Pesquisar No Site

Programa Praia Acessível de Caraguatatuba recebe alunos da APAE de São Bento do Sapucaí

Programa Praia Acessível de Caraguatatuba recebe alunos da APAE de São Bento do Sapucaí
Programa Praia Acessível de Caraguatatuba recebe alunos da APAE de São Bento do Sapucaí

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu 40 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Bento do Sapucaí na manhã desta quinta-feira (23), para participarem do programa Praia Acessível.

#PraTodosVerem: Monitores do Programa Praia Acessível conversam com aluna da APAE (Fotos: Divulgação/PMC)

O objetivo foi ofertar aos alunos atividades que aliam lazer, diversão e práticas esportivas. A turma pôde brincar de vôlei, futebol e, para aproveitar ainda mais o dia de calor, também entraram no mar.

Boa parte dos visitantes já teve a oportunidade de conhecer Caraguá e participar do programa da Prefeitura. Bruno, um dos visitantes, compartilhou sua experiência. “Venho desde a primeira vez e gosto tanto da cidade como da praia. Eu gosto de entrar no mar e me divertir com o pessoal”, contou animado.

A assistente social responsável pela visita, Sônia Araújo Lima, explicou que é comum ter alunos que participam há muitos anos e outros que estão visitando a praia pela primeira vez. As crianças do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, que frequentam a instituição em período de contra turno escolar, são as mais surpreendidas com a viagem ao Litoral Norte pela primeira vez.

“Todos ficam encantados com a visita. Muitos deles vieram pela primeira vez e é uma experiência emocionante. As crianças, em especial, acabam por vir poucas vezes, porque depois de certa idade eles passam a ficar em períodos prolongados nas escolas. No entanto, tenho certeza que a visita fica marcada na memória deles”, disse.

A Secretaria de Esportes, juntamente com a coordenação do Programa Praia Acessível, ofereceu todo o suporte aos visitantes durante o passeio. Desde o fornecimento de lanches até o acompanhamento dos professores nas atividades esportivas, garantindo assim uma experiência completa e de qualidade aos alunos.

A coordenadora do programa, Rose Azevedo, enfatizou a importância desse suporte para o sucesso das atividades. “Nosso objetivo é garantir a melhor experiência aos visitantes e bons momentos de lazer. Para isso, temos uma estrutura excelente na Praia do Centro, voltada a atender todas as necessidades dos alunos e professores”, explicou.

A Praia do Centro de Caraguatatuba foi escolhida devido à sua acessibilidade e receptividade. O local oferece cadeiras anfíbias para banho de mar, além de possibilitar a prática de stand up paddle e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado/sentado e passeios de handbike (bicicleta adaptada para pessoas com deficiência).

O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, é um grande defensor da inclusão social por meio do esporte, consequentemente é um adepto do Programa Praia Acessível. “O programa não auxilia apenas no desenvolvimento motor dos participantes, mas também proporciona oportunidades de inclusão social” disse.

As instituições interessadas em participar do Programa Praia Acessível devem enviar um ofício para a Secretaria de Esportes, pessoalmente ou através do e-mail esportes@caraguatatuba.sp.gov.br. Além disso, também é possível solicitar a liberação de veículos (ônibus ou van) para transporte junto à Secretaria de Turismo, através do Canal 156.

O Programa Praia Acessível atende de quinta-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 16h30. Quando há agendamento de alguma cidade, as atividades são realizadas às quartas-feiras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba suspende atividades esportivas durante o recesso de Carnaval
Prefeitura de Caraguatatuba suspende atividades esportivas durante o recesso de Carnaval

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, informa sobre a suspensão das atividades em todos os núcleos esportivos devido ao recesso de Carnaval. Durante esse período, as instalações esportivas estarão fechadas. As atividades esportivas serão retomadas na próxima quarta-feira (14), a partir das 13h, nos núcleos esportivos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/02/2024
Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba de 2024
Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba de 2024

O primeiro relatório de atividades do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 contabilizou 707 procedimentos formalizados dos 1.505 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 798 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O balanço do mês passado foi dominado por queixas de

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 06/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera trânsito no Carnaval para segurança dos foliões
Prefeitura de Caraguatatuba altera trânsito no Carnaval para segurança dos foliões

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, elaborou um esquema especial para o Carnaval visando atender os foliões, munícipes e turistas. Para isso, durante a passagem dos blocos carnavalescos, Avenida Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), no Centro, lado orla, será fechada

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/02/2024
Foliões podem participar do Bloco da Solidariedade sem abadás
Abadás da Solidariedade esgotam, mas foliões podem participar sem camisetas do bloco

Os foliões começaram a trocar os alimentos (arroz e feijão) pelos abadás para participar do Bloco da Solidariedade, que abre os festejos do Carnaval nesta quinta-feira (8). Por conta da grande procura, já que a organização disponibilizou 500 abadás, o Bloco da Solidariedade informa que os foliões que quiserem participar

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/02/2024
Rio do Ouro vence Municipal de Beach Soccer
Rio do Ouro vence Municipal de Beach Soccer

A final do Campeonato de Beach Soccer masculino na última sexta-feira (2), levou o time Rio do Ouro à vitória na Arena Verão Esportiva. A equipe venceu o Caputera por 3 a 1. Robson de Oliveira marcou dois gols para o Rio do Ouro, seguido de Felipe de Oliveira. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/02/2024