Pesquisar No Site

Litoral Norte recebe radar meteorológico que antecipa tempestades com precisão

Publicado em: 22/11/2023
Litoral Norte recebe radar meteorológico que antecipa tempestades com precisão
Litoral Norte recebe radar meteorológico que antecipa tempestades com precisão

A Defesa Civil do Estado de São Paulo entregou um novo radar para o Litoral Norte, adquirido pelo governo do Estado de São Paulo. O equipamento será instalado no município de Ilhabela e vai ajudar a monitorar a ocorrência de temporais no litoral paulista.

Para Caraguatatuba, esse radar será um diferencial pois será capaz de fazer previsões com mais exatidão e antecedência de onde var se formar a chuva e a intensidade dela.

Na fase inicial de implantação, técnicos e alunos da Unesp receberão treinamento remoto, com o radar em solo, para capacitá-los a operar o equipamento e transmitir os dados para a Defesa Civil.

A expectativa é de que o radar esteja em funcionamento até o final do ano, aperfeiçoando o sistema de monitoramento de chuvas no Litoral Norte e Baixada Santista.

De modelo banda-X e fabricação norte-americana, o equipamento foi comprado com investimento de cerca de R$ 10 milhões do governo paulista.

O radar tem 500 watts de potência, uma antena de 1,80m e alcance que se estende a 120 km. Ele é capaz de visualizar a intensidade das precipitações e se haverá aumento ou diminuição da chuva.

O monitoramento permite que os meteorologistas analisem as previsões para a emissão de alertas aos municípios. “O radar emite ondas, que batem nas gotículas de nuvens, e recebe de volta essas ondas. Com isso, a gente consegue ter uma previsão de chuva”, explica a diretora da divisão de resposta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major Michele César.

Para o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, as previsões mais precisas  são de grande importância pois permite que os meios de comunicação enviem mensagens em tempo real, com informações de qualidade e veracidade para a população.

Instalação de sirenes em área de risco

Além do radar, a Defesa Civil Estadual também vai instalar sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. No mês passado, foi homologado e assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação para a prestação do serviço.

Ao todo, o prazo da empresa para finalizar a instalação dos equipamentos é de 120 dias. As sirenes serão instaladas primeiro na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte. Na sequência, as cidades de Guarujá, no Litoral Sul, e de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também receberão as sirenes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura auxilia retorno de famílias para residências após chuvas
Prefeitura auxilia retorno de famílias para residências após chuvas

O trabalho da Prefeitura de Caraguatatuba de assistência e acolhimento de famílias desabrigadas pelas chuvas da semana passada foi encerrado nesta quinta-feira (01), com o retorno das pessoas para casa. O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) chegou a acolher 13 pessoas de cinco famílias, desde a madrugada do dia

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 01/02/2024
FGV atualiza cronograma de atividades do concurso público da Prefeitura de Caraguatatuba
FGV atualiza cronograma de atividades do concurso público da Prefeitura de Caraguatatuba

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) atualizou o Cronograma de Atividades para as 339 vagas dos Editais 01, 02 e 03 do Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba. A nova atualização do cronograma trouxe as datas da publicação do gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova objetiva; prazo

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 05/02/2024
Grupo Circo Navegador estreia novo espetáculo em Caraguá
Grupo Circo Navegador estreia novo espetáculo em Caraguá

O grupo, que completou 25 anos, estreia o seu novo espetáculo Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador em fevereiro e o público de Caraguatatuba poderá assistir a peça no sábado (24/2), às 20h, na Praça do Caiçara, no Centro. O evento é gratuito. O projeto foi contemplado pelo edital 01/2023 do Programa

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/02/2024
Fundacc amplia ocupação de seus espaços para uso de grupos artísticos
Fundacc amplia ocupação de seus espaços para uso de grupos artísticos

Interessados em ocupar auditórios, Videoteca Lúcio Braun, Praça do Caiçara, salas nos polos  culturais e outros espaços devem manifestar interesse Visando atender aos grupos e organizações culturais da cidade que necessitem de espaços para ensaios, reuniões, cursos, mostras e saraus entre outros, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc)

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/02/2024
Carnaval terá campanha “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”
Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes durante o Carnaval. Trata-se de uma ação que ocorre em todo o Brasil e conta com a colaboração do

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 30/01/2024