Pesquisar No Site

Programa Praia Acessível de Caraguatatuba recebe alunos da APAE de São Bento do Sapucaí

Programa Praia Acessível de Caraguatatuba recebe alunos da APAE de São Bento do Sapucaí
Programa Praia Acessível de Caraguatatuba recebe alunos da APAE de São Bento do Sapucaí

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu 40 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Bento do Sapucaí na manhã desta quinta-feira (23), para participarem do programa Praia Acessível.

#PraTodosVerem: Monitores do Programa Praia Acessível conversam com aluna da APAE (Fotos: Divulgação/PMC)

O objetivo foi ofertar aos alunos atividades que aliam lazer, diversão e práticas esportivas. A turma pôde brincar de vôlei, futebol e, para aproveitar ainda mais o dia de calor, também entraram no mar.

Boa parte dos visitantes já teve a oportunidade de conhecer Caraguá e participar do programa da Prefeitura. Bruno, um dos visitantes, compartilhou sua experiência. “Venho desde a primeira vez e gosto tanto da cidade como da praia. Eu gosto de entrar no mar e me divertir com o pessoal”, contou animado.

A assistente social responsável pela visita, Sônia Araújo Lima, explicou que é comum ter alunos que participam há muitos anos e outros que estão visitando a praia pela primeira vez. As crianças do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, que frequentam a instituição em período de contra turno escolar, são as mais surpreendidas com a viagem ao Litoral Norte pela primeira vez.

“Todos ficam encantados com a visita. Muitos deles vieram pela primeira vez e é uma experiência emocionante. As crianças, em especial, acabam por vir poucas vezes, porque depois de certa idade eles passam a ficar em períodos prolongados nas escolas. No entanto, tenho certeza que a visita fica marcada na memória deles”, disse.

A Secretaria de Esportes, juntamente com a coordenação do Programa Praia Acessível, ofereceu todo o suporte aos visitantes durante o passeio. Desde o fornecimento de lanches até o acompanhamento dos professores nas atividades esportivas, garantindo assim uma experiência completa e de qualidade aos alunos.

A coordenadora do programa, Rose Azevedo, enfatizou a importância desse suporte para o sucesso das atividades. “Nosso objetivo é garantir a melhor experiência aos visitantes e bons momentos de lazer. Para isso, temos uma estrutura excelente na Praia do Centro, voltada a atender todas as necessidades dos alunos e professores”, explicou.

A Praia do Centro de Caraguatatuba foi escolhida devido à sua acessibilidade e receptividade. O local oferece cadeiras anfíbias para banho de mar, além de possibilitar a prática de stand up paddle e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado/sentado e passeios de handbike (bicicleta adaptada para pessoas com deficiência).

O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, é um grande defensor da inclusão social por meio do esporte, consequentemente é um adepto do Programa Praia Acessível. “O programa não auxilia apenas no desenvolvimento motor dos participantes, mas também proporciona oportunidades de inclusão social” disse.

As instituições interessadas em participar do Programa Praia Acessível devem enviar um ofício para a Secretaria de Esportes, pessoalmente ou através do e-mail esportes@caraguatatuba.sp.gov.br. Além disso, também é possível solicitar a liberação de veículos (ônibus ou van) para transporte junto à Secretaria de Turismo, através do Canal 156.

O Programa Praia Acessível atende de quinta-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 16h30. Quando há agendamento de alguma cidade, as atividades são realizadas às quartas-feiras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024