Pesquisar No Site
Prefeitura e COMDEFI realizam duas Pré-Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 26
Prefeitura e COMDEFI realizam duas Pré-Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 26
A Prefeitura e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (COMDEFI) promovem duas Pré-Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 26 de outubro (quinta-feira), das 9h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social do Jetuba (Cras Jetuba); e das 13h30 às 16h30, no Cras do Branco Alto.

#PraTodosVerem: Público presente na 1ª Pré-Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência “Construindo Uma Caraguatatuba Mais Inclusiva” (Divulgação/PMC)
A iniciativa serve de preparação para a 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência “Construindo Uma Caraguatatuba Mais Inclusiva” no dia 11 de novembro (sábado), das 8h30 às 16h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira (próximo ao Terminal Rodoviário).
A primeira Pré-Conferência presencial foi realizada no dia 10 de outubro, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Houve uma Pré-Conferência online na tarde da última terça-feira (17), em um link específico na área destinada ao COMDEFI no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. Ao todo, 40 pessoas participaram das duas reuniões prévias, elaboraram propostas e escolheram delegados para a 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 11 de novembro.
Nas Pré-Conferências presenciais e online, a comunidade elabora propostas relacionadas às políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em cinco eixos temáticos: “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”; “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”; “Financiamento da promoção de direitos das pessoas com deficiências”; “Cidadania e acessibilidade”; e “Os desafios para a comunicação universal”.
Na 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência “Construindo Uma Caraguatatuba Mais Inclusiva”, no dia 11 de novembro, os participantes também vão eleger delegados e/ou delegadas da sociedade civil para representar Caraguatatuba na VI Conferência Estadual, prevista para o período de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024. Até três propostas escolhidas por eixo temático na 4ª Conferência Municipal poderão ser encaminhadas para etapa estadual após votação dos participantes.
A Sepedi fica na Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira. O atendimento ao público vai das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (12) 3886-3066.
4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba
Pré-Conferências Presenciais nas Regiões Norte e Sul
Dia 26 de outubro (quinta-feira)/ Região Norte – das 9h às 12h/ Cras Jetuba: Rua Gabriel Fagundes da Rosa, 50 – Residencial Jetuba/ Telefone: (12) 3889-3565
Dia 26 de outubro (quinta-feira)/ Região Sul – das 13h30 às 16h30/ Cras Barranco Alto: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto/Telefone: (12) 3887-1316
Veja Também Recentes
Caraguatatuba realiza reunião para regularização fundiária com moradores dos Núcleos Higino Martins e Jardim Progresso
A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba realizou a primeira reunião com moradores dos Núcleos Higino Martins e Jardim Progresso I sobre o processo de regularização fundiária destas áreas, que engloba mais de 120 residências. O encontro foi realizado na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, quarta-feira
Caraguatatuba é pódio na Copa do Brasil de Tênis de Mesa em São José dos Campos
A equipe de tênis de mesa de Caraguatatuba teve participação de destaque na Copa do Brasil, realizada entre os dias 17 e 22 de junho, em São José dos Campos. O torneio reuniu mais de 800 atletas de diversas regiões do país e contou com representantes caraguatatubenses em diferentes categorias.
Caraguatatuba recebe exposição dos Bombeiros e intensifica divulgação da Corrida Cabo PM Pereira
A 1ª Corrida do Bombeiro Cabo PM Pereira, marcada para o dia 12 de julho em Caraguatatuba, ganha reforço na divulgação com uma exposição especial do Corpo de Bombeiros neste fim de semana (12 a 14 de junho), das 10h às 22h, no Centro de Compras do Pontal de Santamarina.
Descumprimento da lei de proibição do corte de energia e água por inadimplência pode acarretar multa de mais de R$ 15 mil em Caraguatatuba
A Lei nº 2.816/2025 proíbe o corte dos serviços de fornecimento de energia elétrica e água por inadimplência, em Caraguatatuba, nos dias e horários específicos, aos finais de semana, feriados e pontos facultativos, sob a pena de multa de até R$ 15.060,00 (3.000 VRMs/ 1 Valor de Referência do Município
Com torneio de vôlei de praia no sábado, Caraguá Agita Esportes segue festivais e atividades de norte a sul da cidade
Mais ações de incentivo ao esporte e lazer no município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou o programa “Caraguá Agita Esportes 2026”, iniciativa que prevê a realização de festivais, campeonatos e torneios em diversas modalidades por todo município. O “Caraguá Agita Esportes” foi idealizado com