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Procon de Caraguatatuba ajuda fugir das “pegadinhas” da Black Friday

Publicado em: 30/10/2023
Procon de Caraguatatuba ajuda fugir das “pegadinhas” da Black Friday
Procon de Caraguatatuba ajuda fugir das “pegadinhas” da Black Friday

A Black Friday de 2023 cai no dia 24 de novembro e será marcada por grandes descontos em vários tipos de produtos e serviços. A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do Natal.

#PraTodosVerem: Pessoas transitam pelo no Calçadão Santa Cruz, no Centro de Caraguatatuba, local de grande concentração de lojas (Foto: Divulgação/PMC)

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba orienta os consumidores para não se iludir e cair em golpes de supostas ofertas da “Black Fraude”.

O superintendente do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que algumas lojas anunciam promoções desde o início de novembro.

“A data é esperada o ano inteiro por causa dos bons descontos, mas antes do dia oficial (24/11) algumas empresas dão ‘spoilers’ do que os consumidores podem esperar. Por outro lado, pessoas mal-intencionadas aproveitam a ocasião para lesar o consumidor. Como se proteger e garantir a segurança durante suas compras nesse período? Verificar antecipadamente os preços do produto ajuda a não cair nas armadilhas em relação aos descontos oferecidos”, recomenda.

De acordo com Moreira, as mercadorias mais procuradas na Black Friday são TVs e smartphones. “Pesquise o produto escolhido, suas características, preço, qualidade, durabilidade, se possui assistência técnica local, valor do frete e prazo de entrega. Cuidado para não comprar ‘gato por lebre’ ou pagar a metade do dobro do preço!” enfatiza. “Ao definir qual produto irá comprar, pesquise o preço médio de mercado com antecedência, certifique-se de que, realmente, o preço se trata de uma promoção real e não de um desconto ilusório. Não se arrisque comprando em sites internacionais, o barato pode sair caro. Além disso, é preciso considerar os prazos de entrega e a tributação dos produtos importados ao entrar em solo brasileiro”, reforça.

Moreira pede para fazer compras online nos fornecedores mais conhecidos. “Pesquise a procedência, o histórico e verifique se o mesmo possui um CNPJ, endereço, e-mail ou telefone de contato, SAC e ouvidoria. As compras realizadas fora da loja física, ou seja, pela internet, pelo telefone, de porta em porta e por reembolso postal, podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto. Desconfie e nunca se iluda com preços extremamente menores do que a média de preço do produto desejado no mercado”, finaliza.

Reclamação

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Confira mais dicas para evitar transtornos nas compras da Black Friday

  • Compre somente o necessário, nunca compre por impulso ou porque o preço está muito atrativo;
  • Pesquise a lista de sites indesejáveis da Fundação Procon/SP, antes de efetuar uma compra on-line;
  • Na compra de um produto, não se apegue a marcas, a qualidade do produto é uma obrigação de mercado;
  • Verifique e pesquise se o fornecedor escolhido não possui reclamações nas diversas plataformas de reclamação, ainda faça uma pesquisa no link para verificar se o site é confiável;
  • Não clique em ofertas por e-mail ou WhatsApp, pode ser um golpe, escolha comprar somente por sites oficiais e devidamente identificados;
  • Evite comprar se o pagamento pelo produto for ofertado somente através de débito, Pix ou depósito bancário, isto pode significar indícios de fraude;
  • Na dúvida entre em contato com o fornecedor através de sites oficiais para obter maiores esclarecimentos e confirmar a oferta, certifique-se do preço exato do produto para concluir a compra;
  • Planeje sua compra e os gastos, considerando que, as compras por impulso e desnecessárias podem comprometer o seu orçamento por um bom tempo e risco de endividamento;
  • Compras realizadas presencialmente em lojas físicas não poderão ser canceladas, salvo os casos excepcionais, portanto, evite transtornos, confira o tamanho do produto, cor e qualidade antes de concluir a compra; e
  • Ao comprar em uma loja física, verifique se existe a possibilidade de troca do produto, confirme as regras antecipadamente com o responsável pelo estabelecimento e por escrito, o combinado não sai caro.
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