Pesquisar No Site
Caraguatatuba comemora o Dia Nacional do Dentista com aumento de atendimentos às gestantes
Caraguatatuba comemora o Dia Nacional do Dentista com aumento de atendimentos às gestantes
O Dia Nacional do Dentista, 25 de outubro, será comemorado por profissionais da rede pública de Caraguatatuba com um motivo a mais de satisfação. Isso porque o relatório do segundo quadrimestre de 2023, do Ministério da Saúde, aponta um indicador de 84% no atendimento referente à saúde bucal de gestantes, cuja meta era de 60%. Com esse índice, Caraguatatuba atingiu o primeiro lugar entre as cidades do litoral nesse atendimento.

#PraTodosVerem: Gestante sentada na cadeira do dentista, ao lado do profissional (Foto: Divulgação/PMC)
A coordenadora de Saúde Bucal do município, Adriana Naves Oliveira Toledo, explica que essa é uma grande conquista para os profissionais da área, lembrando que para a gestante, é muito importante ter sua saúde bucal em dia, para prevenir todo e qualquer risco de infecção, que pode ser prejudicial no momento do parto.
“Para obtermos esse crescimento no atendimento, foi preciso um trabalho junto aos 19 dentistas da rede para que pudéssemos integrá-los ao programa Saúde da Família. Além dos atendimentos nas unidades de saúde, com as visitas domiciliares junto às equipes de Saúde da Família, o dentista pode identificar quem são as gestantes, quais são suas necessidades em relação à saúde bucal. Esse contato direto foi essencial para ampliar nossas ações”.

#PraTodosVerem: Dentista faz escovação em uma criança, no pátio da escola (Foto: Divulgação/PMC)
Adriana Naves destaca que o trabalho do dentista no município é feito em várias frentes. Atender diretamente o público em 12 UBSs da cidade, gera uma média mensal de 3.400 atendimentos. Mas os dentistas também focam na ação preventiva, levando para 34 escolas municipais, do 1º ao 5º ano, palestras e escovações supervisionadas. “Além disso também temos cinco profissionais em sete escolas, realizando atendimentos”.
Para Adriana, o 25 de outubro é um bom momento para comemorar e parabenizar as equipes pelos excelentes índices alcançados. “Sem a colaboração e a força de vontade de todos não teríamos chegado até aqui”. A coordenadora agora quer alcançar novas metas, por meio do projeto Cárie Zero, que já foi apresentado na 13ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). “Nosso intento é avançar mais ainda no trabalho preventivo, nas escolas. Contamos com excelentes profissionais e com certeza, vamos sair vitoriosos desse desafio”.
Veja Também Recentes
Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque em Caraguatatuba neste sábado
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (20/6), às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos, integrando a temporada 2026. Até o fim do mês, estão previstas 59 apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo. Sob a regência do maestro
Caraguatatuba encerra campanha entre as quatro melhores do Campeonato Joseense de Futsal Feminino
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba encerrou, neste domingo (28), sua participação no Campeonato Joseense de Futsal Feminino 2026 após chegar à semifinal da competição, que reuniu 11 equipes da região. A campanha foi marcada pela regularidade. Na primeira fase, o time terminou invicto, com seis vitórias e quatro
Prefeitura de Caraguatatuba faz plantão do Refis no feriado prolongado da Revolução de 1932
A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) nos dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta-feira), das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. Moradores
Caraguatatuba imuniza 400 pessoas contra gripe durante ação da UBS Sumaré
A vacinação contra a gripe, realizada na quinta e sexta-feira (18 e 19), resultou em 400 doses aplicadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré em frente ao supermercado Shibata, no Centro de Caraguatatuba. O local foi escolhido em razão do grande fluxo de pessoas, como forma de facilitar o
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS
Em clima de Copa do Mundo, durante todo o mês de junho, o Cineclube Pontos MIS apresenta uma programação especial com exibições de clássicos do cinema com o tema futebol, sempre às quintas-feiras, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun. A entrada é gratuita, e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A