Pesquisar No Site

Caraguatatuba participa de encontro sobre legislação do 5G no PIT de São José dos Campos

Caraguatatuba participa de encontro sobre legislação do 5G no PIT de São José dos Campos
Caraguatatuba participa de encontro sobre legislação do 5G no PIT de São José dos Campos

A Secretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Caraguatatuba participou de um encontro sobre a implementação e a legislação do 5G na última terça-feira (12/12), no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC).  O evento integra o TecnoCidades, programa do Governo de São Paulo criado para promover a inovação no Estado, com geração de emprego e renda.

#PraTodosVerem: Mão segura pasta do programa TecnoCidades “A cidade do amanhã, hoje” no auditório do encontro sobre a implementação e a legislação do 5G na última terça-feira (12/12), no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (Divulgação/PMC)

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), o encontro reuniu gestores de diversos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para discutir formas de acelerar a chegada do 5G e orientar sobre o processo de mudança das leis municipais de antenas de telecomunicação.

A Prefeitura de Caraguatatuba mostrou-se empenhada em atualizar as questões legais relacionadas à nova tecnologia. Uma das pautas centrais foi a necessidade de adequação da lei municipal das antenas, um passo crucial para viabilizar a instalação do 5G na cidade.

É importante destacar que a chegada do 5G em Caraguatatuba depende primordialmente das operadoras de telecomunicações. Conforme a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras têm até junho de 2029 para implementar a tecnologia 5G.  Dessa forma, a Prefeitura de Caraguatatuba trabalha em conjunto com as operadoras para garantir que a cidade esteja pronta para acolher essa nova fase de conectividade e inovação.

“Este encontro no Parque Tecnológico de São José dos Campos marca um passo significativo para Caraguatatuba e os municípios vizinhos rumo à modernização, assegurando que a região continue na vanguarda do desenvolvimento tecnológico”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Igor Keiti Schmidhaussler Okimoto.

No encontro, o PIT SJC, os painéis sobre a importância do 5G para a competitividade dos municípios, créditos para soluções inovadoras nas cidades e atualização das leis reuniram representantes de entidades e empresas como: Anatel, DesenvolveSP, Prodesp, Siga Antenado, Conexis, Abrintel, Nokia, Huawei, Ligga, Juganu, Ericsson, Vivo e Tim.

As redes 5G foram concebidas considerando não somente pessoas, mas também máquinas e sistemas de automação. Com um número previsto de conexões muito superior às gerações anteriores, será possível conectar uma infinidade de dispositivos. Será criado um ecossistema propício para o avanço de setores como Internet das Coisas (IoT), realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), veículos autônomos, educação, saúde, cidades inteligentes e muitos outros.

Mais Secretaria de Tecnologia da Informação

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza abertura do ano letivo 2024 com encontro de professores
Prefeitura de Caraguatatuba realiza abertura do ano letivo 2024 com encontro de professores

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou a abertura do ano letivo de 2024 com encontro de professores da rede municipal de ensino. A abertura foi realizada no Teatro Mário Covas com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e da secretária de Educação, Márcia

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 02/02/2024
Prefeitura abre rematrículas no Ciase Sumaré e Travessão em Caraguatatuba
Prefeitura abre rematrículas no Ciase Sumaré e Travessão em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou a abertura do processo de rematrícula nas unidades do Ciase Sumaré e Travessão, a partir desta quinta e sexta-feira (1 e 2/2). Até a próxima semana, dias 5 e 6, os pais ou responsáveis pelos alunos deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/02/2024
Corso vai abrir o 24° Carnaval de Antigamente
Corso vai abrir o 24° Carnaval de Antigamente

O 24º Carnaval de Antigamente começa na sexta-feira (9/2), a partir 20h, com o corso. O ponto de partida do cortejo será a Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (Artesanato), seguindo até a Praça Dr. Cândido Motta (Coreto) para o Grito de Carnaval. Para quem quer participar do corso, mas

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/01/2024
Caraguatatuba abre inscrições para estabelecimentos participarem da 1ª Festa da Cultura Japonesa
Caraguatatuba abre inscrições para estabelecimentos participarem da 1ª Festa da Cultura Japonesa

Caraguatatuba realiza pela primeira vez neste ano, a Festa da Cultura Japonesa, de 8 a 10 de março. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo abre nesta quarta-feira (7), inscrições para estabelecimentos gastronômicos e de produtos orientais que queiram participar do evento. A inscrição deve ser feita na Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 07/02/2024
Prefeitura executa abertura de ruas no Recanto Vanja
Prefeitura executa abertura de ruas no Recanto Vanja

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou os trabalhos de abertura de ruas do Loteamento Recanto Vanja, conforme autorização da Cetesb nº 96183/2023. A intervenção é realizada com maquinários e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. A expectativa é de que os serviços sejam realizados em duas semanas. Cerca de 400 lotes

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 08/02/2024