Pesquisar No Site

Palestra marca término da Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba

Publicado em: 26/10/2023
Palestra marca término da Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Palestra marca término da Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba

Funcionárias e funcionários das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram à palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?” na manhã da última quinta-feira (26/10), no Paço Municipal, no Centro. A atividade integra a Campanha do Outubro Rosa da Secretaria da Fazenda.

#PraTodoVerem: Prefeito Aguilar Junior falando sobre a importância da conscientização em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama na Campanha do Outubro Rosa da Secretaria da Fazenda, no Paço Municipal (Foto: Divulgação/PMC)

A palestra foi ministrada pela enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, e abordou a importância do autoexame periódico e do tratamento na fase inicial da doença.

O prefeito Aguilar Junior recorda que a saúde da mulher era uma das prioridades do seu mandato. “Em 2016, quando tive a oportunidade de sair candidato a prefeito pela primeira vez, nós criamos um capítulo voltado para a mulher e depois desenvolvemos diversos projetos. O objetivo dessa manhã é continuar a conscientização em relação ao câncer de mama porque durante o ano temos um programa voltado para a saúde da mulher”, destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, disse que momentos de informação e reflexão como esses são muito importantes. “Nós (mulheres) cuidamos de todo mundo, mas vamos olhar para nós porque temos que estar bem para cuidar das outras pessoas”, enfatizou. “Além de toda a estrutura de saúde que a gente sabe que existe e tem condições de ir buscar a prevenção e o tratamento, o meu recado para vocês é: parar e olhar para nós mesmos, aproveitar essa oportunidade para cuidarmos de nós”, recomendou.

O evento também contou com a participação do secretário da Fazenda, Nelson Hayashida; da secretária adjunta da Fazenda, Nadine Guedes; do secretário de Saúde, Gustavo Boher; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; e do médico cirurgião geral e oncologista, Élvio José Teixeira Pinotti.

Outubro Rosa no Paço

#PraTodoVerem: Enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva,Público ministrando a palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?” da Campanha do Outubro Rosa da Secretaria da Fazenda, no Paço Municipal (Foto: Divulgação/PMC)

Durante a palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?”, a enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, destacou a importância de fazer o autoexame com frequência. “Quando eu faço isso, começo a observar as diferenças da minha mama. ‘Ah, tá se eu sentir aqui um caroço?!’ Na dúvida, procure o postinho, o profissional de saúde”, recomendou.

A Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal foi idealizada pela servidora da Área de Fiscalização Tributária da Secretaria da Fazenda, Aldenira Portela Vale, em outubro de 2014. Entre 2011 e 2012, Aldenira foi diagnosticada com a doença no final da gravidez e como forma conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, ela começou a promover a campanha no Paço Municipal com palestras e arrecadação de lenços, bonés e turbantes, que serão destinados aos pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024