Pesquisar No Site

Caraguatatuba mantém certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquista Selo Prata para Sífilis

Publicado em: 08/12/2023
Caraguatatuba mantém certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquista Selo Prata para Sífilis
Caraguatatuba mantém certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquista Selo Prata para Sífilis

Caraguatatuba manteve neste ano, o certificado pela eliminação da transmissão vertical de HIV concedida pelo Ministério da Saúde e conquistou o Selo Prata em Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (8) em cerimônia realizada em Brasília (DF).

#PraTodosVerem: Placa de alumínio com os dizeres do prêmio e desenho com formato de uma mulher grávida (Foto: Divulgação/PMC)

Em 2022, o município conquistou o certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistou o Selo Bronze em Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis, um avanço para Caraguatatuba.

O município foi representado pela secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo e pela diretora de assistência à saúde, Amélia Ferreira, que receberam o prêmio no auditório do Tribunal de Contas da União.

A sífilis e o HIV são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que podem ser transmitidas verticalmente durante a gestação, na ausência de tratamento oportuno e adequado. A eliminação destes agravos consiste em um marcador da qualidade da atenção à saúde ofertada.

Caraguatatuba está desde 2018 sem registros de transmissão vertical pelo vírus HIV. O certificado de eliminação por HIV é concedido ao município que registra taxas de incidência menores ou igual a 0,5 caso por mil nascidos.

#PraTodosVerem: Secretária e diretora posam para foto ao lado de backdrop nas cores lilás e rosa e escrito: Certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou Sífilis e selos de boas práticas (Foto: Divulgação/PMC)

Já o Selo Prata em Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis é ofertado aos municípios que registram cinco casos a cada mil nascidos. A Secretaria de Saúde trabalha para redução das taxas de sífilis congênita e no próximo ano pleitear o Selo Ouro.

A transmissão vertical ou congênita ocorre quando a mãe não é diagnóstica e/ou tratada adequadamente e transmite a infecção do HIV à criança durante a gestação ou no parto. No caso do HIV, a transmissão também pode ocorrer durante a amamentação. Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no SUS.

Em 2023, apenas 27 municípios paulistas apresentaram indicadores de impacto e de processo compatíveis para pleitearem a certificação e Caraguatatuba foi o único município que recebeu a recertificação, sendo destaque na região.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destaca todo trabalho da rede municipal de saúde na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desde a assistência ao pré-natal, no parto, purpério e no acompanhamento da criança. “Caraguatatuba já é referência na área da saúde e esse prêmio vem para reafirmar o compromisso dos gestores e profissionais para manter a eliminação do HIV e de outras doenças”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Vigilância Sanitária, realizou uma ação conjunta com a Polícia Militar neste final de semana, visando coibir a perturbação do sossego e o descumprimento do horário estabelecido nos alvarás de funcionamento dos comércios. Durante a operação, 11 adegas foram fiscalizadas,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 29/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba implanta novo sistema de drenagem de águas pluviais no Terralão
Prefeitura de Caraguatatuba implanta novo sistema de drenagem de águas pluviais no Terralão

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba está fazendo a troca de tubulações no sistema de drenagem de águas pluviais da avenida dos Ipês, no bairro Terralão, região central da cidade. Desde o início da semana, uma equipe da Sesep está no trecho, implantando novas tubulações, mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 09/05/2024
Caraguá recebe Circuito Sesc de Artes 2024 dia 19 de maio
Caraguá recebe Circuito Sesc de Artes 2024 dia 19 de maio

Caraguatatuba recebe no domingo (19/5), o Circuito Sesc de Artes 2024. A programação é gratuita, para todos os públicos e acontece na Praça da Cultura, das 14h às 18h. São atividades nas áreas de artes visuais e tecnologia, cinema, mediações de leitura e espetáculos de circo, dança, música e teatro.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 08/05/2024