Pesquisar No Site

Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata

Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata
Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata

A Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Idoso (Sepedi) da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na tarde de sexta-feira (24) uma roda de conversa sobre o Novembro Azul, mês que promove a prevenção ao câncer de próstata.

#PraTodosVerem: Médico profere palestras em salão, para pessoas sentadas em cadeiras (Foto: Divulgação/PMC)

O evento foi realizado no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), onde mais de 200 pessoas acompanharam as palestras proferidas pela médica geriatra Regina Clara e pelo médico urologista Paulo Sérgio, ambos da rede pública de Saúde.

Para a Dra. Regina Clara, eventos como esse são extremamente importantes. “Gostamos inclusive que as mulheres participem pois são elas que incentivam seus esposos a cuidarem da saúde, a fazerem exames”. A médica destaca que os exames ajudam a fazer diagnósticos precoces, com grandes chances de cura, por meio de tratamentos adequados.

Todos os anos, a Prefeitura de Caraguatatuba promove a Campanha Novembro Azul, para lembrar ao público masculino sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

A próstata é uma glândula que só o homem possui. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela também é responsável pela produção de parte do sêmen.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento da expectativa de vida.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega licenças para artesãos habilitados para boxes remanescentes das Praças Diógenes e Antônio Fachini
Prefeitura entrega licenças para artesãos habilitados para boxes remanescentes das Praças Diógenes e Antônio Fachini

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou nesta terça-feira (6/2) a entrega de oito alvarás de funcionamento e as chaves dos boxes remanescentes da Feira Municipal de Artes e Artesanatos. Foram quatro boxes do Polo da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e quatro boxes do Polo da Praça Antônio

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 06/02/2024
Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos
Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, alerta a população sobre os perigos do descarte irregular de resíduos em vias públicas e estuda medidas para identificar e responsabilizar infratores. Exclusivamente na última terça-feira (13) de Carnaval, os Ecopontos fecharam por conta do feriado.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 19/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e SENAR/SP promovem curso gratuito de Olericultura Orgânica
Prefeitura de Caraguatatuba e SENAR/SP promovem curso gratuito de Olericultura Orgânica

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agrucultura e Pesca, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP) de São Paulo, está com vagas abertas para o curso gratuito de Olericultura Orgânica para agricultores do município. Será realizado um primeiro encontro de sensibilização no dia

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 09/02/2024
Garanta o abadá e participe do Bloco da Solidariedade que abre o Carnaval em Caraguatatuba
Garanta o abadá e participe do Bloco da Solidariedade que abre o Carnaval em Caraguatatuba

Na próxima semana já é Carnaval e Caraguatatuba inicia a folia na quinta-feira (8/2), com o Bloco da Solidariedade, organizado pelo Fundo Social de Caraguatatuba. A concentração será, às 19h, próximo à ponte do Rio Santo Antônio, no Centro. O Bloco da Solidariedade já é tradicional na abertura do Carnaval

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 30/01/2024
Carnaval terá campanha “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”
Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes durante o Carnaval. Trata-se de uma ação que ocorre em todo o Brasil e conta com a colaboração do

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 30/01/2024