Pesquisar No Site

Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência

Destaques
Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência
Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência

Caraguatatuba inaugurou nesta terça-feira (14/11) a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência (ILP) administrada pelo município, em todo o país.

Mais de 200 pessoas participaram da cerimônia de entrega da instituição, que leva o nome de Maria Lúcia Baracat Vieira, a Mamalu.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone durante cerimônia (Foto: Divulgação/PMC)

A presidente da Fundacc, Malu Baracat, filha de Mamalu, agradeceu emocionada a homenagem. “Não consegui encontrar alguém que falasse qualquer coisa contra minha mãe. Ela era adorada por todos e ela adorava alimentar a todos. Ter seu nome neste local tão especial, próprio para que as pessoas tenham mais longevidade pelo tratamento carinhoso, diferenciado, me alegra muito. Não tenho como agradecer essa homenagem”.

Também emocionado, o secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, falou de sua felicidade pela escolha do nome. “Para dar um nome a esse equipamento maravilhoso e tão especial que é a ILP, tinha que ser alguém forte, maravilhosa, que fez o bem e Maria Lúcia Baracat Vieira foi uma escolha feliz. E se hoje podemos contar com esse equipamento inédito no país foi graças a oportunidade oferecida pelo prefeito Aguilar Junior e ao trabalho incessante da minha equipe, que se esforçou muito para tornar tudo isso realidade. Somos uma equipe forte e nossa ILP vai ser um ambiente de muita paz e muito carinho”.

#PraTodosVerem: Prefeito descerra a placa inaugural ao lado de Malu Baracat, seus netos e filha e autoridades (Foto: Divulgação/PMC)

Ao descerrar a placa inaugural, o Prefeito Aguilar Junior falou sobre a escolha do nome da ILP: “Todas as vezes que buscamos um nome para um equipamento público, nos perguntamos o que essa pessoa fez pela população. Mamalu tinha um carinho enorme por todos e não poderia deixar de ser eternizada por nós. Tenho certeza de que, onde quer que ela esteja, estará feliz com essa homenagem”.

Também participaram do evento o presidente da Câmara, Tato Aguilar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, secretários, vereadores e demais autoridades.

A homenageada

Nascida em 1943 na cidade de São Paulo, Maria Lúcia Baracat Vieira, a Mamalu, mudou-se para Caraguatatuba em 1984 com seus filhos Marcelo, Malu e Maria Cristina. Ao chegar aqui se envolveu em vários trabalhos voluntários principalmente junto às irmãs da Capela do Ipiranga, na época administrada pela Irmã Inocência. Em 1989 auxiliou a freira na “barraca” da Festa Julina na Praça de Eventos do Centro e o sucesso do macarrão da Mama foi tão grande, que junto com seu genro a época, Budu Kashiura, abriram o Restaurante Mamalu. Mas, mesmo assim nunca deixou de alimentar os mais necessitados. Não era difícil encontrá-la parando na praça e distribuindo marmita para todo o pessoal que guardava carro no local. Sempre doce e prestativa, era chamada de “titia” por todos. Faleceu em 2020 deixando milhares de órfãos, filhos, netos, sobrinhos e bisnetos emprestados que até hoje sentem falta da comidinha da Mama!

A ILP

#PraTodosVerem: Fachada do ILP com a placa denominando Maria Lucia Baracat Vieira (Foto: Divulgação/PMC)

O empreendimento foi construído no bairro Pontal de Santamarina, Região Centro-Sul da cidade, em uma área de 2.856 m².

O local conta com 46 vagas (40 para idosos e seis para pessoas com deficiência), banheiros adaptados e acessíveis, Academia da Terceira Idade (ATI), sala de informática, espaço gourmet, sala multimídia, amplo espaço arborizado, refeitório, rouparia, administração e lavanderia. O investimento gira em torno de R$ 1,2 milhão.

Na instituição, os idosos e pessoas com deficiência serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

Além da ILP Municipal, a Sepedi possui convênio com outras três instituições de longa permanência para acolhimento de 89 idosos em situação de vulnerabilidade, além da Residência Inclusiva para pessoas com deficiência.

Lembrando que a institucionalização segue o Estatuto da Pessoa Idosa e acontece quando mesmo se encontra em situação de risco, violência e ou vulnerabilidade extrema, que não possua família ou que a mesma não apresente condições de cuidar do idoso. As demandas serão encaminhadas pela rede à Sepedi, que avaliará os casos juntamente com as equipes das instituições.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Benção das embarcações e procissão comemoram 25 anos do festival do Camarão
Benção das embarcações e procissão comemoram 25 anos do festival do Camarão

A tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ reuniu no Entreposto de Pesca do Camaroeiro centenas de pessoas, entre famílias de caiçaras tradicionais, pescadores, autoridades e público em geral, na manhã do último domingo. Ao som da Banda Municipal Carlos Gomes, a cerimônia foi aberta pela presidente da Fundacc, Malu Baracat que falou

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024