Pesquisar No Site
Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata

Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata
A Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Idoso (Sepedi) da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na tarde de sexta-feira (24) uma roda de conversa sobre o Novembro Azul, mês que promove a prevenção ao câncer de próstata.

#PraTodosVerem: Médico profere palestras em salão, para pessoas sentadas em cadeiras (Foto: Divulgação/PMC)
O evento foi realizado no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), onde mais de 200 pessoas acompanharam as palestras proferidas pela médica geriatra Regina Clara e pelo médico urologista Paulo Sérgio, ambos da rede pública de Saúde.
Para a Dra. Regina Clara, eventos como esse são extremamente importantes. “Gostamos inclusive que as mulheres participem pois são elas que incentivam seus esposos a cuidarem da saúde, a fazerem exames”. A médica destaca que os exames ajudam a fazer diagnósticos precoces, com grandes chances de cura, por meio de tratamentos adequados.
Todos os anos, a Prefeitura de Caraguatatuba promove a Campanha Novembro Azul, para lembrar ao público masculino sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
A próstata é uma glândula que só o homem possui. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela também é responsável pela produção de parte do sêmen.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento da expectativa de vida.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Veja Também Recentes

Nota oficial – Pesar
O governo municipal de Caraguatatuba manifesta pesar pelo falecimento de Lúcio Fernandes, ocorrido nesta sexta-feira (6), aos 77 anos. Figura histórica da política local, Lúcio foi vereador por três mandatos consecutivos, entre as legislaturas de 1977 a 1992, além de presidir a Casa de Leis no biênio 1981 a 1983.

Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado
No próximo sábado, dia 5, a partir das 16h, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove uma festa julina em parceria com entidades socioassistenciais parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba. Haverá várias barracas com bebidas e comidas

Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba
Empresas com mais de 100 colaboradores em Caraguatatuba podem acionar a Secretaria Municipal de Saúde, para agendar a regularização da carteira de vacinação a seus funcionários no local do trabalho. Basta entrar em contato pelo e-mail por meio da Vigilância Epidemiológica, ve.saude@caraguatatuba.sp.gov.br para agendar as ações de vacinação. A medida

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal reúne profissionais em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal na tarde de segunda-feira (30/6), no auditório da Secretaria de Educação. O evento trouxe qualificação técnica aos profissionais da rede pública municipal. O congresso reuniu mais de 100 profissionais, entre dentistas e auxiliares da área, com o objetivo de fortalecer