Pesquisar No Site

Litoral Norte recebe radar meteorológico que antecipa tempestades com precisão

Publicado em: 22/11/2023
Litoral Norte recebe radar meteorológico que antecipa tempestades com precisão
Litoral Norte recebe radar meteorológico que antecipa tempestades com precisão

A Defesa Civil do Estado de São Paulo entregou um novo radar para o Litoral Norte, adquirido pelo governo do Estado de São Paulo. O equipamento será instalado no município de Ilhabela e vai ajudar a monitorar a ocorrência de temporais no litoral paulista.

Para Caraguatatuba, esse radar será um diferencial pois será capaz de fazer previsões com mais exatidão e antecedência de onde var se formar a chuva e a intensidade dela.

Na fase inicial de implantação, técnicos e alunos da Unesp receberão treinamento remoto, com o radar em solo, para capacitá-los a operar o equipamento e transmitir os dados para a Defesa Civil.

A expectativa é de que o radar esteja em funcionamento até o final do ano, aperfeiçoando o sistema de monitoramento de chuvas no Litoral Norte e Baixada Santista.

De modelo banda-X e fabricação norte-americana, o equipamento foi comprado com investimento de cerca de R$ 10 milhões do governo paulista.

O radar tem 500 watts de potência, uma antena de 1,80m e alcance que se estende a 120 km. Ele é capaz de visualizar a intensidade das precipitações e se haverá aumento ou diminuição da chuva.

O monitoramento permite que os meteorologistas analisem as previsões para a emissão de alertas aos municípios. “O radar emite ondas, que batem nas gotículas de nuvens, e recebe de volta essas ondas. Com isso, a gente consegue ter uma previsão de chuva”, explica a diretora da divisão de resposta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major Michele César.

Para o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, as previsões mais precisas  são de grande importância pois permite que os meios de comunicação enviem mensagens em tempo real, com informações de qualidade e veracidade para a população.

Instalação de sirenes em área de risco

Além do radar, a Defesa Civil Estadual também vai instalar sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. No mês passado, foi homologado e assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação para a prestação do serviço.

Ao todo, o prazo da empresa para finalizar a instalação dos equipamentos é de 120 dias. As sirenes serão instaladas primeiro na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte. Na sequência, as cidades de Guarujá, no Litoral Sul, e de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também receberão as sirenes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caminhada Penitencial e Missa Campal marcam início das comemorações do Padroeiro de Caraguatatuba
Caminhada Penitencial e Missa Campal marcam início das comemorações do Padroeiro de Caraguatatuba

Mais de 600 fiéis percorreram os três quilômetros em direção à estátua de Santo Antônio, no último domingo (9), na Caminhada Penitencial. No caminho, muita fé, pedidos e devoção para o Padroeiro de Caraguatatuba. Às 10h, a tradicional Missa Campal presidida pelo padre Julian Quintero Celis, contou com a presença

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 10/06/2024
Luiz Brener lança livro de poesias
Luiz Brener lança livro de poesias “Animais Minúsculos”

O escritor e jornalista Luiz Brener faz o lançamento de seu livro de poesias “Animais Minúsculos” no próximo sábado, 1/6, no ‘Sarau no Museu’, a partir das 15h no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). A entrada é gratuita e a realização é da Comissão de Literatura da Fundacc.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/05/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 1º quadrimestre deste ano
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 1º quadrimestre deste ano

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quarta-feira (29), das ações realizadas no 1º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2024
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 2,4 mil ações em maio
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 2,4 mil ações em maio

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de abril 2.424 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 124 abordagens, 99 ações em apoio às secretarias municipais, 53 ocorrências, 45 ocorrências resolvidas no local, 543

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 05/06/2024
171ª Festa do Padroeiro de Caraguatatuba começa dia 29 de maio com extensa programação religiosa e social
171ª Festa do Padroeiro de Caraguatatuba começa dia 29 de maio com extensa programação religiosa e social

A 171ª Festa de Santo Antônio inicia na próxima quarta-feira (29/5) e encerra no dia 30 de junho, com uma extensa programação litúrgica e social no Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz), localizado na Praça Cândido Mota, no Centro. As festividades do Padroeiro da cidade começam com

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/05/2024