Pesquisar No Site

Novembro Azul: Caraguatatuba alerta homens sobre a prevenção do câncer de próstata

Publicado em: 08/11/2023
Novembro Azul: Caraguatatuba alerta homens sobre a prevenção do câncer de próstata
Novembro Azul: Caraguatatuba alerta homens sobre a prevenção do câncer de próstata

Agora é a vez dos homens. A Prefeitura de Caraguatatuba entra na Campanha Novembro Azul, para lembrar ao público masculino sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata.

#PraTodosVerem: Homem sendo atendido por profissional de saúde (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

A próstata é uma glândula que só o homem possui. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento da expectativa de vida.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação com exame.

A prevenção e o tratamento são as únicas formas de garantir a cura do câncer de próstata, por isso a importância do diagnóstico precoce. A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão durante todo mês de novembro com atendimento porta aberta para solicitação do exame de sangue PSA, palestras, orientações, roda de conversas, caminhada e teste rápido para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, faz um alerta para que a população masculina tenha o cuidado com sua própria saúde. “Prevenir é sempre melhor que remediar. Tenha uma rotina de cuidados que comece desde cedo, como prática de atividades físicas, adoção de uma alimentação saudável e o acompanhamento regular com exame. Caso haja o diagnóstico na fase inicial, terá tempo hábil para o tratamento adequado”, destacou.

Cada UBS terá um horário e dia específico para atividades. Para acompanhar toda programação da sua unidade, clique aqui.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após as chuvas, Prefeitura retoma trabalho de contenção de solo na região Norte
Após as chuvas, Prefeitura retoma trabalho de contenção de solo na região Norte

Com a redução no volume de chuvas, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba retomou nesta quarta-feira (31) os trabalhos emergenciais em duas crateras abertas pelas últimas chuvas, na região Norte. Uma delas está na rua Yvone Nakanishi, no bairro Morada do Mar, na região Norte. As

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 31/01/2024
Caraguatatuba está com 187 oportunidades de emprego
Caraguatatuba está com 187 oportunidades de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba está com 187 oportunidades de emprego. Destaque para 16 vagas de corretor de imóveis, 12 de funileiro / isolador, 10 de motorista de veículo leve e de ônibus e oito de auxiliar de limpeza. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 14/02/2024
Obras na SP-55 serão retomadas na próxima semana
Obras na SP-55 serão retomadas na próxima semana

A partir da próxima semana, as empresas terceirizadas contratadas pelo Governo do Estado para as obras de recuperação da SP-55 em Caraguatatuba retomam as intervenções após paralisação durante o período do Carnaval. Os trabalhos de fresagem e a colocação de pedras são feitas em vários trechos e tem o objetivo

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reforma do CEM/CEO
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reforma do CEM/CEO

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou nesta semana a reforma dos Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), localizados no bairro Jardim Primavera. Entre os serviços que serão executados estão a ampliação do Centro de Reabilitação com a reforma de uma área para instalação

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala nova placa na estrutura de cinzeiro na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba instala nova placa na estrutura de cinzeiro na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba instalou uma nova placa na estrutura que recebe os cinzeiros de praia na Martim de Sá. O ponto disponibiliza 18 cinzeiros confeccionados de bambu para que os banhistas possam descartar bitucas de cigarro. O projeto que oferta tanto os cinzeiros, como as bituqueiras e Pontos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/02/2024