Pesquisar No Site

Ambulantes de Caraguatatuba recebem licenças e coletes de identificação para 2024

Publicado em: 20/12/2023
Destaques
Ambulantes de Caraguatatuba recebem licenças e coletes de identificação para 2024
Ambulantes de Caraguatatuba recebem licenças e coletes de identificação para 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, entregou as licenças e os coletes de identificação dos ambulantes do município nesta quarta-feira (20/12), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. As autorizações são para exercer a atividade de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior ajeita colete de identificação do comércio ambulante de Caraguatatuba 2024 em vendedor (Foto: Divulgação/PMC)

A cerimônia de entrega dos novos alvarás e dos coletes de identificação do comércio ambulante contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; do vice-prefeito, José Ernesto Guedin; do presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar, e do vereador Marcos Roberto de Souza, além dos secretários de Urbanismo, Wilber Cardozo, e da Saúde, Gustavo Boher, entre outros secretários municipais e servidores da Área de Fiscalização Tributária (Fazenda), Posturas (Urbanismo) e Vigilância Sanitária (Saúde).

Os interessados se cadastraram e recadastraram para as 500 vagas disponíveis da atividade entre janeiro e novembro de 2023, via Protocolo Eletrônico ou pessoalmente no setor de Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro. Uma comissão formada por servidores das Secretarias de Fazenda, Urbanismo e Saúde analisou os pedidos e emitiu o parecer (deferido ou indeferido) no dia 19 dezembro.

#PraTodosVerem: Um servidor e duas servidoras da comissão que analisa os pedidos de licença ambulante reunidos (Foto: Divulgação/PMC)

O prefeito Aguilar Junior garantiu todo o apoio da Prefeitura aos ambulantes. “Esse colete é certeza de que vocês estão regulares e identificados. Não é justo que sejam prejudicados na melhor época do ano, de agora até o Carnaval”, destacou. “Muitos ambulantes vivem o ano inteiro com o faturamento desses três meses. O objetivo é dar oportunidade para que possam ajudar a família, gerar negócios e fazer a economia girar”, concluiu.

O ambulante Valdir Benedito dos Santos agradeceu o prefeito Aguilar Junior e a equipe da Prefeitura de Caraguatatuba pela padronização da atividade. Santos vende lanches na Praça de Lazer da Zona Norte “José Marcos de Melo”, no Massaguaçu. “Os coletes mostram aos moradores e turistas que seguimos todas as regras na preparação dos alimentos”, reconheceu.

Durante a cerimônia de entrega dos novos alvarás para o comércio ambulante e dos coletes de identificação, a diretora de Fiscalização da Secretaria de Fazenda, Adriana dos Santos; a diretora de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Margarete Soares de Oliveira; e o coordenador da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Ronoel Silva; conversaram com os vendedores sobre a importância do trabalho da categoria para o município.

O gestor do Empreenda Já, Cauê Rubio, destacou as oportunidades de capacitação destinadas aos empreendedores do município e coordenadora do Centro Municipal de Formação em Idiomas, Cristiane Bachiega Yamamura, falou sobre a importância de uma boa comunicação verbal para o comércio ambulante.

Comércio ambulante

O comércio ambulante em Caraguatatuba é disciplinado pela lei nº 1.426, de 9 julho de 1987.

Os critérios para autorização levam em consideração o tempo de residência no município; tempo de atividade em Caraguatatuba; condições; tipo e local de habitação do interessado; idade; números de filhos menores; número de filhos em idade escolar; e grau de instrução.  

A Prefeitura de Caraguatatuba fica na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. O telefone é o (12) 3897-8100. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, 187 – Indaiá.

Atualização

O prefeito Aguilar Junior aumentou o número de vagas do comércio ambulante em Caraguatatuba de 300 para 500.  O decreto nº 1.015, de 11 de dezembro de 2018, alterou o Artigo 4º da Lei nº 1.426/1987, que fixava o número de ambulantes do município em 300. A atualização da Lei nº 1.426, de 9 julho de 1987, ocorreu em função do crescimento populacional e do turismo no município. O Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba. Na alta temporada, de dezembro a março, o município chega a receber o número de turistas equivalente a oito vezes essa população.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Artesãos de Caraguatatuba participam do 19º Salão do Artesanato no Parque Ibirapuera
Artesãos de Caraguatatuba participam do 19º Salão do Artesanato no Parque Ibirapuera

Artesãos de Caraguatatuba representam o município no 19º Salão do Artesanato, que será realizado de quarta-feira a sábado (21 a 25/5) no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Participam desta edição – que tem como tema “A Arte que Nasce da Fibra”, Angélica Santos, Jefferson Ferreira e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/05/2025
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa marcam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa marcam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 727 procedimentos formalizados dos 1.463 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de abril. Desse total, 736 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O balanço de abril foi dominado por problemas com envio de produtos

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 16/05/2025
Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres

A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 12/06/2025
Dia do Desafio reúne escolas academias e servidores em Caraguatatuba
Dia do Desafio reúne escolas academias e servidores em Caraguatatuba

Caraguatatuba participou, nesta quarta-feira (28), do Dia do Desafio 2025 com uma programação intensa de atividades físicas e esportivas. A mobilização envolveu servidores públicos, estudantes, academias e integrantes de instituições de segurança e cultura do município. Durante a manhã, alunos da EMEF Maria Aparecida de Carvalho, no bairro Tinga, praticaram

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/05/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atua em ocorrências de ameaça, tráfico de drogas e captura procurada pela Justiça
Guarda Civil de Caraguatatuba atua em ocorrências de ameaça, tráfico de drogas e captura procurada pela Justiça

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes na última semana em situações de ameaça, tráfico de entorpecentes e cumprimento de mandado judicial. Na noite de quarta-feira (5), a Guarda foi acionada por um morador da Rua Bartolomeu Bueno da Silva, no bairro Martim de Sá, após

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/06/2025