas

O espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado do livro best-seller de Augusto Cury, chega a Caraguatatuba na próxima semana. A peça, que já emocionou milhares de espectadores pelo Brasil, será apresentada no dia 15 (sábado), às 20h, no Teatro Mario Covas. Os ingressos custam podem ser adquiridos antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/68epy3mc ou

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/11/2025
Espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’ é destaque no Teatro Mario Covas neste sábado
Espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’ é destaque no Teatro Mario Covas neste sábado

Neste sábado (15/11), às 20h, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado do livro best-seller do psiquiatra, professor e escritor brasileiro Augusto Cury. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/68epy3mc ou na livraria Reticências, na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/11/2025