Pesquisar No Site

Alunos da EMEI/EMEF Benedito Soares, em Caraguatatuba, comemoram prêmio FLUPP pelo projeto NASA

Publicado em: 10/10/2023
Alunos da EMEI/EMEF Benedito Soares, em Caraguatatuba, comemoram prêmio FLUPP pelo projeto NASA
Alunos da EMEI/EMEF Benedito Soares, em Caraguatatuba, comemoram prêmio FLUPP pelo projeto NASA

Alunos da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, estão vibrando com a premiação da professora Pricila Perossi Magalhães, idealizadora do projeto NASA.

#PraTodosVerem Alunos estão no pátio da escola montando os foguetes para serem lançados.

Não se trata da agência espacial mais famosa do mundo, a americana NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), mas sim o projeto NASA – Novas Aprendizagens Significativas Acontecem, que acaba de ser reconhecido e premiado pela Fundação Lúcia e Pelerson Penido-FLUPP.

O projeto desenvolvido pela professora Pricila ficou entre as 10 melhores experiências concorrentes e ela receberá uma viagem para um destino cultural ou ecológico, custeada pela FLUPP.

Os vencedores ainda concorrem à premiação “Experiência Destaque”, que será examinada por uma Banca de Avaliação, cujo prêmio pode chegar a R$ 6 mil para o 1º lugar.

Astronauta é profissão?

O projeto NASA – Novas Aprendizagens Significativas Acontecem – nasceu da dúvida dos alunos da professora Pricila Perossi Magalhães, da 2ª Fase da Educação infantil: “Astronauta é profissão? O que faz um astronauta?”.

Logo a pergunta virou discussão entre as crianças, de 5 e 6 anos, e a educadora imediatamente lançou mão da internet para pesquisar junto com os pequenos sobre o assunto.

#PraTodosVerem Grupo de alunos se reúne em torno da mesa onde há garrafas de plástico, vinagre e uma folha com o manual de instrução para montar o foguete.

Pricila conta que nessa investigação, os alunos descobriram que ser astronauta é, sim, uma profissão, que eles atuam na exploração do espaço; participam de missões espaciais como tripulantes de uma nave, fazem experiências no espaço e passam a maior parte da carreira em terra firme, participando de estudos, treinamento e também apoiando outras missões. Mas, segundo ela, foram os vídeos de astronautas no espaço, fazendo malabarismos dentro da nave espacial por causa da ausência de gravidade, que encantaram e animaram os alunos.

Satisfeita a curiosidade, veio a ideia de propor à turma, a brincadeira de construir um foguete, com material reciclável (garrafa pet rolha de cortiça, cartolina e fita adesiva), que teria um combustível feito com bicarbonato de sódio e vinagre, para ser lançado no pátio da escola. “A empolgação foi geral e passamos a ter oficinas junto com os pais para montar a estrutura”, conta a professora.

O sucesso foi tão grande que eles repetiram a experiência para mostrar aos alunos do Ensino Fundamental, do 3º, 4º e 5º ano. “Cada turma quis construir seu próprio foguete. Inclusive teve desafio entre a 2ª Fase e o 5º anos do foguete que voava mais alto. Cada foguete lançado ganha nome e entra para um gráfico onde estão dados se o artefato funcionou ou não, porque não funcionou, quantos metros subiu, etc”.

Empolgação

Para Pricila, “foi gratificante ver o brilho nos olhinhos das crianças quando souberam que o projeto foi premiado”.

Ela conta que os alunos se sentem realmente integrantes da NASA, pois até crachá têm. “O projeto resgata na criança a alegria, a confiança e a empolgação em aprender. Quando é dia de NASA, ninguém quer faltar à aula”.

Em 2021, a professora Pricila Perosi conquistou o prêmio Educação Infantil – Boas práticas durante a pandemia, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (SP). E o projeto NASA, além de receber o prêmio FLUPP, também concorre ao prêmio LED – Luz na Educação 2023, promovido pela Globo e Fundação Roberto Marinho.

Apaixonada por seu ofício, a professora Pricila não esconde o seu amor quando fala de suas realizações junto aos seus alunos. Ela conta que já trabalhou fora de sala de aula, mas pediu para voltar. Confessa que não consegue ficar longe das crianças. “É maravilhoso ver como elas se envolvem com as atividades e se empolgam com todo o processo de aprendizado. Esse é o prêmio para mim”.

https://youtu.be/Sn48racrTVI

https://youtu.be/kr_tdQxdgZA

https://www.instagram.com/reel/Cwa41vzJ3DJ/?igshid=NmQ4MjZlMjE5YQ==

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
título eleitoral Foto divulgação TRE-AL
Eleitores de Caraguatatuba têm até dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título eleitoral

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/04/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nessa quinta-feira (25), no Diário Oficial Eletrônico, Edição 1296 ,  o edital de convocação de 36 candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público 001/2019 para o segundo curso de Formação da Guarda Civil Municipal (2ª fase do certame). Ao todo, serão chamados 36 candidatos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024