Pesquisar No Site
Turismo de experiência é apresentado no 5º Empreenda Caraguatatuba

Turismo de experiência é apresentado no 5º Empreenda Caraguatatuba
Ministrada pela consultora do Sebrae São José dos Campos, Lívia Torres, a palestra “Construindo experiências no turismo”, mostrou aos participantes uma categoria que é o turismo de experiência. Diferente do convencional, esta modalidade leva ao turista uma experiência como se fosse um habitante da região visitada.
Segundo Lívia, o visitante vai entender que aquilo vai gerar uma emoção e experiência de viver a região. “É uma forma de vender o produto de forma diferente, por isso a importância de pensar no coletivo como uma comunidade e proporcionar essa vivência”, explicou a representante do Sebrae.
Ao contrário do turismo de massa, em que todos os grupos fazem a mesma excursão baseada em uma programação fechada, esta modalidade privilegia criar experiências que utiliza parâmetros como individualidade, vivências pessoais e expectativas para entregar uma viagem única e inesquecível.
Segundo o Sebrae, a intenção é oferecer uma interação diferenciada, construindo uma relação emocional do viajante com o local, a cultura e as pessoas, onde coloca o turista em contato com a gastronomia regional, com as paisagens que apenas os moradores locais conhecem, com o modo de vida e costumes da comunidade e com a arte produzida por esta.
Em Caraguatatuba há diversas opções a serem abordadas por este nicho, entre elas, a Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha e a Vila Turística, onde oferece mergulhos panorâmicos; passeios à Fazenda de Mexilhão da Vila (considerada a maior do Estado, sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano); e a experiência gastronômica com preparo do produto.
O Sebrae se coloca à disposição para auxiliar caso tenha despertado interesse em empreender nesse nicho de mercado.
Veja Também Recentes

Governo alinha estratégias para implantação do sistema de monitoramento Smart Caraguá
Representantes das principais forças de segurança e setores estratégicos de Caraguatatuba participaram, na tarde de quarta-feira (28), de uma reunião técnica para alinhar os detalhes do projeto Smart Caraguá, que promete transformar a segurança pública do município. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inovação

Ceramista Luciana Renna abre 9º Semana de Arquivos em Caraguatatuba com palestra sobre Toninho Cordeiro
A abertura da 9ª Semana Nacional de Arquivos teve início na última terça-feira (10), com a palestra da ceramista Luciana Renna, que apresentou os caminhos percorridos pelo saudoso artista Toninho Cordeiro no universo da cerâmica. Com a Videoteca Lúcio Braun praticamente lotada por artistas, ceramistas, técnicos, amigos e público em

Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza descentralizada dos bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com os trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos, Indaiá, Ponte Seca, Caputera, Estrela D’Alva Casa Branca, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol é neste domingo em Caraguatatuba
O Torneio da Cidade de Caraguatatuba chega à terceira rodada neste domingo (25) com confrontos que reúnem tradicionais equipes locais e prometem agitar os torcedores com duelos disputadíssimos. Serão dez partidas ao longo do dia, distribuídas entre o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o Campo do Poiares e o

Copa da Criança de Futsal de Caraguatatuba começa com 23 gols em quatro jogos
A bola rolou nas quadras de Caraguatatuba na noite de quarta-feira (11) pela Copa da Criança de Futsal 2025, um dos maiores eventos esportivos infantojuvenis da região, voltado ao estímulo da prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A competição reúne 86 equipes de Caraguatatuba, Ubatuba,