Pesquisar No Site

GCM de Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Guarda Civil Municipal

GCM de Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Guarda Civil Municipal
GCM de Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) comemora nesta terça-feira (10) o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituído em 2009, por meio da Lei Federal n° 12.066.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior fala aos integrantes da GCM perfilados, em espaço no Teatro Mário Covas (Foto: Divulgação/PMC)

Implantada em dezembro de 2022, a GCM de Caraguatatuba tem trabalhado em conjunto com as forças policiais no atendimento de ocorrências e, consequentemente, contribuído para diminuir os índices de criminalidade na cidade, aumentando assim a sensação de segurança junto à população.

Formada por 63 integrantes e contando com uma frota de sete viaturas e seis motos, a GCM, de janeiro a outubro de 2023, participou de cerca de 13.400 ações entre prisão de indivíduos, rondas escolares, bloqueios, flagrantes, rondas em pontos turísticos, ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, entre outras.

O superintendente da GCM, Cláudio Dias, cumprimenta todos os GCMs do Brasil e em especial aos GCMs de Caraguatatuba. “É uma turma precursora que está fazendo a diferença no cenário da segurança pública municipal. Orgulho e honra por comandar esta instituição que sem sombra de dúvidas, mesmo com pouco tempo de existência, marca presença no município como um divisor de águas no quesito segurança pública municipal. Que a GCM seja cada dia mais consciente da sua função constitucional, eficiente nas suas competências e fiel a sua vocação em servir a sociedade. E que o nosso lema ‘Protetor e amigo’ prevaleça sempre”, explica.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, parabeniza a GCM pela data e destaca que o município tem investido em segurança pública. “A criação da GCM foi um enorme passo no sentido de implantar mais segurança para a população”.

Aguilar Junior enumera os esforços por mais segurança: “Criamos a GCM, implantamos as câmeras de monitoramento, temos a Atividade Delegada e somos parceiros das Polícias Civil e Militar, seja com aluguéis, reformas de prédios, manutenção de veículos e apoios nas operações especiais e de verão. Juntando as forças de segurança, trabalhamos fortemente para diminuir os índices de criminalidade no município”, destaca.

10 de outubro na História da GCM

Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, embrião da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, sua missão era de policiar a cidade em tempo integral.

Ao abdicar o trono, Dom Pedro I deixa seu filho, D. Pedro II, encarregado dos destinos do país. Neste momento conturbado, através da Regência Trina Provisória, em 14 de junho de 1831 é efetivamente criada com esta denominação em cada Distrito de Paz a Guarda Municipal, dividida em esquadras.

Em 18 de agosto de 1831, é publicada a lei que cria a Guarda Nacional, e extingue no mesmo ato as Guardas Municipais, sendo que no mesmo ano, em 10 de outubro, foram reorganizados e agregados ao Corpo de Guardas Municipais Permanentes, nova denominação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Portanto, historicamente, a atual GCM em todo o país, completa 192 anos.

A atuação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes desde a sua criação foi motivo de destaque, conforme citação do Ex-Regente Feijó, que em 1839 dirigiu-se ao Senado, afirmando: “… ainda hoje dou muita importância à criação do Corpo Municipal Permanente; fui tão feliz na organização que dei, acertei tanto nas escolhas dos oficiais, que até hoje é esse corpo o modelo da obediência e disciplina, e a quem se deve a paz e a tranquilidade de que goza esta corte”.

Esta corporação teve em seus quadros vultos nacionais que souberam conduzi-la honrosamente, tendo como destaque o Major Luís Alves de Lima e Silva – “Duque de Caxias”, que foi nomeado Comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, em 18 de outubro de 1832. https://www.guardasmunicipais.com.br/historia/

Serviço

Guarda Civil Municipal

Endereço: Rua Jacareí, 290, Sumaré, Caraguatatuba

Telefone: 153.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024